Formação Java na Caelum da pra sair dizendo que é desenvolvedor junior?

Já sei que vão me dizer “Depende de cada um, do seu estudo, do seu conhecimento…etc…”,

Mas é o seguinte, estou estagiando a 3 meses com J2ME e Java Web, estou estudando horrores, um problema muito sério que encontro é o de não conseguir estudar,
determinado assunto até o fim, ex: uma hora leio sobre Hibernate, hora Spring, Struts e por ai vai… não indo até o fim de cada um deles.

Isso acontece pelo motivo de ser muito grande a área de dEsenvolvimento e requer um tempo, não tem como fugir disso,

Mas minha dúvida e a seguinte, no curso de Formação Java, 72 hrs (Hibernate, JPA, JSF, CDI) deles, é montada uma aplicação de verdade mesmo, ou só entra conceitos, tipo o que tem lá na apostila deles, montando uma pequenina aplicação?

Porque se for pra aprender o básico, não vale a pena pelo valor que é cobrado, sou assinante da DevMedia e MundoJ tbm, mas tem muita coisa pra estudar e acabo atirando pra todo lado.

Eu sei tbm que os instrutores de lá são da melhor qualidade e de altíssimo nível, mas o problema é:

Será ensinado o que está na apostila? Ou montará uma aplicação Real?

Com 72 horas de curso é possível conseguir um trabalho com Desenvolvedor Júnior, ou aumentar a chance do mesmo?

Definitivamente é um diferencial na hora da contratação??

Conto com a ajuda de vcs galera!!

Abrcs!

Camarada, simplesmentre não é possível estudar JSF do começo ao fim utilizando apenas JSF.
Você vai precisar, no mínimo, de JDBC, MVC e algumas coisas mais.
JPA, qualquer que seja a implementação, mais ainda.
Sugiro que você foque em algo, por exemplo, quer aprender JPA com Hibernate, utilize o que já conhece, não tente “inovar” e aprender JSF2, Struts, Spring ao mesmo tempo…
Aprenda Hibernate e depois parta para outros frameworks.

Com relação à nível, tirando estagiário, que precisa estar matriculado em um curso regular, todos que começam são jr. (a não ser que já tenham inventado um auxiliar de jr).

O curso é bom, mais isso só vai depender de vc,

Não tem como responder isto rsrs…

se vc faze fj21 e Este JPA com JSF

e realmente aprender TUDO do curso e saber fazer as coisas…

ai é só fazer a prova de junior em uma empresa que vc vai passar

KKK pode crer…, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistema na faculdade Veris IBTA, o problema é que na Facul não se aprende merda nenhuma,
no que diz respeito a desenvolvimento, tem muita análise, engenharia de software, ex…po na prova de estrutura de dados não podia usar, Map, List, LinkedList, etc…tinha que ser na unha, pra que inventar a roda se ela ja está feita, vamos aprender a aprimorar essa roda não? Esses dias eu estava fazendo uma monografia de uma suposta entrevista de levantamento de requisitos, que eu teria que fazer pra um cliente…Como se eu fosse chegar na empresa e meu meu me diria, Rafa vai lá e fecha o negócio pra min, não que isso seja ruim, mas pra começar e se achar um desenvolvedor, tem que saber o mínimo de Hibernate, Struts, padrões, camadas e etc…

Por isso tive a dúvida de fazer, ou não o curso, mas valeu o comentário, sua opinião então é a de ser auto ditada mesmo, pois aprende o mesmo, ou até mais do que o curso?

Lembrando que o curso esta na faixa de 4 pila!

Eu mesmo estudei tudo sozinho…

mais se vc tiver dinheiro pra fazer o curso,vai acelerar seu aprendizado…

e tbm nao vai morre no curso neh,terminado o curso comece estudar para uma certificação

um junior precisa ao menos saber o Sevlets , Jdbc , Alguma coisa de JPA E JSF

Valeu erick, concerteza não morrerei brow…

Valeu, mas imagine, eu acho um absurdo gastar 4 pau e não sair prerado…enfim valeu man!!!

rsrs se vc vai sair preparado ou nao só depende de vc cara rsrsr…

não é um curso que tem um prova que vc só recebe o certificado se passar na prova saca?

é apenas curso,depende de vc aproveitar ele ou nao…

é isso aii

valew

Nesse caso, a disciplina de estruturas de dados é justamente para ensinar como cada roda funciona de forma mais aprofundada, para no dia a dia saber qual delas irá resolver melhor o seu problema. Eu acho que seria ruim se seu curso não mandasse você implementar “na unha” essas estruturas de dados. Claro que no dia a dia você irá sempre usar as que o Java provê. Mas é bom saber e entender o que está utilizando na hora de utilizar. E existe melhor forma de entender do que você mesmo implementando?

Posso dizer por experiência própria e por alguns colegas de trabalho também.

O Curso agrega bastante, os professores são muito bons e focam direto ao ponto que precisamos desenvolver no dia a dia do desenvolver, foca realmente no que o mercado precisa/pede. Não trabalhava com Java, fiz os treinamentos e pratiquei em casa, procurei desenvolver algum projeto… o que conta no mercado não é os certificados de horas de cursos, mas sim a sua proatividade, não adianta muito você chegar e apenas dizer que fez treinamentos, mas conta muito projetos pessoais.

Entrei como JR. outros que conheço também, depois de alguns treinamentos na Caelum, mas conheço também que nem sequer foi pra área de Ti. (Ai entra a vontade de cada um)

Já me disseram que não iam desenvolver projetos pessoas, porque se aprende mesmo é trabalhando… ai fica coçando, esperando um emprego em Java pra começar a desenvolver algo… Alguém assim já está descartado, não se pode seguir nesse pensamento… Pois temos tudo para desenvolver algo. (PC, Softwares Livres, Treinamento) Pronto, só isso basta… ponha a mão na massa!

Falei demais! Concluindo, o treinamento é ótimo, ajuda muito… mas depende muito de cada um também.

Concerteza, Erick,

Vontade aqui é o que não falta…rs…

Meus professores na Facul que o digam, pergunto casa coisa…

Noix abrcs!!

Falo tudo Alan, tem gente inclusive próximo a min que diz: relaxa vc aprender no trabalho…eu nem fico perto de gente assim pois contamina,

E o serathiuk, meu prof. disse o mesmo que vc, mas ai chega no trampo nem sabe implementa é osso…

Valeu Galera…

a resposta para a pergunta do titulo do tópico é um pouco pessoal, eu posso achar uma coisa, o cara aqui do lado outra e por ai vai…

a minha opinião é de que você não pode ser considerado programador júnior até que trabalhe registrado como tal. Você pode até ter o conhecimento de um programador junior ou mesmo pleno e ser estagiário, isso não faz de você programador júnior ou pleno, mas significa que você está apto a assumir estar responsabilidades (e beneficio$…).

se você é estagiário e acha que não deve, peça para o seu chefe para vocês conversarem um pouco, converse com ele, exponha seu lado, convença-o que você merece uma promoção para programador júnior (ou o que for), por que você está apto a assumir estas responsabilidades (o por que já assume), por que já tem um nível de conhecimento e produtividade maior que um estagiário, por que você está estudando muito, se desenvolvendo e se esforçando…

se ele não te der esperanças (ou se der e não cumprir num curto espaço de tempo), bom ai você sabe o ditado, quem não da assistência perde para a concorrência.

procure ser sempre profissional, mesmo que o outro lado não seja (não estou dizendo que seu atual chefe não seja profissional, mas pessoas não profissionais é o que não faltam no mercado, em ambos os lados). A longo prazo terá sua recompensa

Obrigado maior_abandonado, entaum…putsss vou ter que falar, eu trabalhava na Jhonson & Jhonson mas como analista de suporte internacional, sai dela pois apareceu esse estágio em Java com um salário muuuito inferior, é o que eu tinha como objetivo, programar mesmo sem saber nada de desenvolvimento…

Estou nessa empresa a 3 meses e o máximo que fiz foi um aplicativo em J2ME, parece até ridículo, mas no meu trabalho eu e os outros estagiários imploramos para que nos passem um projeto, a organização não é boa diga-se de passagem, um dos estagiários já foi efetivado “merecidamente”, e disse que eu tbm serei no máximo mês que vem…

Só que…entrou um maluko como programador junior, e não sabia o que era um workspace, mas pq junior, pq ele fez o curso na caelum a uns 2 anos atrás, e o instrutor disse que ele era junior manja???

Ai veio a dúvida de fazer um curso ou não, para saber se aumenta minhas chances na hora de uma possível contratação em outra empresa, pois essa aqui eu quero vaza, não estou aprendendo nada…

Abcs!!!