Formatar texto (text/html) em tempo de execucao

Olá pessoal, td blz?

Seguinte, tenho em minha aplicacao, uma telinha pra enviar emails, eu utilizo um JTextpane para digitar a mensagem(body) do email, soh q eu tava pensando em fazer aquela barrinha de formatação de texto em cima dele, eu comecei a fazer utilizando atributeSet e mais umas coisas que nao lembro agora, soh q dai me liguei que tinha q ser com a formatação html, resumindo, perdi 1 dia de programaçao, dai comecei a estudar sobre como eu poderia fazer com q meu textpane se comportasse igual a aquele do gmail por exemplo, hotmail, yahoo, enfim, de maneira que o usuario pudesse escolher uma cor, fonte, tamanho, negrito, italico, e apartir dai, o texto digitado nele ficasse de acordo com o q ele escolheu, eu até consegui fazer alguma coisinha, mas nao era bem o q eu queria…
Eu nao conseguia, digamos assim, alterar o html que ja estava inserido no textpane, dai o que acontecia é que ele ia criando um bloco …
para cada letra que eu digitasse e dentro do html a formatação que eu escolhi, soh q cada letra ocupava entao, uma linha no textpane, isso foi o maximo q eu consegui, entao pesquisei novamente, e achei esses sites:
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/wsphelp/index.jsp?topic=/com.sun.api.doc/javax/swing/text/html/HTMLEditorKit.Parser.html
este acima, é a documentacao das classes
http://mail-archives.apache.org/mod_mbox/harmony-commits/200607.mbox/%3C20060731140931.42B471A983E@eris.apache.org%3E
este contem um codigo que eu acredito que resolva o que eu quero implementar, ele tem os metodos insertAfter… e insertBefore… implementados e trabalha com os Elements, que eu acredito que servem para procurar as tags em meio ao texto html…
Porém eu ja estou a 3 dias tentando entender e implementar alguma coisa com isso, mas nao to consiguindo me entender com essas classes…

Alguem poderia me dar uma forcinha, alguma explicação, será que ja existe algo pronto pra fazer isso e eu nao achei nas minhas buscas? algum exemplo mais facil ??

Obrigado t+

usa esse editor no seu site, super simples:

Olá andreiribas, vlw a resposta, soh q eu nao quero implementar isso em um site, é em um sistema desktop mesmo…
mais eu dei uma olhada na parada q tu falo, é isso mesmo q eu quero implementar em um JTextPane, soh q nao todas as opçoes de formatação, soh as mais basicas mesmo como tamanho, fonte, cor da letra, cor de fundo e talvez um esquema de tabulacao e lista numerada.

Obrigado !!!