Formatação uniforme do código

4 respostas
F

Olá, Realmente isto é um grande problema, pois cada itegrante do grupo de desenvolvimento prefere um tipo de “formatação” pois facilita para sua visualização, como padrão a nossa equipe de trabalho usamos apenas uma “formatação” assim não tendo problemas de codigo, mas foi tambem sugerido que quem quizer utilizar outra “formatação” basta o itegrante utilizar a sua favorita, e sempre antes de subir para o VSS ele altera para o padrão tomado. Caso ele esqueça e outro itegrante pegue o codigo tudo com formatação fora do padrão ele avisa a talz pessoa que esta esquecendo de manter o padrão.

4 Respostas

F

Ah e a multa por esquecer de subir na formatação padrão é comprar café por um mês.

OBS: Ctrl + Shift + F
Para utilizar a IDE.

Luca

Olá

Acho que não funciona com a versão 3.2, é uma coisa a conferir:
http://checkstyle.sourceforge.net/

Mas o PMD também faz coisas interessantes (mas bem lentamente…)

http://pmd.sourceforge.net/

[]s
Luca

N

Pessoal,

Uma coisa que sempre acontece no projeto, é alguém querendo dar um commit no CVS de uma classe que foi alterada, mas já existia antes no CVS. Tudo bem.

O problema acontece quando a formatação do eclipse (IDE utilizada no projeto), CTRL + F, está configurada diferente entre os integrantes na equipe. Então na hora de subir a classe ocorre aquerrem vários Warnings, e o programador tem que ficar olhando um a um só por causa do CTRL + F.

Eu queria uma dica de como fazer para isso não acontecer.
O que eu andei pensando foi:

Fazer um .xml padrão e disponibilizar entre todos os integrantes da equipe e pedir para os programadores não modificarem o arquivo de formatação do eclipse. E toda vida que for atualizado o eclipse, se lembrarem de copiar este arquivo.

Procurar alguma tag no ant para que na hora da compilação ele também formate o código fonte (o que não impede do integrante da equipe compilar só com CTRL + S).

Tentar implementar um interceptor no CVS para que ele formate a classe na hora da sincronização.

Como vcs fazem nos seus projetos?

N

Valeu pelas respostas!

Esse é um “problema” (entre aspas pq eu não acho realmente um problema. É mais um incomodo do que um problema) que gasta um pouco de tempo para ser resolvido. Mas no final do projeto pode se tornar um tempão.

Luca, pelo o que eu andei vendo, o checkstyle funciona com task ant e o pmd com plugin eclipse. Ótimas ferramentas estas. Fazem muito mais do que eu propus no scopo inicial.

Mas olhando estas ferramentas, eu caio na mesma. O que utilizar? Pq utilizar? Tirando a ferramenta (pq eu não as conheço a fundo), pq eu utilizaria uma abordagem ou outra (leve em conta que todos utilizam eclipse como ferramenta de desenvolvimento)?

Ficaria na mesma de utilizar uma script ant ou um xml do eclipse.

Eu acho que o melhor seria alguma ferramenta que na hora do synchonize com o CVS ele formatasse todas as classes (já que ele vasculha todas as classes (ta, ele pode olhar pelo tamanho, data de modificação…, e não olhar todas as classes afundo) ele podia também formata-las).

Criado 15 de agosto de 2006
Ultima resposta 15 de ago. de 2006
Respostas 4
Participantes 3