Formatação do Windows 10

Oi,

Como faço pra formatar meu PC e não apagar uns arquivos e pastas?

Ao formatar uma unidade, não há como dizer “não apague isso, não apague aquilo.”. Primeiro faça backup do que não quer/pode perder, depois formate e retorne o backup.

Hoje em dia existem soluções em nuvem para fazer isso, por exemplo, o Backup e sincronização do Google, o Microsoft One Drive e outros.

Backup seria passar os arquivos pro meu prendrive?

Para um pendrive e/ou para uma outra unidade dentro da unidade de armazenamento atual e/ou para uma unidade dentro de outra unidade de armazenamento, para uma unidade de armazenamento na nuvem (uma das que eu já citei)…

Então divido meu hd e formato só o que quero apagar. É isso?

Para dividir o HD em mais de uma unidade, sem formatar, vc vai precisar de algum gerenciador de partições… Como faz muuuuuuuito tempo que não faço esse tipo de coisa, não consigo te recomendar um software específico. Aqui tem uma lista de opções grátis https://www.lifehack.org/330301/best-5-free-partition-management-software-for-windows-10

Eu sinceramente não gosto de usar esses programas. Eu prefiro fazer o backup e depois formatar. Aí, na formatação, vc organiza seu HD melhor para numa próxima formatação vc já ter uma unidade de backup (caso ele seja grande, é claro).

Você compreende o que é uma formatação de disco?

Porque quer formatar?

Quero pra voltar o idioma em português do Windows 10. Ele é versão single language e exclui o pacote em PT-BR.

Já tentou isso? https://tecnoblog.net/214336/windows-10-em-portugues/amp/

você pode particionar o hd com seu backup caso não tenha um pen drive ou guardar em nuvem, mais pelo seu erro você pode baixar um pack com a linguagem em português

Tem opção de escolher a parte do HD que quero formatar?

Se seu HD é particionado, sim.

Esta particionado, mas não tem a opção de formatar certo partição no instalador do Windows 10… E agora?

É depois disso que vai pedir qual partição formartar:


?

Estou correto?

Deu certo não apagou a outra repartição que criei.