Tenho uma aplicação java web de envio de email … nesta o usuário pode digitar um texto e este texto é guardado em uma variável String que depois é colocada no corpo do email…
Minha dúvida é se eu consigo formata o estilo da fonte que vai ser apresentada no email (variável String) … tipo … tamanho e cor !!!
É só escrever em HTML, e setar o content type para text/html também.
andre.hebeler
na minha aplicação é uma jsp que faz o trabalho de coletar as informações necessárias para o envio do e-mail … e também o texto !
eu não tenho o content type setado para " text " … pelomenos não estou achando !
é usado para isso o MimeBodyPart
// Cria o corpo da mensagem// Define o texto do corpo da mensagemMimeBodyPartmbp1=newMimeBodyPart();if(vs_obs!=null){mbp1.setText(mailtext+"\n\n\nObservação:\n\n"+vs_obs+vs_inform);}else{mbp1.setText(mailtext);}
mesmo assim eu posso setar o content type para text/HTML ???
T
thingol
Nossa Senhora, eu não recomendo usar JavaMail puro se você quer mandar email HTML.
Se você não leu as especificações do MHTML e do MIME (é um bocadinho complexa, por sinal - eu já li e digo que são bem chatinhas) e não tem tempo a perder, é melhor usar juntamente com o JavaMail o commons-email.
Use a classe HtmlEmail e seja feliz!
andre.hebeler
Entendi … é que eu peguei esse sistema pronto … e me pediram essa alteração … mais vou procurar sim !!!
Agradeço a dica !
Abraço !!!
andre.hebeler
Então … procurei sobre as duas bibliotecas …
Não encontrei uma solução facil pra " integrar " as duas …
Mas oq vc disse sobre o javax.mail para mandar conteudo html no email … eu consegui fazer de uma forme bem simples e que coube nas minha necessidades aqui …
é só setar o Content mesmo para " text/html " como o camarada acima havia dito ! e funcionou blz !!!
e depois ainda tenho mais um MimeBodyPart que contém o anexo !!!
Agradeço a ajuda !!!
Poderia até mudar o ASSUNTO do tópico que o desenrolar do problema fugiu um pouco do contexto !!!
T
thingol
Muito bem, mas é sempre bom estar preparado para usar Commons-Email.
Pela minha experiência, não existem limites à quantidade de “frescuras” que o cliente quer fazer.
Por isso, um email simples (texto) vira um email html, e depois ele acaba ficando com logotipos, fundo, bitmaps invisíveis que servem para acertar o layout html, e outras coisas mais malucas.
Só não dá para você pôr Javascript no seu email, nem applets, porque ambas as coisas costumam ser barradas pelos softwares de email e de webmail.
andre.hebeler
Com certeza !!!
Foi mto boa a dica … to estudando ela aqui pra não ter esse tipo de surpresa mais pra frente !!!