Formado, sem experiência e pensando em fazer pós

Fala pessoal! Um grande prazer em ter me cadastrado neste fórum com diversas discussões. :slight_smile:

Estou passando por um momento bem complicado em minha vida.
Me formei em Sistemas de Informação e sempre gostei de desenvolvimento Web. No último semestre estagiei com PHP e SQL Server, mas não foi uma grande experiência, até porque estagiei na área do governo… nesses 6 meses de experiência notei que o pessoal por lá levava a codificação nas coxas e de maneira demorada. Acabei não aprendendo muita coisa nesse estágio.

Enfim, a questão é que me formei no fim de 2015, mudei de cidade, não conheço ninguém para saber sobre a qualidade das universidades de pós-graduação na área de TI. Estou por si só. Fiz algumas entrevistas de emprego e está bem complicado.

Estou pensando em fazer uma pós em Desenvolvimento Web para obter mais conhecimento em dev web.
A grade das matérias da pós são essas:
Fundamentos da Interação Humano-Computador
Programação para Dispositivos Móveis com Android
Programação para Dispositivos Móveis com iOS
User Experience Design e Arquitetura de Informação
Desenvolvimento Front-End com Padrões Web
Programação Front-End Avançada para Web

Fundamentos de Orientação a Objetos com Java
Programação Java para Web

Gerenciamento de Configuração e Versão de Sistemas
Iniciação à Pesquisa em Informática
Clean Code e Boas Práticas de Programação
Gerenciamento de Projetos de Software
Fundamentos de Sistemas de Recomendação
Empreendedorismo e Startup de Produtos Virtuais


Estou aqui pedindo ajuda para os mais experientes. Quero seguir a área de dev web mas preciso de maior aprendizado e qualificação. O que vocês aconselham para um recém formado, sem experiência e que quer seguir em Web Development?

Abraço a todos!

1 curtida

Fala @vmarbez, beleza?
Cara, quase que eu passo pela mesma situação. Aprendi a “programar” quase no final do curso por causa de uma colega da faculdade que tem uma ME e me chamou pra aprender e consequentemente, me dar um empurrão. Eu tive sorte porque ele me paga pra eu aprender, aliás, nossa área é assim, aprendizado constante, mas claro, isso não cai do céu ou você acorda um bom programador, isso requer tempo e dedicação e o que eu vou te responder é até uma resposta clichê. So, let’s to steps:

1- Aprende-se a programar, programando. Faz qualquer besteira pra ir estimulando o raciocínio.
2- Não fique acanhado ao perguntar quando tiver uma dúvida, pode ser a mais besta possível, mas pergunte. Não vá como muitos alunos que não entendem a matéria e quando o professor pergunta se entenderam eles repondem que sim por vergonha (há pessoas que perguntam mesmo, como eu).
3- Crie um “portifóliozin” pro pessoal ver que você se esforça - aprenda a usar o git. Uma ferramenta de versionamento.
4- Não fique “pulando” de linguagem em linguagem, foque em uma, as outras você aprenderá no futuro.
5- Não queira “agarrar o mundo com as pernas”, ou seja, nao queira aprender tudo de uma vez só.

Extra: Tem mais coisas, mas eu não estou lembrando.

1 curtida

Particularmente, não vejo como uma pós poderia ajudar você na área privada (alguns concursos públicos pós-graduação soma pontos extras) aqui no Brasil a conseguir um emprego. Minha visão é que a experiência é mais importante. Obviamente, se tem experiência e pós, melhor ainda.

Meu conselho é você definir uma linguagem de programação que deseja se especializar e estuda-la. Além disso, estudar boas práticas de programação, entender os conceitos de Web Service (SOAP, RESTful), HTTP (os métodos GET, POST…) entre outras especificações “base” de desenvolvimento web. Me atrevo a dizer para você ler algo (mesmo superficialmente) sobre Cloud e SaaS. Se possível, estude inglês também. No mínimo, ter uma leitura adequada é essencial em nossa área.

Enquanto busca sua colocação no mercado de trabalho, pode ir em paralelo estudando, praticando algoritmos e etc. Enfim, acredito que um estudo mais focado em tecnologias e a sua prática do dia a dia serão mais proveitosos que uma pós nesse momento.

Boa sorte e sucesso.

1 curtida

E aí @Megadeth ! Valeu pela resposta!
Eu vou começar a estudar web dev e mobile e ir postando no git pra por no currículo. A realidade é a experiência mesmo! Obrigado pelas dicas… vou seguir firme!

Fala @nel ! Muito boa as dicas!
Em relação ao inglês eu sou tranquilo, o que to precisando mesmo é bem isso o que tu falou: “boas práticas de programação”.

O que me falta é esse convívio com alguém que saiba programar bem pra me ensinar. O que falta é a oportunidade hahaha. Vou mandar ver no estudo de algum framework de PHP.
Em relação em fazer a pós… ainda estou muito pensativo, preciso reunir mais ideias da galera sobre isso.
Vocês aqui no fórum são feras!

Abração!

Imagina. Tem o site https://www.hackerrank.com/ para tu pegar uns algoritmos bem interessantes para treinar. Se quer treinar com pessoas mais experientes, você pode procurar por fóruns e/ou projetos em PHP (que você escolheu) para participar. Começa com problemas mais simples e vai aumentando o nível de dificuldade. É uma sugestão.

E volto a frisar, foca teus estudos em boas práticas (clean code, que envolve SOLID e cia), algoritmos e na própria sintaxe e melhores práticas de desenvolvimento em PHP. Com isso mais sólido para ti, tu parte para frameworks que possa abstrair teu trabalho.

Abraços!

1 curtida

Na nossa área de TI, eu aconselho sempre a estudar para certificação antes de gastar tempo e dinheiro com pós-graduação/mestrado/etc., a não ser que seja servidor público e queira ganhar um salário maior por conta da pontuação que as graduações geram no seu perfil de cargo ou que futuramente pretenda ser um professor universitário.

Se quer se aprofundar no desenvolvimento web, primeiramente escolha uma linguagem de programação para tal. Entre elas eu indico as seguintes: Java, PHP, Ruby on Rails, .NET. Pesquise sobre elas vendo os prós e contras e também como anda o mercado de trabalho (qual está em alta, qual paga mais, e que a curva de aprendizado não seja elevada).

Além disso, atente também para o fato de que quanto antes começar a trabalhar, melhor, porque, pelo que tenho percebido, algumas empresas têm certo receio ou preconceito em contratar programadores com idade acima ou aproximada dos 30 anos. Parece que nossa profissão tem o estigma de “jovem nerd”, infelizmente, sem contar na prostituição salarial que ocorre no nosso meio.

Sei que não é fácil, mas continue sempre estudando, pesquisando, se aprofundando, e não desista tão fácil se esse realmente for o seu objetivo de profissão.

2 curtidas

Olá, acho sempre valido os estudos e acho que é bom… se especializar em alguma área… que o mercado esteja precisando, tipo Big Data, Cloud, Inteligencia Artificial… são as no momento que esta precisando de profissionais…
Dê uma pesquisada e converse com alguém que ja esteja a bastante tempo na área…

1 curtida

Fala jonas! Não vou desistir!
Vou é fazer essa pós em Java Web e Mobile… já estou até estudando JSF antes de fazer a matrícula haha!
Vou focar firme! Abração!

Verdade bsmachado!
Ainda mais no jeito que está o país ultimamente… quem tem especialização/certificação ou cursos afins é um diferencial.
Forte abraço!

Use git caso venha atuar em equipe, pra isso que serve. Mas não espere que alguém da área vai te avaliar pelo código no seu repositório pessoal do GitHub (até porque não significa que vc escreveu, pode ter sido copiado de alguém), e seu superiores usam iPhone e não git.

Sério, se quer atrair a atenção das pessoas que tomam decisão nas empresas, talvez seja melhor postar apps na app store além do código no repositório.

Esquece esse negocio de POS, você está precisando adquirir experiencia, tente iniciar algum projeto seu. Se você terminar a Pos Graduação e não ter experiência vai dá no mesma, bom, a diferença vai ser que você vai ser um cara que gastou mais dinheiro e desempregado.

Quer comprovar o que estou te falando, procura você mesmo por profissionais que estão atuando no site do Linkedin, ai você vai ver que tenho razão.

Concordo plenamente. Na minha resposta eu orientei a não fazer pós-graduação (de forma indireta), mas acho que foi em vão. Espero que com o seu comentário ele entenda.

Fala Jonas! Relaxa que estou acompanhando as respostas de todos vocês. Nem me matriculei ainda e posso mudar de ideia a qualquer momento.
Estou analisando cada opinião de quem comenta.
Independentemente do que for, não vou parar de estudar rsrs!

Se quiser participar de projetos tenho como te incluir, só não vou pagar nada, eu não tenho dinheiro, posso te proporcionar o mais importante, EXPERIÊNCIA.

Que projetos são esses ? você poderia compartilhar com o pessoal que está sempre buscando algo aqui.

Você já concluiu o seu TCC no seu curso de Pós-Graduação?

Sim, terminei ela em junho deste ano.

O meu TCC é sobre a utilização de um banco de dados não-relacional
utilizando a linguagem Java como meio de comunicação entre ele.

Neste trabalho abordo assuntos conceituais sobre NoSQL, MongoDB, instalação e
configuração. Ainda demonstro na pratica a sua utilização pelo Mongo Shell, e em aplicações Java desde Java SE ao JEE utilizando o Framework Hibernate OGM.

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES JAVA UTILIZANDO MONGODB COMO
BANCO DE DADOS NOSQL