Formação Acadêmica

Sei que isso é bastante importante, porém o que isso pode influenciar em um uma carreira?

Existiria alguma diferença entre curso técncio,bacharelado em universidade particular ou universade pública?

Ou qualquer um desses já seriam “suficientes”, já que “perder tempo” decorando vários conteudos para passar em um vestibular de universidade pública é bastante complicado e desgastante, sendo que esse tempo eu posso usar para melhorar no java.

RafaelViana

Esse assunto ja ouvi o MAx Geringer falando… na CBN, pelo que me lembro, ele disse que algumas empresas olham sim para a formação academia, por exemplo o Google. Mas acho que isso é o que menos importa, na hora de contratar o que vale mesmo é o seu conhecimento técnico e também sua experiência profissional. Quem ja fez algum curso técnico tem mais chances na hora de arrumar um estágio. Por isso vejo assim, se você tem condição $$$$$$$$$$$, entra numa universidade paga de nome…
Abs.

[quote=bsatrianim]RafaelViana

Esse assunto ja ouvi o MAx Geringer falando… na CBN, pelo que me lembro, ele disse que algumas empresas olham sim para a formação academia, por exemplo o Google. Mas acho que isso é o que menos importa, na hora de contratar o que vale mesmo é o seu conhecimento técnico e também sua experiência profissional. Quem ja fez algum curso técnico tem mais chances na hora de arrumar um estágio. Por isso vejo assim, se você tem condição $$$$$$$$$$$, entra numa universidade paga de nome…
Abs.
[/quote]

Bom, achei bem equivocada a sua sugestão. Por que a pessoa é um estudante de uma universidade paga “de nome”, seu currículo é melhor? Se você for ver as últimas avalições do MEC, há uma imensa quantidade de cursos com nota 0 (zero) nas univ. privadas.

Eu sugiro iniciar em uma univ. pública e investir o que você dispensaria em uma univ. privada (tanto em termos de capital quanto de TEMPO – talvez, o mais importante na graduação – para se obter o capital da mensalidade) em livros e hardware também.

Basicamente, meu pensamento é esse: há excelentes alunos tanto nas universidades públicas quanto privadas. Tudo vai depender mesmo da própria pessoa.
IMHO, entrar em uma universidade somente porque ela é uma “universidade paga de nome…” não se justifica.

No Flames!

É equivocado falar que uma universidade particular é pior que publica e vice-versa. Tem muito curso em faculdade particular que eu GARANTO que é melhor que em renomadas universidades publicas (UnB, por exemplo). E o que sempre vale é: Quem faz a faculdade é o aluno.

Por experiencia pessoal e o que vejo por ai (estudei pra passar na USP em eng. aeronáutica - se tivesse feito a prova acho que teria passado sim pelas notas que eu tirava nas provas que eu baixava), nao acho que valha a pena o cara passar 2 anos estudando pra passar em um curso de CC em uma universidade publica. Porra, se fosse uma engenharia aeronáutica, aeroespacial ou elétrica eu até acho que valheria a pena. Mas CC não vale. Fazer um curso particular e um publico quem faz o curso é você mesmo. Você que dfetermina a qualidade.

Já vi muito nego bom formado em universidade que é apga e muito do interior.

[]'s

Mr. RafaelViana,

Minha opinião…

Faça o curso universitário, tanto faz se publico ou privado, a escola privada e publica tem que formar a grade curricular com base na grade que o MEC passar, as variações devem ser mínimas. Ao menos foi isso o que me foi informado.

Em muitos momentos vc irá fatalmente achar que estará sendo perda de tempo ex. Aula ou confecção de um trabalho da matéria de Direito sendo que seu curso é de Ciência da Computação, mas não se deixe abater porque o curso superior é o próximo passo na sua carreira academica, depois o mestrado e depois o doutorado. Vc é obrigado a fazer tudo isso? Não, mas esta é a expectativa do setor academico e o mercado em relação a você.

Não estou dizendo que vc não será um bom profissional sem curso superior…estou dizendo que sempre vai ter um figura que vai ficar cobrando isso de vc. Muitas vezes poderá ser vc mesmo (o pior caso).

flw

A curto prazo não faz a mínima diferença. Na verdade, fazer 4 anos de faculdade (ou até mais) só vai te render dor de cabeça, pouco tempo pra ganhar dinheiro, pouco tempo pra curtir, pouco tempo pra namorar, muitos livros pra ler e você vai ver seus amigos técnicos todos ganhan do dinheiro enquanto você tá se ferrando de estudar. rsrssrrs

Agora se você quer ter portas abertas faça uma faculdade. Ela vai te dar muito dinheiro?? Não… Somente vai te abrir certas portas. Daí em diante é com você.Com um curso superior, aumentam sim suas chances quanto a trabalho. Você pode partir para pós graduação (tanto especialização como mestrado e doutorado). Muitos dizem que fazer mestrado e doutorado não vale a pena. Bem, não conheço um doutor desempregado.

Claro que quem trabalha com ensino e pesquisa não ganha tão bem assim, mas esses trabalham assim porque querem, porque cansaram da correria da vida empresarial. Vida de pesquisador também tem suas vantagens.

Ter uma graduação também aumenta suas chances em concursos publicos. Ter pos graduação mais ainda. querm tentar vaga da petrobras pra ganahr 9000 só com tecnico? Sonha!

é verdade que um tecnico por ficar rico??? Conheço analfabetos que ficaram ricos. Até um que é presidente da republica!

Agora, você tá afim de trabalhar 20 ou trinta anos que nem cachorro pra soh depois começar a ver os resultados?

Quer saber o que vai te fazer crescer de verdade?

Gradução + Pós + Certificações + Cursos extras + Cursos ministrados + Trabalhos extra curriculares + Inteligencia emocional + criatividade + networking + marketing pessoal + poderes ocultos do jedi…

É filho, não existe formula magica para o sucesso. Mas existe uma para o fracasso: se acomoda!

Inteligencia emocional ???

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional

concordo com tudo o que o josenaldo disse…e só acrescentando sobre o que foi dito antes dele…

é errado dizer que faculdade publica é melhor de um modo geral, só pq varias facudades privadas ficam com 0 em avaliações de seus cursos no mec… isso é julgar todas por algumas… outras em contrapartida são excelentes… mais mesmo numa medianazinha da vida… se vc se dedica kra… se vc se esforça mesmo, vc fica um profissional otimo…até numas piorzinhas…desde q vc estude bastante… se vc vai fica bom ao sair da facudade depende DE VC, o q depende da facudade é reprovar aluno ruim… coisa que infelizmente as com os piores conceitos não fazem…

Pessoal, essa discussão não vai levar a lugar algum, mas gostaria de reiterar que eu citei a questão das avaliações do MEC apenas para corroborar meu pensamento/opinião:

"Basicamente, meu pensamento é esse: há excelentes alunos tanto nas universidades públicas quanto privadas. Tudo vai depender mesmo da própria pessoa.
IMHO, entrar em uma universidade somente porque ela é uma “universidade paga de nome…” não se justifica. "

Normalmente universidades públicas tem a área de pesquisa bem mais forte. Os professores são contratados em tempo integral e se dedicam mais aos cursos do que numa privada (onde o professor dá a aula e cai fora). Isso, pra mim, já é uma grande vantagem. Normalmente pesquisas realizadas em universidades públicas são bem maiores, mais gente envolvida, mais reconhecimento. Outro fator que eu acredito que exista, é que em universidades públicas seja exigido mais do aluno (pelo menos é uma comparação que vejo entre a que eu faço e a federal próxima daqui). No curso que eu faço, se o cara tiver um pouco de inteligência e conhecimento geral na computação não precisa estudar muito pra passar os semestres. E nem poderia ser diferente, um curso noturno pressupõe que o cara trabalha durante o dia e não pode se dedicar exclusivamente a ele.

Se o indivíduo tiver bastante força de vontade pra estudar, mesmo sem ser exigido, não vejo problema em estudar em faculdades privadas menores (tem umas particulares que são exceção). E quanto ao mercado, acho que é bem relativo. É normal que alguém com faculdade seja inicialmente mais valorizado, mas, como já foi dito, o conhecimento é o mais importante (ou deveria ser!). Se você conseguiu obter ele numa universidade pública, privada ou no Google, pouco importa, desde que vocë o domine.

Falou!

Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.
Sobre dedicação do professor, tem muito professor de particular que é dedicado também.

[quote=Andre Brito]Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.
Sobre dedicação do professor, tem muito professor de particular que é dedicado também.[/quote]

A maioria dos prof. dedicados que eu ja vi são particulares. Os publicos sabem que podem nao fazer nada por 20 anos nem se atualizar que nunca vão ser demitidos.

Como assim lugar algum ???
Sempre há algo de bom para se extrair de uma discussão.
Esses conselhos aí, por exemplo:

[quote=josenaldo]A curto prazo não faz a mínima diferença. Na verdade, fazer 4 anos de faculdade (ou até mais) só vai te render dor de cabeça, pouco tempo pra ganhar dinheiro, pouco tempo pra curtir, pouco tempo pra namorar, muitos livros pra ler e você vai ver seus amigos técnicos todos ganhan do dinheiro enquanto você tá se ferrando de estudar. rsrssrrs

Agora se você quer ter portas abertas faça uma faculdade. Ela vai te dar muito dinheiro?? Não… Somente vai te abrir certas portas. Daí em diante é com você.Com um curso superior, aumentam sim suas chances quanto a trabalho. Você pode partir para pós graduação (tanto especialização como mestrado e doutorado). Muitos dizem que fazer mestrado e doutorado não vale a pena. Bem, não conheço um doutor desempregado.

Claro que quem trabalha com ensino e pesquisa não ganha tão bem assim, mas esses trabalham assim porque querem, porque cansaram da correria da vida empresarial. Vida de pesquisador também tem suas vantagens.

Ter uma graduação também aumenta suas chances em concursos publicos. Ter pos graduação mais ainda. querm tentar vaga da petrobras pra ganahr 9000 só com tecnico? Sonha!

é verdade que um tecnico por ficar rico??? Conheço analfabetos que ficaram ricos. Até um que é presidente da republica!

Agora, você tá afim de trabalhar 20 ou trinta anos que nem cachorro pra soh depois começar a ver os resultados?

Quer saber o que vai te fazer crescer de verdade?

Gradução + Pós + Certificações + Cursos extras + Cursos ministrados + Trabalhos extra curriculares + Inteligencia emocional + criatividade + networking + marketing pessoal + poderes ocultos do jedi…

É filho, não existe formula magica para o sucesso. Mas existe uma para o fracasso: se acomoda![/quote]
Eu só acrescentaria o seguinte: faça faculdade na época certa, na sequencia normal dos seus estudos (quase sempre em torno dos 20 anos de idade). Vc vai encontrar tempo e disposição para ainda curtir a vida, namorar, etc., enquanto estuda.
Se deixar para quando for casado e tiver filho(s), phodeu…
Obviamente que não é impossível, mas vai te exigir muito mais do que perder algumas curtições e baladas.

[quote=Andre Brito]Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.
Sobre dedicação do professor, tem muito professor de particular que é dedicado também.[/quote]

Eu falei maior reconhecimento e publicações por decorrência deles deterém as maiores pesquisas. Não estou falando que são privilegiados, mas é natural que onde se faz mais pesquisas se tenha maior reconhecimento.

Quando a dedicação do professor, falei em relação ao fato deles estarem mais tempo na universidade. Com certeza há professores de universidades particulares que são extremamente dedicados (conheço vários deles). Assim como não é a universidade que “faz” o aluno, não é ela que “faz” o professor. Mas, penso eu, que influencia bastante.

Falou!

[quote=Sergio Figueras][quote=Andre Brito]Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.

A maioria dos prof. dedicados que eu ja vi são particulares. Os publicos sabem que podem nao fazer nada por 20 anos nem se atualizar que nunca vão ser demitidos.[/quote]

A realidade não é bem essa. A maioria dos professores das federais estão lá por prazer ou ideologia. Os que estão por dinheiro tem que continuar estudando para pegar projetos de P&D com financiamento externo.

Eu faço Engenharia Elétrica em uma universidade federal. A realidade é essa aí. Esses projetos de P&D rendem 4 mil reais mensais adicionais ao salário base e não podem deduzir impostos desse valor. Portanto, não existe esse comodismo. Na verdade, a maioria dos meus professores pesquisam e dão aula por ideologia. Afinal, a maioria tem conhecimento para ganhar ainda mais fora da universidade.

E nas universidades particulares, encontra-se muitos professores bons também. Há uma tendência de se contratar mestrandos por um salário menor, mas isso de tudo não é ruim: eles se dedicam também.

Como assim lugar algum ???
Sempre há algo de bom para se extrair de uma discussão.
Esses conselhos aí, por exemplo:
[/quote]

Mais um post: não gostaria de ser mal interpretado. :slight_smile:

Eu disse isso porque essa discussão está sendo muito tendenciosa e pouco racional.
É instintivo dizer “a minha universidade é melhor”.

O melhor mesmo é vc fazer em uma faculdade publica… pois particular eles são muito mercenarios não tão nem ai pra vc so para seu dinheiro publica é um pouco diferente…
porem vc não precisa passar no vestibular para entrar em uma faculdade federal por exemplo… vc pode iniciar em uma particular meia boca e depois de um tempo fazer o provar a prova de vagas remanescentes nas faculdades publicas… a questão é que cursos desta area tem muita desistencia o indice de desistencia é absurdamente grande… pelo vestibular é a maneira mais dificil de entrar mas pelo provar é extremamente facil… pq geralmente tem mais vaga do que candidatos… so que o ruim e que em grande parte das faculdades publicas os cursos são integrais… e isto complica para quem precisa trabalhar…

e quem te disse que em faculdade publica o povo tah ai pra vc… me formei em faculdade publica e ninguem tava nem ai não… e outra os professores são geralmente são quase os mesmos. A diferença tah na direção, que ai sim na privada são bem mercenarios.

nao toh defendendo faculdade privada, tudo depende mesmo do aluno

vlws

[quote=gzofera][quote]
O melhor mesmo é vc fazer em uma faculdade publica… pois particular eles são muito mercenarios não tão nem ai pra vc so para seu dinheiro publica é um pouco diferente…
[/quote]

e quem te disse que em faculdade publica o povo tah ai pra vc… me formei em faculdade publica e ninguem tava nem ai não… e outra os professores são geralmente são quase os mesmos. A diferença tah na direção, que ai sim na privada são bem mercenarios.

nao toh defendendo faculdade privada, tudo depende mesmo do aluno

vlws[/quote]

Eu não gosto disso de falar de tudo depende do aluno, e por um motivo bem simples, aqui aonde eu trabalho eu ajudo no processo seletivo de novos candidatos e o que eu vejo todos os dias é a mesma coisa:

-Pessoas vindo de faculdades boas são boas

-Pessoas vindo de faculdades ruins são ruins

é claro que existem exceções dos dois lados. Teve uma vaga mesmo que tinhamos um rapaz da Unicamp competindo com um outro que tinha feito uma universidade Tabajara, e optamos pelo cara da universidade Tabajara. Mas como eu disse…é a exceção.

[]'s