Discordo totalmente com isto… existe faculdades ruims com professores ruims… e professores bons… e faculdades boas com pessimos professores… e não significa se o professor é pos-doutorado e vai dar aula ele é melhor que o que é especializado… justamente professores com pos-doutorado geralmente entendem bem da materia porem grande parte não tem didatica pra ensinala e acha que todos os alunos são doutores e geralmente não explicam a coisa de maneira entendivel simplismente dizem: se virem… um problema desses caras que estudam demais é pensar que todos são overpowers… e nem se lembra de como faz pra ensinar os que não são… claro a exeções… mas dizer que faculdades ruims formam pessoas incompetentes é algo irreal… pois quem é realmente competente estuda por si mesmo vai atraz das coisas e a facul não passa de apenas um curso a mais no curriculo… ja os incopetentes muitos estudam de faculs de nome… e aprendem as materias defasadas das suas diciplina achando que vai aproveitar-las 100% no mercado e apenas so se baseia na faculdade… a relação em dizer que de faculdades famosas saem profissionais bons e de ruims saem mals é pura lenda urbana…
o que faz um curso são 2 coisas: o professor e o aluno…
tanto como professores bons e ruims como alunos bons e ruims estão em qualquer facul idependendo de ser boa ou ruim…
Pq eles não vendem estas invenções??? vendendo ganhariam uma boa grana…
eu qdo fizer o meu TCC farei algo que possa ganhar dinheiro em cima…
[quote=luistiagos][quote]
-Pessoas vindo de faculdades boas são boas
-Pessoas vindo de faculdades ruins são ruins
[/quote]
Discordo totalmente com isto… existe faculdades ruims com professores ruims… e professores bons… e faculdades boas com pessimos professores… e não significa se o professor é pos-doutorado e vai dar aula ele é melhor que o que é especializado… justamente professores com pos-doutorado geralmente entendem bem da materia porem grande parte não tem didatica pra ensinala e acha que todos os alunos são doutores e geralmente não explicam a coisa de maneira entendivel simplismente dizem: se virem… um problema desses caras que estudam demais é pensar que todos são overpowers… e nem se lembra de como faz pra ensinar os que não são… claro a exeções… mas dizer que faculdades ruims formam pessoas incompetentes é algo irreal… pois quem é realmente competente estuda por si mesmo vai atraz das coisas e a facul não passa de apenas um curso a mais no curriculo… ja os incopetentes muitos estudam de faculs de nome… e aprendem as materias defasadas das suas diciplina achando que vai aproveitar-las 100% no mercado e apenas so se baseia na faculdade… a relação em dizer que de faculdades famosas saem profissionais bons e de ruims saem mals é pura lenda urbana…
o que faz um curso são 2 coisas: o professor e o aluno…
tanto como professores bons e ruims como alunos bons e ruims estão em qualquer facul idependendo de ser boa ou ruim…[/quote]
Se você for ler logo abaixo, ele diz que existem exceções, mas que também existe um padrão.
Pra mim faculdade não é diferencial nenhum… se fosse direito, medicina, talvez seria… mas em TI faculdade é apenas algo a mais no curriculo… junto com outros planos que tenho de mestrado, certificações e porai vai… e quem aqui que é formado que aprendeu 100% do que sabe e usa no mercado??? o aproveitamento do que vc usa na vida do que vc aprende em uma facul e em torno de uns 20%… faculdades em TI servem para um conhecimento mais abstrato… se for ver em CC um recem formado que acabou de sair do curso sem ter estudado nada alem do conteudo da faculdade não ira saber nem sequer fazer um CRUD idiota… em outras areas pode ser diferente mas em TI faculdade é apenas um complemento aos seus estudos…
vc eh louco kra… a visao sobre as coisas, todos os conceitos são importantes, vc nao queria que as faculdades desse java o tempo todo, eh logico que tem que ser abstrata, como todos os outros cursos, a ideia de uma facul eh essa mesma, passar um pouco de tudo, e nada mto especifico… o resto o aluno corre atrás vc simplesmente foi infeliz na frase acima.
existem cursos tecnicos, existem treinamentos, se vc acha que facul nao vale a pena, nem faça
não disse que faculdade não vale a pena… disse que em TI vc não pode se basear nela… se vc se basear apenas nela so sera util para o mundo academico e não para o mercado… é claro que é util… mas o conhecimento adiquirido la é um conhecimento abstrato… e tenque ser mesmo… do resto quem tenque correr atraz é vc… e tbm tem outro fator… ou vc acha que vai sair da facul sair desenvolvendo e vai trabalhar em uma grande empresa como arquiteto de sistestemas para web programando em C e sendo mestre em calculo? acho q não… em TI a faculdade é um complemento e não a base… complementos são nesseçarios para formar a base… mas se vc por na balança um mestrado e uma graduação o mestrado pesa mais…
minha faculdade é privada…
e ela que fornece uma grande parte dos equipamentos (engenharia em geral) para as universidades publicas…
q geralmente são “invenções” dos proprios alunos da minha facul qdo fazem TCC… e os grupos costumam a participar de outros projetos na area tb…
incluindo as Incubadoras da vida e etc…[/quote]
Nunca vi nenhum equipamento no depto de computação de onde estudei vindo criado por uma faculdade privada…
Geralmente o que acontece é como o corretor ortográfico do Word onde foi uma parceria entre a Microsoft e a UFSCar/USP São Carlos, onde o projeto foi financiado e suportado pela Microsoft e foi tocado pelo pessoal do Grupo de IA das duas universidades.
Sei que hj em dia alguns projetos são compartilhado com faculdades particulares, mas tbm sei que a qtde de projetos nessas ainda é pequeno, isso porque muitos projetos envolvem professores,doutorandos, mestrandos e graduandos. E a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.
claro que o mestrado pesa mais, como em qualquer outro curso, agora me responda, um complemento seria algo que eu poderia ficar sem certo? pq soh vai complementar os meus estudos certo?
agora me diz, sem graduação vc entraria em um mestrado?
ele seria soh um complemento, ou o mestrado que seria o complemento da graduação?
vc disse Computação? eu entendo por software isso…
não não… eu falo de maquinas mesmo, Engenharia mecanica, eletrica, quimica e etc…
incluindo algumas maquinas em relação a saude (odonto e fisio)…
[quote]
… a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.[/quote]
E eu acho que isso deve continuar assim por um bom tempo…
Vai ser horrivel ver a Unip dando Doutorado do tipo “todo mundo passa”
a intenção de mestrado e doutorado não é pagar o diploma igual a graduação…
vc disse Computação? eu entendo por software isso…
não não… eu falo de maquinas mesmo, Engenharia mecanica, eletrica, quimica e etc…
incluindo algumas maquinas em relação a saude (odonto e fisio)…
[quote]
… a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.[/quote]
E eu acho que isso deve continuar assim por um bom tempo…
Vai ser horrivel ver a Unip dando Doutorado do tipo “todo mundo passa”
a intenção de mestrado e doutorado não é pagar o diploma igual a graduação…[/quote]
Interessante, não sabia que tinha faculdade que projeto de TCC gerasse tão bons frutos. Pois nas universidades publicas que conheço, os projetos geralmente são conduzidos por mestrados e doutorados, incluindo bolsistas de graduação é claro. Esses projetos geralmente já são encomendados pela indústria, o projeto começa já para atender um segmento industrial.
[quote=flaleite]Interessante, não sabia que tinha faculdade que projeto de TCC gerasse tão bons frutos. Pois nas universidades publicas que conheço, os projetos geralmente são conduzidos por mestrados e doutorados, incluindo bolsistas de graduação é claro. Esses projetos geralmente já são encomendados pela indústria, o projeto começa já para atender um segmento industrial.
[/quote]
Na verdade, todos os nossos projetos de TCC são conduzidos por mestres e doutores…
o mentor do meu TCC é doutor… e escreve livros sobre IA… e está desenvolvendo alguns conceitos de IA talvez “promissores”
bom, estudo na Unisanta (é privada)
aqui tem um site mostrando o relacionamento de professores dela com outras faculdades (apenas na area de IA… ou seja, a faculdade tem esse relacionamento tb em outras areas) http://www.paralogike.com.br/consellhorevista.htm
Meu amigo estou falando em relação ao mercado… os que fizeram faculdades quanto de aproveitamento não abstrato tiveram? menos de uns 10%… a faculdade lhe fornece apenas uma parte de seus conhecimentos que é a abstração das coisas… ou seja se vc estudar Calculo xyz podera eventualmente tirar um proveito disto… so que o proveito não é tecnico e sim cientifico ou seja é mais abstrato… se vc apenas estudar aspectos cientificos teorias que são o que a faculdade lhe ensina e querer entrar no mercado vc não vai simplismente servir para o mercado… a parte da faculdade e te dar o conhecimento cientifico a sua parte e buscar conhecimento tecnologico… conhecimento cientifico raramente mudam… tecnologico estão em constante mudanças… para o mercado o conhecimento usavel é o tecnico porem para um bom profissional ambos os conhecimentos são indispençaveis… por isto o que quero dizer e que pegar conhecimento cientifico para se basear no mercado sem ter nenhum conhecimento tecnico de nada adianta… para estes é melhor seguir para a area academica do que para o mercado… a area academica é uma boa area… porem aqui no brasil é um lixo…
lembrando a area da computação é enorme tem diversas especialidades… na facul vc ve um pouco de tdo… porem o util para quem esta em tal especialidade e se especializar nesta e nao aprender tdo qto e coisa…
o resto do conhecimento adiquirido é pouco utilizado… e ao passar dos anos vc simplismente esquece que aprendeu o que não usa… é por isto que o mestrado pesa mais que a faculdade o mestrado vc tem um foco em uma determinada area e se concentra nela na facul vc ve a mesma area de maneira superficial junto com outro monte de coisas que não leh interessa…
uai vc nao tava falando de complementos e mestrado… agora eh de mercado
pq nao responde as perguntas que fiz anteriomente, na boa… vc tah falando um monte de coisa, desviando o foco da discursao anterior e tentando ter razão em um pensamento mal colocado aki no post
existe diferenfa entre seguir na area academica e mercado, sim existe, e sabemos que são muitas.
mais agora falar que a facul eh o complemento, ai jah eh d+
vc nem respondeu as questoes que direcionei a vc anteriormente
nao estou falando o que pesa mais ou menos, eh logico que o mestrado pesa mais, mais me diga sem graduação vc entra em um mestrado? quem é o complemento aqui? o mestrado ou a graduação?
certo… conheço uma porrada de profissionais competentes e bons que não tem faculdade e manjam mais que muito neguinho formado porai…
certo!
infelizmente não…
Isto apenas por causa de leis que lhe obrigam a ser graduado para fazer mestrado ou especializações… no caso de mestrado esta certo pois um mestrando pode ser futuramente um professor de graduação porem na area que lhe interessa… e não em outras… especialização ja acho isto besteira ter que ser graduado para se especializar pois na especialização vc vai aprender tudo que vc ja aprendeu na facul sobre X coisa e muito mais…
e mencionei mercado e area academica porque é a onde vc vai ganhar dinheiro com TI… pois se não for nestas 2 areas vai ser aonde???
pois eh, agente soh consegue enxegar um lado neh… agora me diz… vc nao conhece uma porrada de gente que eh formado e manja muito mais muitooo mais que neguinho que nao tem graduação?
eu conheço kra… e nao sao poucos… como conheço gente sem graduação que saca mto tbem
bom nao quero mudar sua forma de pensar sobre facul ser complemento, gostei da discursão conseguimos manter o nivel sem agressões
[quote=alucardeck][quote=flaleite]Interessante, não sabia que tinha faculdade que projeto de TCC gerasse tão bons frutos. Pois nas universidades publicas que conheço, os projetos geralmente são conduzidos por mestrados e doutorados, incluindo bolsistas de graduação é claro. Esses projetos geralmente já são encomendados pela indústria, o projeto começa já para atender um segmento industrial.
[/quote]
Na verdade, todos os nossos projetos de TCC são conduzidos por mestres e doutores…
o mentor do meu TCC é doutor… e escreve livros sobre IA… e está desenvolvendo alguns conceitos de IA talvez “promissores”
bom, estudo na Unisanta (é privada)
aqui tem um site mostrando o relacionamento de professores dela com outras faculdades (apenas na area de IA… ou seja, a faculdade tem esse relacionamento tb em outras areas) http://www.paralogike.com.br/consellhorevista.htm
eu vejo na pratica… como é um preconceito bobo muita gente dizer que publica é SEMPRE melhor que privada… só tem nome, isso sim…[/quote]
Interessante…
Eu acho que universidades públicas ainda são melhores que faculdades particulares, mas isso não quer dizer que todo aluno de universidade publica é melhor que o que faz uma particular.
Quanto a mestres e doutores participarem eu digo que a pesquisa é coordenada por prof. mestres e doutores e tbm tem doutorandos e mestrandos que baseiam suas teses nessas pesquisas e bolsistas da graduação. Esse trabalho com mestrandos e doutorandos que estão full-time no projeto é muito interessante, diferente de prof. mestres e doutores que participam part-time do projeto mais coordenando.
Nossa…Muito bom, me ajudou a esclarecer bastante minhas dúvidas, mas ainda tenho algumas dentro da minha situação, porque preciso tomar essa decisão logo, e com certeza vai mudar o rumo da minha vida.
Vou explicar a situação que estou.
Tenho 16 anos e estou cursando o Ensino Médio, e já venho “mexendo” com informática desde os 12~13, só que esse ano comecei a estudar java e me dedicar mais.
Opção 1)Pretendia entrar na UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), já que eles tem um metodo alternativo de entrar no vestibular(todo final de ano faço uma prova), só que para isso tenho que deixar de estudar java para me dedicar a “decorar” alguns conteudos para talvez passar.
Além de ter que ir morar sozinho e me dedicar totalmente aos estudos e trabalho, ficando longe da familia e dos amigos.
Tem como vantagem foi escolhida entre as 10 melhores universidades do Brasil e não preciso pagar mensalidade, mas vou gastar com despesas(aluguel,alimentação,…)
Discliplinas que o curso oferece: http://w3.ufsm.br/prograd/downloads/conte.pdf
Opção 2)Começar um curso técnico oferecido por uma universidade aqui da região.Ele é menos extenso(17 disciplinas), termino ele um ano após o término do E.M, só que depois teria que fazer um bacharelado.
Disciplicas que o curso oferece:
Opção 3)Esperar fazer 18 anos e fazer uma graduação em uma universidade particular aqui da região.E enquanto espero isso, estudo e tento me transformar em um bom profissional java.
O que vocês fariam se fosse eu?
P.S:Qual site posso olhar as notas de cada curso pelo MEC?
[quote=RafaelViana]Nossa…Muito bom, me ajudou a esclarecer bastante minhas dúvidas, mas ainda tenho algumas dentro da minha situação, porque preciso tomar essa decisão logo, e com certeza vai mudar o rumo da minha vida.
Vou explicar a situação que estou.
Tenho 16 anos e estou cursando o Ensino Médio, e já venho “mexendo” com informática desde os 12~13, só que esse ano comecei a estudar java e me dedicar mais.
Opção 1)Pretendia entrar na UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), já que eles tem um metodo alternativo de entrar no vestibular(todo final de ano faço uma prova), só que para isso tenho que deixar de estudar java para me dedicar a “decorar” alguns conteudos para talvez passar.
Além de ter que ir morar sozinho e me dedicar totalmente aos estudos e trabalho, ficando longe da familia e dos amigos.
Tem como vantagem foi escolhida entre as 10 melhores universidades do Brasil e não preciso pagar mensalidade, mas vou gastar com despesas(aluguel,alimentação,…)
Discliplinas que o curso oferece: http://w3.ufsm.br/prograd/downloads/conte.pdf
Opção 2)Começar um curso técnico oferecido por uma universidade aqui da região.Ele é menos extenso(17 disciplinas), termino ele um ano após o término do E.M, só que depois teria que fazer um bacharelado.
Disciplicas que o curso oferece:
Opção 3)Esperar fazer 18 anos e fazer uma graduação em uma universidade particular aqui da região.E enquanto espero isso, estudo e tento me transformar em um bom profissional java.
O que vocês fariam se fosse eu?
P.S:Qual site posso olhar as notas de cada curso pelo MEC?[/quote]
Olá Rafael,
Cara, quando eu tinha a sua idade eu passei pelas MESMAS coisas que voce, só com algumas coisinhas diferentes. É legal ver isso. E você tem as mesmas duvidas que eu tinha! rsrsrs. Tô mais velho (nao tanto assim) mas acho que posso te dar algumas dicas…
Cara, eu pensei assim: Basicamente, pra que agente faz a faculdade? Duas coisas - base e dinheiro. A base voce parece que ja tem (se ja mexe com pcs desde os 12), agora voce ja está programando em Java e isso é bem interessante. Eu tinha as mesmas coisas:
Eu ia pra SP passar perrengue por 4 anos na residencia universitaria (se achasse algum lugar disponivel ) e fazer o meu tao sonhado curso de engenharia aeronáutica.
Ia pra escola técnica federal fazer eletronica.
Ia fazer estágio em um lugar que ia me dar boas oportunidades de crescimento.
Eu escolhi a terceira opção. Lá eu cresci muito e aprendi bastante também. Me botaram pra fazer tudo, até limpar chão do biotério (lugar dos animais) eu cheguei a limpar.Hoje em dia eu já programo bem em Java e to aprendendo Java pra WEB - que dá mais grana ainda. Então eu escolhi deixar a faculdade pra uns 2 anos depois e aprender tudo o que eu tinha que aprender pra ganhar um bom dinheiro antes .Eu queria muito sair de casa desde os 14 anos, nao por toda aquela coisa de liberdade, mas eu nao achava legal nao contribuir em nada em casa, etc. Então cara, o que eu sugeriria pra voce fazer é:
Se gosta de grana e nao quer depender dos outros, primeiro aprenda Java muito, muito bem, tira uma certificação pra poder entrar no mercado. (Isso vc vai ter tempo de sobra até os 18).
Se nao se importa em depender dos outros ou até mesmo gosta, ou sua familia tem uma boa condição e nao se importa com isso, faça uma faculdade publica e boa primeiro e se dedique 24h por dia a ela. Trabalhe nela e estagie nos laboratórios.
Esqueça curso técnico. Com 2 anos voce faz uma faculdade técnica boa (se quiser em engenharia de software, é a que eu vou fazer)e voce pode ir pra mestrado, doutorado, etc. Se voce souber que gosta mesmo é de programar isso que eu recomendo a voce, nao perca tempo em 4 anos de faculdade nesse caso. Com livros voce consegue muito.
Agora cara, mantenha a PROATIVIDADE. Isso vai fazer MUITA diferença pra voce no mercado.
E aproveite MUITO esse tempo que voce ainda tem alguém pra te amparar ,cresça o máximo possivel nele, porque quando vc vai batalhar mesmo é só você e o seu chefe enchendo seu saco. rsrssr.
Um abraço e boa sorte, no que quiser contar… Tamos ai!