formLayout da jgoodies

alguem conhece esse layout? saiu na edição 14 da java magazine… entrei no site e peguei dois exemplos mais na hora de compilar da erro dizendo: package com.jgoodies.forms do not exist,

pela materia me pareceu mt funcional esse layout e gostaria de aprende utiliza-lo, em vista q trabalho muito com formularios…

desde ja obrigado…

Obs.: Não eh necessario exatamente exemplos mais qq informação q vcs tiverem…

não tem que baixar o jar do jgoodies e colocar no classpath?

( http://www.jgoodies.com/products/swingsuite.html )

Eu escrevi rapidamente sobre ele e o FormsDesigner no meu blog… nada que vai acrescentar muito, mas de uma olhada…

http://www.javablogs.com.br/blogs/page/rafael

ta uns posts abaixo.

De uma lida tambem no “whitepaper.pdf” que vem no pacote do forms.

Rafael

Então pra quem já usa esse gerenciador de layout (q é muuito bom no meu ponto de vista):

Usano o formDesigner tem como eu utilizar algumas interfaces (eu declaro todos os “componentes” que eu uso em uma interface, crio um Frame geral e vou extendendo todos os outros frames a partir dele)ou “componentes” que eu derivei de outros como por exemplo um JFormattedTextField q eu extendi e fiz uns esquemas q eu precisava ?

Sim. O FormsDesigner tem um componente para voce adicionar o teu bean custmoizado. Basta informar o nome da classe que ele faz o resto do trabalho.

Rafael

Realmente está dupla é boa, facilita muito o desenvolvimento, pena que o FormsDesigner não seja free, ou estou enganado?

]['s

Ok,
Qto ao uso de interfaces nos forms ?
Posso usar elas, criar um form padrão e ir derivando dele para criar outros, sendo que qdo mexer no form base os child’s alterem tb ?

Não sei se to conseguindo ser claro…

[quote=“fabgp2001”]Realmente está dupla é boa, facilita muito o desenvolvimento, pena que o FormsDesigner não seja free, ou estou enganado?

]['s[/quote]

Eh, ele custa algumas doletas, apesar do uso nao ser restrito em termos de expirar apos 30 dias.

Rafael

[quote=“Giuliani”]Ok,
Qto ao uso de interfaces nos forms ?
Posso usar elas, criar um form padrão e ir derivando dele para criar outros, sendo que qdo mexer no form base os child’s alterem tb ?

Não sei se to conseguindo ser claro…[/quote]

Isso ja vai mais de frente a OO mesmo, nao?!.. Apesar de nao ter feito algum teste explicito para isso, nao vejo pq nao deva funcionar.

Rafael

Deixa eu esclarecer o q fiz:

Interface:
Tenho criado os botões de navegação, grids e alguns panel’s para disposição dos beans.

Frame padrão:
Implemento a interface e posiciono todos os beans nela existentes de forma q todos os frames derivados já herdem essa aparência e eu precise apenas adicionar os benas particulares de cada situação.

Frame derivado de frame padrão:

Por exemplo, cadastro de clientes: onde eu vou adicionar os demais controles com JTextFields Etc…

Como eu faço para utilizar a interface na hora de criar o form no formDesigner e como eu faço para no formDesigner utillizar um outro form já criado (o frame “pai”, “master”…) ?

Andei dando uma olhada(mexida) básica nele e não consegui esses resultados.

plz documentação sobre td isso q vcs estão falandoooo…

quero muito entender td isso aiii, sou iniciante na area de prog. em java e quero parti mais pra area de progamação visual… =P
q eh o q eu gosto sou desingner… valeeeeewwwsss

[quote=“ld50”]plz documentação sobre td isso q vcs estão falandoooo…

quero muito entender td isso aiii, sou iniciante na area de prog. em java e quero parti mais pra area de progamação visual… =P
q eh o q eu gosto sou desingner… valeeeeewwwsss[/quote]

Programação visual?? Usa Flash :stuck_out_tongue:

Zuera…da uma olhada no blog do Rafael ele fala destes dois projetos, fora isso tem na ultima JM uma matéria do Bruno Souza falando do FormsLayout depois disso acho que só a documentação e os exemplos deles. Mas é muito simples, facil mesmo e vale o tempo desprendido para aprender.

]['s