fórmula mágica CLT vs PJ

Eu trabalho como CLT mas dando prosseguimento no meu plano (lento) de progredir na carreira penso em mudar de emprego. Já lí todos os posts sobre CLT X PJ aqui no fórum, e gostaria de saber tanto de quem é CLT como de quem é PJ:

ganhando x+beneficios como CLT se eu receber uma proposta de y como PJ quanto deve ser o valor mínimo de y para compensar a mudança?

30% a mais? (y = x + 0.3x)
50% a mais? (y = x + 0.5
x)
o dobro? y = 2*x

existe uma fórmula mágica pra isso?

Eu acho que não existe fórmula mágica.

Existem muitas muitas variáveis.

Por exemplo, se você não vê futuro no seu emprego CLT … não vai aprender nada, não vai crescer em experiência nem nada entonces você não precisa de muito pra sair dele, 30% a mais já paga a mudança.

Agora, você tem um emprego CLT legal, mas quer mudar só por causa do dinheiro, entonces no mínimo 50% a mais pq a encheção de saco vai doer se não for isso.

e por ai vai.

PS: pra quem não viu na javasoft tem uma vaga para densevolver em Java de R$3.100 à R$4.000 :shock: como PJ :wink:

A “fórmula mágica” varia caso a caso. Mas dá para deixar ela quase mágica.
O segredo é escolher um período (normalmente 12 meses) e somar o quanto se ganha nesse período. Então soma-se também quanto se trabalha nesse período. E divide um pelo outro. Pode parecer óbvio, mas quando se fala de ganho mensal é fácil esquecer que normalmente o ciclo de ganhos é de 1 ano (por causa de férias e 13º).

Para calcular o salário mensal, estime o quanto um benefício representa em dinheiro. Se é fornecido estacionamento, considere um aumento de salário correpondente à mensalidade de um estacionamento, etc.
Fica mais difícil falar de Fundo de Garantia, pois apesar de ser um valor que o CLT ganha, fica preso e tem um rendimento muito baixo.

Mas desconsiderando o desconto de Fundo de Garantia (ou seja, contando ele como dinheiro ganho), e considerando que o valor mensal para ambos os casos já está embutindo os benefícios, tanto em CLT quanto em PJ, normalmente temos o seguinte:

X = salário mensal CLT (incluindo estimativa de benefícios) Y = pagamento mensal PJ (incluindo estimativa de benefícios)
Obs. para CLT: No mês de férias ganha-se 30% a mais do salário. Trabalha-se 11 meses pois 1 mês é de férias, que inclusive pode ser vendida ao empregador.

[code]Ganho médio mensal CLT = Gc = ( (12 + 1 + 0,3) * X ) / 11

Ganho médio mensal PJ = Gp = ( 12 * Y ) / 12 = Y[/code]

O que queremos é que

Ganho médio mensal CLT = Ganho médio mensal PJ

Então

[code]Gp = Gc

Y = X * 13,3 / 11[/code]

e portanto

Y = X * 1,21

*** Já tendo transformado benefícios em dinheiro em ambos os casos ***

Muito interessante essa sua análise grego. Fez eu reanalisar meu salário.

Mas uma coisa que você não calculou são os impostos. Tanto pra PJ quanto na CLT. Há uma variação significativa de valores entre o que se cobra de impostos sobre o PJ e sobre o CLT não? Não seriam relevantes?

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“grego”]A “fórmula mágica” varia caso a caso. Mas dá para deixar ela quase mágica.
[/quote]

perfeito! obrigado a todos :smiley:

Falha minha!

O imposto deve serr calculado, mas varia muito de acordo com a faixa salarial da CLT e da renda e tipo de empresa PJ.

PJ paga consideravelmente menos. Mas na hora de fazer a conta não vão cair no erro de contar 27,5% no CLT por que é menos que isso. É 0% sobre os primeiros 1058 , 15% sobre 1058,01 até 2115 e 27,5% sobre a parcela restante. Em um salário de 3000 sai 13,4% de imposto (401/3000).
Mas isso é aplicado sobre o salário nominal, sem somar as equivalências de benefícios que citei acima.

Até aqui entendi perfeitamente…

Mas e os impostos e encargos que recaem sobre PJ?

Alguém que trabalha como PJ pode informar como fica taxa de funcionamento, ISS, IR, precisa ou não de contador, e todas as coisas que pessoas como eu que foram apenas CLT temos receio na mudança (muitas vezes perdendo otimas oportunidades :frowning: )

Obrigado

É preciso ter contador sim e a soma dos impostos mais outros gastos dá por volta de 20% do faturamento da empresa.
Aliás esse assunto já rolou por aqui não faz muito tempo e lá eu coloquei os detalhes., dê uma procuradinha no fórum, ok? :wink:

Hum… realmente uma falha minha perguntar sem pesquisar… :frowning:

Apesar que pelo título e pela discussão, eu imaginei que seria esse o primeiro tópico sobre o assunto.

Mas obrigado pelas dicas, vou procurar agora… :slight_smile:

Na boa, não esquenta a cabeça! :slight_smile:
Só quis dar a dica de que eu já tinha respondido essa questão antes e ficaria mais fácil você ver no link que já existe do que eu escrever tudo de novo.
Aqui está o link: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=11069&highlight=clt

Eu estou numa situação em que tenho de fazer PJ. Ainda não recebi o primeiro pagamento, será que um contrato de estágio não valeria para mim receber o salário e reduzir drasticamente meus gastos com impostos já que só seria paga a taxa para a agência de integração?

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“back”]Eu estou numa situação em que tenho de fazer PJ. Ainda não recebi o primeiro pagamento, será que um contrato de estágio não valeria para mim receber o salário e reduzir drasticamente meus gastos com impostos já que só seria paga a taxa para a agência de integração?
Gustavo Guilherme BacK[/quote]

Bem, no seu caso, se pegar contrato de estágio, vão querer cortar bem o salário, mas acredito que voce pode tentar um acordo de estágio por um mes (já q estagiário não paga encargo nem imposto), e depois pode entrar no PJ (se valer a pena, considerando os impostos e custos), já com dinheiro no bolso pra se manter.

Ana, procurei o tópico que voce mencionou. Para quem quiser saber a conta dos impostos e custos para um PJ, aqui está o linl para o tópico:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=11069&highlight=

A questão é que o estágio seria apenas a forma de contrato legal pois aqui dentro eu tenho as responsabilidades de um PJ.

Gustavo Guilherme BacK

Dependendo do tipo de empresa os impostos podem ser bem baixos.

Tenho um amigo cuja empresa é de serviços de informática e a faixa de impostos, mais contador e etc sai perto de 10%.

Ei, cara…

exite uma formula mais ou menos assim:

X = (pj * 12) / 13,5

(onde pj = média mensal como PJ)
(13,5 = 12 meses + férias e 13. salário)

Se X for maior que a oferta de salário CLT, vale a pena. (Claro que a diferença tem que ser substancial).

A julgar pela data do tópico (25/05/2004), o marciolx deve ser o quê, hoje… Gerente de Projeto? Coordenador?? Diretor???

:slight_smile:

(sem mau humor, é brincadeirinha, hein… foi mais forte que eu!)

Sendo antigo ou não, é uma duvida recorrente.
Na Apinfo tem uma planilha que ajuda bastante nestes cálculos.
http://www.apinfo.com/sal.xls

Não esqueçam de somar o FGTS que a empresa deposita todo mês para CLT. Que também faz parte do salário, apesar de você não poder usá-lo. E se você é dispensado de uma empresa, você ainda tem a garantia do seguro desemprego.
Se por algum motivo você precisar de uma licença, o seu salário ainda vai ser garantido, diferente de PJ.

[quote=marcosbrandao]Não esqueçam de somar o FGTS que a empresa deposita todo mês para CLT. Que também faz parte do salário, apesar de você não poder usá-lo. E se você é dispensado de uma empresa, você ainda tem a garantia do seguro desemprego.
Se por algum motivo você precisar de uma licença, o seu salário ainda vai ser garantido, diferente de PJ.
[/quote]

Legalmente sim, mas na prática, se o profissional for importante para empresa, mesmo PJ eles irão pagar seu salário.