Formatar apenas a partição do Windows

1 resposta
Samuel_Monteiro

Bom dia, boa tarde e boa noite.

Galera, atualmente tenho um dual boot na minha máquina. Uma das partições tem o Linux 16.04 se não me engano e na outra tem o Windows 10.
Queria formatar apenas a partição do Windows, sem perder nada do Linux.
Dá última vez que eu fiz, acabei perdendo os arquivos de ambos.

Conseguem me ajudar?

Vlw

1 Resposta

TerraSkilll

Quer só formatar ou irá reinstalar alguma coisa? Manterá o sistema de arquivos NTFS?

Se você formatar com um disco do Windows, poderá perder o dual boot porque o instalador do Windows costuma reescrever a MBR (setor de inicialização, que basicamente diz quais os sistemas instalados e de onde iniciá-los).

Acredito que você consiga formatar pelo próprio Linux, usando o GParted ou similares. Costuma ser uma ferramenta simples de usar, mas dê uma pesquisada no Google para entender o processo antes de realizá-lo, pra não perder nada. Pode fazer a partir da sua própria instalação do Linux ou usando um LiveCD (de distros como SystemRescueCD).

Obviamente, recomendo fazer backup antes se possível, mesmo que só mexa na partição Windows.

Obs: como o fórum aqui é mais voltado à programação, pode ser interessante você postar em fóruns como Guia do Hardware ou Hardware.com.br.

Abraço.

Criado 16 de junho de 2017
Ultima resposta 16 de jun. de 2017
Respostas 1
Participantes 2