Formas de rodar uma aplicação

Olá Pessoal,
Bom dia!

Eu já vi algumas aplicações em java que rodam a partir da internet, ou seja, eu tenho um link no site, a pessoa clica e se ela tiver java instaalado em seu computador, automaticamente é solicitado permissão para rodar e abre a aplicação, isso funciona para qualquer aplicação java?

Valeu!
Marcelo

Não. Isso só acontece em aplicações que utilizam applets. Para rodarem eles precisam de um plugin instalado.

Os applets são programas Java que quando o usuário acessa ele é baixado para o seu computador e é executado usando o Java da própria máquina do usuário.

É um aplicativo “desktop” rodando no browser. Este tipo de aplicação quase não é mais utilizado. Apenas quando se precisa por exemplo de alguma informação específica do pc do usuário que só conseguiríamos com apps desktop.

As aplicações Java Web mais comuns rodam a partir de um servidor/container como Tomcat, Jetty, JBoss e o que chega para o usuário final é apenas HTML, CSS e JS não solicitando nenhum tipo de permissão.

Você tem que criar uma aplicação do tipo javaws(Java web start).
veja: http://www.java.com/pt_BR/download/faq/java_webstart.xml

Entendi que o que ele quer saber é se isso acontece em todas as aplicações. E não “como fazer”.

A minha resposta foi que para esse tipo de funcionalidade só com um jws ou criando um jws.
Para mais conhecimento inserir o link da oracle que também ensina de forma básica e mais certa.

Abraços.

Olá Pessoal,

É isso mesmo o que eu precisava, JWS é uma forma de permitir que os clientes baixem e rodem um aplicativo desktop.

Vou tentar entender como fazer isso…

Muito obrigado à todos.

Abs.
Marcelo