Rafael, entra na Universidade Federal de Santa Maria. Não pense nas desvantagens. Você pode ir visitar seus familiares e amigos sempre que quiser. E ainda fará outros amigos e amigas na facul!!!
Vivemos em um mundo que dá importância a títulos. Obtenha sua graduação o mais rápido possível!!!
Na sua idade, 16, você não vai nem ver e já estará graduado com 21 ou 22 anos!!!
Não caia na ilusão de que graduação não é necessária!!! Nós não somos Bill Gates e nem Lula (ambos não tem graduação) Nós somos gente comum, não famosa e que vive em um país que está em crescimento econômico mas ainda tem muitos problemas.
Outra ilusão é achar que só a certificação em Java ou outra tecnologia vai resolver tudo. Como tudo no mercado, até os profissionais certificados irão saturar o mercado. Eu já vi muito certificado Microsoft dando aulinha em escola picareta e ganhando merreca de salário, enquanto a Microsoft recomendava pagar 40 dolares por hora para Instrutor certificado. Já foi esse tempo!!! Eu vi profissionais com mais de 20 certificações serem mandados embora e ficarem procurando emprego por mais de 6 meses!!!
A graduação te abrirá portas, dará amadurecimento, aumentará sua rede de contatos e dará também uma oportunidade de escolher entre a carreira acadêmica (mestrado/doutorado) e a carreira no mercado.
Envolva-se também com uma bolsa de iniciação científica, empresa júnior da Faculdade e outros projetos interessantes.
vc disse Computação? eu entendo por software isso…
não não… eu falo de maquinas mesmo, Engenharia mecanica, eletrica, quimica e etc…
incluindo algumas maquinas em relação a saude (odonto e fisio)…[/quote]
Estudo na UFG (Eng. Elétrica, Goiás) e também nunca vi essa comercialização de máquinas elétricas entre universidades (o que eu acho muito estranho!). Ainda há pouca interação de universidades nesse sentido. A universidade brasileira ainda não comercializa produtos como deveria, infelizmente.
Geralmente, as máquinas elétricas daqui vem de empresas transnacionais brasileiras como a WEG> www.weg.net
Acho que o intuito do desenvolvimento de softwares e equipamentos em geral na Universidade não é para lucro em cash, mas sim em conhecimento. O intuito das pesquisas na faculdade é publicar um artigo e seguir em frente com outras pesquisas. Dessa forma o conhecimento pertence à parte acadêmica e qualquer um que quiser pode saber das “últimas pesquisas”. Já, uma empresa privada tem como objetivo fazer pesquisas em “top secret”, ou seja, fica dentro da empresa, pra tentar ganhar a concorrência.
[quote=phph]Estudo na UFG (Eng. Elétrica, Goiás) e também nunca vi essa comercialização de máquinas elétricas entre universidades (o que eu acho muito estranho!). Ainda há pouca interação de universidades nesse sentido. A universidade brasileira ainda não comercializa produtos como deveria, infelizmente.
Geralmente, as máquinas elétricas daqui vem de empresas transnacionais brasileiras como a WEG> www.weg.net
Até mais,[/quote]
Não… não é comercialização… é estudo academico…
todos os equipamentos são fornecidos gratuitamente… é uma “parceria de pesquisa”, e não troca de serviços entre empresas… por isso a preferencia de pegar algo “grátis”, doq comprar de uma empresa a parte…
e outra coisa… vc é de GO… eu de SP… a minha faculdade soh tem parceria em SP mesmo, então nunca iria chegar nada nosso ai =)
pergunta para algum dos professores da USP (e algumas federais de SP) se eles conhecem a engenharia da Unisanta (Santos-SP)… garanto q a maioria vai conhecer (sendo professor da area é claro)…
mas aqui mesmo nós vemos, as maquinas q vão ser importadas pra faculdade X,Y,Z…
pelo conteudo lencionado é muito fraquinho este curso ai…
sim eu conheço porem isto não depende so da faculdade… não pode atribuir 100% do que eles manjam a faculdade… eles manjam muito pq são aplicados… mas se não estivessem nem ai so estudassem o conteudo dado pela facul sem estudar nada por conta sem correr atraz de nada talvez seriam otimos matematicos porem pessimos programadores…