Formatar data e retornar um Date formatado

5 respostas
evertonsilvagomesjav

Pessoal to com uma duvida aqui, nao sei se tem como.

Tipo eu formato um Date e ele me retorna uma String. Depois eu pego o mesmo formatador e uso um parse e ele me retorna um Date porem sem as formatações, como faço pra ter um Date formatado?

Um exemplo do que eu to tentando fazer:

DateFormat df = DateFormat.getDateInstance(DateFormat.SHORT, new Locale("pt,br")); Date dataAtual = null; try { String dataDeHoje = df.format(new Date()); System.out.println(dataDeHoje); // formatado mais String preciso de um Date dataAtual = df.parse(dataDeHoje); } catch (ParseException e) { // TODO Auto-generated catch block e.printStackTrace(); } System.out.println(dataAtual) // nao esta mais formatado;

5 Respostas

Quindin

Bom eu gosto de usar o DateTime.

//Crio uma data local
DateTime dataLocal = new DateTime();

//Aqui eu crio  um formato do tippo ANO - MES - DIA
SimpleDateFormat formatData = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd");

quando eu for salvar a data em algum canto eu uso assim

formatData.format(dataLocal.toDate());
renanreismartins

um Date FORMATADO ?

cara eu devo ter entendido errado…

Date é um tipo do Java… vc não formata um Date…

abrasss

J

Realmente vc não formata um Date, vc obtém uma string com o formato especificado. Agora no seu try vc da sysout da String formatada e fora vc da sysout do Date, declare a String fora do try e use a String dataDeHoje com a data formatada.

Priuli

é o método format que retorna a data formatada em string, vc não consegue formatar o objeto Date do java vc pode converter em texto apenas.

Aproveitando. segue proj de utils com algumas novidades inclusive para formatar, parsear, truncar, calcular datas entre outras coisas
http://www.guj.com.br/java/225445-opensutils-br4j—biblioteca-de-utilitarios-utils

evertonsilvagomesjav

Eu expressei errado, mas de qualquer forma eu ja resolvi aqui valeu.

Criado 11 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 11 de fev. de 2011
Respostas 5
Participantes 5