Formação Java

Gostaria de obter, caso exista uma boa opção viável, se existe formação em Java on-line e consistente, ao nível superior (se possível).
Algum dos amigos consegue me indicar?

As opção que vi até hoje, ou ensinam vc a copiar códigos, mas não explicam a arquitetura, as classes ao nível interno, para eu poder compreender mais sobre a linguagem.

Então pensei se existe tal formação disponível, pois o conteúdo que consegui acessar até hoje, é muito descontinuado, e não ensina conceitos fundamentais da linguagem, ou seja, como pensar Java.

Se alguém puder ajudar, desde já agradeço.

Att
Jean

1 curtida

Curso é mais pra dar uma direção, você tem que praticar por conta própria. Dificilmente vao te explicar como funciona internamente as classes, nem sempre isso é importante pro resultado. Quando precisar basta consultar a documentação. Então não fique toda hora gastando com cursos, pratique o que tiver em volta do que te passaram.

2 curtidas

Concordo com @javaflex! Além disso, nem na faculdade nos ensinam o que tem dentro das classes… Eles nos dão um caminho e uma introdução de como usá-las, mas o resto é com a gente… :grinning:

Você disse sobre “pensar em Java”. Para aprender a pensar em inglês, precisamos praticar inglês. Com Java, assim como outras linguagens de programação, é a mesma coisa. Só aprendemos a “pensar em Java”, quando praticamos Java… :wink:

1 curtida

Então acho que não consegui me expressar direito, ser entendido.
Quero uma visão de como programar expressões em java, envolvendo diferentes classes, compreender sua arquitetura, suas expressões, aliás, a formulação de expressões utilizando diferentes classes (expressões completas/concatenadas). Ir mais a fundo no estudo das classes, ou pelo menos ter um panorama das suas funcionalidades. Conhecer melhor a linguagens, seus conceitos, etc.
Será que existe uma formação nestes moldes?

:wink:
Jean

Tem que partir de um projeto, não da tecnologia.

tá confuso, se não souber, tudo bem :wink:

O que voce quer saber tem tudo na documentação do Java.

Só te dei um toque de que Java é só um dos meios para entregar resultados. Na vida real o importante é o projeto, nao se prenda muito nesses detalhes.

Tenho o projeto em mente, mas preciso me aprofundar no estudo da ferramenta, para poder entregar resultado.

Busco aprender com auxílio de uma formação. Sei da importância da documentação java, mas ela é infinita. Preciso de uma metodologia de aprendizado, que comece, p.ex., explicando a arquitetura, as principais classes, o fluxograma de trabalho. Não busco um curso que seja rápido, busco algo para aprender em dois ou mais anos, que me torne proficiente na ferramenta, não que a cada momento eu não saiba “do próximo passo”. Que eu entenda o suficiente para ir além em Java :slight_smile: (se é que isso existe disponível no mercado). Com respeito, penso num curso nos mesmos moldes de um curso superior, de graduação. obg javaflex até aqui :wink:

Se ta afim mesmo de gastar com mais cursos, pode considerar esse abaixo, tem bastante bla bla bla sobre arquitetura:

Infinita pois você está na direção contrária dos estudos. Eu nunca consultei uma documentação do Java, mas quando precisar vou consultar o que necessitar no momento.

Puxa vida, quanta animosidade. Só estou perguntando sobre possíveis formações em Java existentes. Se na opinião do amigo eu vou gastar dinheiro, eu penso diferente. Se o amigo não conhece o que procuro, por favor se manifeste em outro post. Não precisa de grosseria. Nem de tentar “imaginar” do que preciso.
Uma afirmação como a sua, de nunca ter consultado a documentação, é incabível a um programador decente. Já percebo as suas limitações acadêmicas. Por favor vá adiante, não fique aqui gastando seu tempo precioso :wink:

Se o amigo não souber informar… Basta dizer: -Eu não sei.

Pela descrição de sua necessidade, sugiro você aprender:

• lógica de programação;
  • programação orientada à objetos;
  • padrões de projeto;
  • princípios SOLID.

Java é só uma entre N linguagens para concretizar estes conceitos.
Uma faculdade fará bem, principalmente pelo embasamento teórico.
Você até vai aprender muita coisa por auto didata, mas corre o risco de virar o que na minha região chamamos de “pato”:

Por que “pato”?
O pato anda;
O pato nada;
O pato voa;
Mas tudo que o pato faz, ele faz mal feito.

Por exemplo a questão de aprender a programar expressões, para isso você teria que estudar:

• lógica de predicados;
  • linguagens formais;
  • compiladores.

Esses assuntoss costumam ter cadeiras próprias nas faculdades de ciência da computação.

Isso!! Na mosca!

Isso é um massacre, o cara precisa entender de algoritmo e estrutura de dados, esse curso é muito avançado pra qualquer um que conhece Java fazer.

Na mosca, concordo com você.

Bom dia,

Falo por experiencia própria, você nunca vai aprender a programar se não for curioso buscar e se aprofundar no tema, entender, pesquisar e tirar duvidas, nos cursos em geral tem um cronograma a ser seguido ou seja para eles não importa se você vai aprender ou não e sim se você pagou, o que acontece muito em universidades. Por isso se for fazer um curso tenha real interesse, e se você achar que vai aprender a programar só com o curso… Tenho péssimas noticias.
E mais uma coisa você não aprende a pensar em uma linguagem, você aprende a pensar de forma sistêmica. Se conseguir aprender a logica você vai conseguir aprender qualquer linguagem de programação que quiser. Lembre-se você limita os seus sonhos colocando limites na sua cabeça!!!
Espero ter ajudado.