Gostaria de obter, caso exista uma boa opção viável, se existe formação em Java on-line e consistente, ao nível superior (se possível).
Algum dos amigos consegue me indicar?
As opção que vi até hoje, ou ensinam vc a copiar códigos, mas não explicam a arquitetura, as classes ao nível interno, para eu poder compreender mais sobre a linguagem.
Então pensei se existe tal formação disponível, pois o conteúdo que consegui acessar até hoje, é muito descontinuado, e não ensina conceitos fundamentais da linguagem, ou seja, como pensar Java.
Curso é mais pra dar uma direção, você tem que praticar por conta própria. Dificilmente vao te explicar como funciona internamente as classes, nem sempre isso é importante pro resultado. Quando precisar basta consultar a documentação. Então não fique toda hora gastando com cursos, pratique o que tiver em volta do que te passaram.
Concordo com @javaflex! Além disso, nem na faculdade nos ensinam o que tem dentro das classes… Eles nos dão um caminho e uma introdução de como usá-las, mas o resto é com a gente…
Você disse sobre “pensar em Java”. Para aprender a pensar em inglês, precisamos praticar inglês. Com Java, assim como outras linguagens de programação, é a mesma coisa. Só aprendemos a “pensar em Java”, quando praticamos Java…
Então acho que não consegui me expressar direito, ser entendido.
Quero uma visão de como programar expressões em java, envolvendo diferentes classes, compreender sua arquitetura, suas expressões, aliás, a formulação de expressões utilizando diferentes classes (expressões completas/concatenadas). Ir mais a fundo no estudo das classes, ou pelo menos ter um panorama das suas funcionalidades. Conhecer melhor a linguagens, seus conceitos, etc.
Será que existe uma formação nestes moldes?
Tenho o projeto em mente, mas preciso me aprofundar no estudo da ferramenta, para poder entregar resultado.
Busco aprender com auxílio de uma formação. Sei da importância da documentação java, mas ela é infinita. Preciso de uma metodologia de aprendizado, que comece, p.ex., explicando a arquitetura, as principais classes, o fluxograma de trabalho. Não busco um curso que seja rápido, busco algo para aprender em dois ou mais anos, que me torne proficiente na ferramenta, não que a cada momento eu não saiba “do próximo passo”. Que eu entenda o suficiente para ir além em Java (se é que isso existe disponível no mercado). Com respeito, penso num curso nos mesmos moldes de um curso superior, de graduação. obg javaflex até aqui
Infinita pois você está na direção contrária dos estudos. Eu nunca consultei uma documentação do Java, mas quando precisar vou consultar o que necessitar no momento.
Puxa vida, quanta animosidade. Só estou perguntando sobre possíveis formações em Java existentes. Se na opinião do amigo eu vou gastar dinheiro, eu penso diferente. Se o amigo não conhece o que procuro, por favor se manifeste em outro post. Não precisa de grosseria. Nem de tentar “imaginar” do que preciso.
Uma afirmação como a sua, de nunca ter consultado a documentação, é incabível a um programador decente. Já percebo as suas limitações acadêmicas. Por favor vá adiante, não fique aqui gastando seu tempo precioso
Pela descrição de sua necessidade, sugiro você aprender:
lógica de programação;
programação orientada à objetos;
padrões de projeto;
princípios SOLID.
Java é só uma entre N linguagens para concretizar estes conceitos.
Uma faculdade fará bem, principalmente pelo embasamento teórico.
Você até vai aprender muita coisa por auto didata, mas corre o risco de virar o que na minha região chamamos de “pato”:
Por que “pato”? O pato anda; O pato nada; O pato voa; Mas tudo que o pato faz, ele faz mal feito.
Por exemplo a questão de aprender a programar expressões, para isso você teria que estudar:
lógica de predicados;
linguagens formais;
compiladores.
Esses assuntoss costumam ter cadeiras próprias nas faculdades de ciência da computação.
Falo por experiencia própria, você nunca vai aprender a programar se não for curioso buscar e se aprofundar no tema, entender, pesquisar e tirar duvidas, nos cursos em geral tem um cronograma a ser seguido ou seja para eles não importa se você vai aprender ou não e sim se você pagou, o que acontece muito em universidades. Por isso se for fazer um curso tenha real interesse, e se você achar que vai aprender a programar só com o curso… Tenho péssimas noticias.
E mais uma coisa você não aprende a pensar em uma linguagem, você aprende a pensar de forma sistêmica. Se conseguir aprender a logica você vai conseguir aprender qualquer linguagem de programação que quiser. Lembre-se você limita os seus sonhos colocando limites na sua cabeça!!!
Espero ter ajudado.