Formatação de estilo de fonte de variavel string

7 respostas
andre.hebeler

Bom dia,

Tenho uma aplicação java web de envio de email … nesta o usuário pode digitar um texto e este texto é guardado em uma variável String que depois é colocada no corpo do email…

Minha dúvida é se eu consigo formata o estilo da fonte que vai ser apresentada no email (variável String) … tipo … tamanho e cor !!!

desde já agradeço a ajuda !!!

7 Respostas

B

É só escrever em HTML, e setar o content type para text/html também.

andre.hebeler

na minha aplicação é uma jsp que faz o trabalho de coletar as informações necessárias para o envio do e-mail … e também o texto !

eu não tenho o content type setado para " text " … pelomenos não estou achando !

é usado para isso o MimeBodyPart

// Cria o corpo da mensagem
// Define o texto do corpo da mensagem
MimeBodyPart mbp1 = new MimeBodyPart();
    if ( vs_obs != null) {
   	mbp1.setText(mailtext + "\n\n\nObservação:\n\n" + vs_obs + vs_inform);
    } else {
    	mbp1.setText(mailtext);
    }

mesmo assim eu posso setar o content type para text/HTML ???

T

Nossa Senhora, eu não recomendo usar JavaMail puro se você quer mandar email HTML.
Se você não leu as especificações do MHTML e do MIME (é um bocadinho complexa, por sinal - eu já li e digo que são bem chatinhas) e não tem tempo a perder, é melhor usar juntamente com o JavaMail o commons-email.

Use a classe HtmlEmail e seja feliz!

andre.hebeler

Entendi … é que eu peguei esse sistema pronto … e me pediram essa alteração … mais vou procurar sim !!!

Agradeço a dica !

Abraço !!!

andre.hebeler

Então … procurei sobre as duas bibliotecas …

Não encontrei uma solução facil pra " integrar " as duas …

Mas oq vc disse sobre o javax.mail para mandar conteudo html no email … eu consegui fazer de uma forme bem simples e que coube nas minha necessidades aqui …

é só setar o Content mesmo para " text/html " como o camarada acima havia dito ! e funcionou blz !!!

segue o código:

MimeBodyPart mbp1 = new MimeBodyPart();
if ( vs_inform != null) {
   	mbp1.setText(mailtext + "\n\n\nObservação:\n\n" + vs_inform);
} else {
  	mbp1.setText(mailtext);
}

vs_obs = "<b>" + vs_obs + "</b>";

MimeBodyPart mbp2 = new MimeBodyPart();
mbp2.setContent(vs_obs, "text/html");

Multipart multipart = new MimeMultipart();
multipart.addBodyPart(mbp1);
multipart.addBodyPart(mbp2);

e depois ainda tenho mais um MimeBodyPart que contém o anexo !!!

Agradeço a ajuda !!!

Poderia até mudar o ASSUNTO do tópico que o desenrolar do problema fugiu um pouco do contexto !!!

T

Muito bem, mas é sempre bom estar preparado para usar Commons-Email.
Pela minha experiência, não existem limites à quantidade de “frescuras” que o cliente quer fazer.
Por isso, um email simples (texto) vira um email html, e depois ele acaba ficando com logotipos, fundo, bitmaps invisíveis que servem para acertar o layout html, e outras coisas mais malucas.
Só não dá para você pôr Javascript no seu email, nem applets, porque ambas as coisas costumam ser barradas pelos softwares de email e de webmail.

andre.hebeler

Com certeza !!!

Foi mto boa a dica … to estudando ela aqui pra não ter esse tipo de surpresa mais pra frente !!!

Criado 16 de julho de 2009
Ultima resposta 21 de jul. de 2009
Respostas 7
Participantes 3