Formação para arquiteto

5 respostas
Elizeu_Santos

Qual requisitos para se tornar um arquiteto?
Trabalhei em uma empresa onde os arquitetos faziam a função de analistas,
Então em um workshop de uma grande empresa conheci alguns arquitetos… Eles elabora am diagramas cavernosos e tinham uma visão completa de forma macro de toda a aplicação.
Para vices terem idéia do tamanho do sistema, durante a migração de plataforma e melhorias ocorriam mais de 1500 alterações diárias no banco de dados para que o mesmo atendesse as novas especificações. E isto já leva alguns meses.

Fiquei tão curioso que venho buscando informações sobre a profissão e confesso estar de certa forma interessado.

Outra questão… O arquiteto e arquiteto de linguagem X, ou apenas arquiteto?

Salários? Mercado? Podemos falar sobre isso?
Aguardo comentários dos mais experientes.

Enviado através do celular, então me perdoem as falhas.

5 Respostas

carloshsamaral

Também gostaria de saber !!

Roger75

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:JEE5EA

carloshsamaral

Amigo, obg pela resposta, só que pelo oq eu ví é sobre certificação … Eu gostaria de Obter informações como nosso amigo Elizeu falou …

“Elizeu_santos”:
Fiquei tão curioso que venho buscando informações sobre a profissão e confesso estar de certa forma interessado.

Outra questão… O arquiteto e arquiteto de linguagem X, ou apenas arquiteto?

Salários? Mercado? Podemos falar sobre isso?

D

Essa questão de um arquiteto mais genérico x específico é igual aquela questão do Senior.

Minha opinião é igual a do artigo abaixo:

Em relação a arquitetura, existem algumas nuances que podem até criar essa questão do cara ser mais especializado em alguma arquitetura especifica, etc…mas via de regra um arquiteto já viu muita coisa, já desenvolveu muito, já fez muita análise, manutenção.

Existem cursos voltados para arquitetura, na Global Code tem até uma formação para isso. Mas assim, arquitetura é coisa séria. Os salários pagos são altos, é de 8K pra cima, então meu conselho é saber onde está pisando. O caminho natural de um desenvolvedor experiente que não quer migrar para o gerenciamento é se envolver com questões de arquitetura, mas é necessária muita experiência.

Jairo_Junior1

O prefácio do livro sobre arquitetura da caelum te dá uma boa noção sobre o termo, o prefácio está disponível para download gratuitamente, assim como outros capítulos do livro: http://www.arquiteturajava.com.br/livro/prefacio.pdf

Criado 30 de maio de 2012
Ultima resposta 4 de jun. de 2012
Respostas 5
Participantes 5