fórmula mágica CLT vs PJ

Eu trabalho como CLT mas dando prosseguimento no meu plano (lento) de progredir na carreira penso em mudar de emprego. Já lí todos os posts sobre CLT X PJ aqui no fórum, e gostaria de saber tanto de quem é CLT como de quem é PJ:

ganhando x+beneficios como CLT se eu receber uma proposta de y como PJ quanto deve ser o valor mínimo de y para compensar a mudança?

30% a mais? (y = x + 0.3x)
50% a mais? (y = x + 0.5
x)
o dobro? y = 2*x

existe uma fórmula mágica pra isso?

Eu acho que não existe fórmula mágica.

Existem muitas muitas variáveis.

Por exemplo, se você não vê futuro no seu emprego CLT … não vai aprender nada, não vai crescer em experiência nem nada entonces você não precisa de muito pra sair dele, 30% a mais já paga a mudança.

Agora, você tem um emprego CLT legal, mas quer mudar só por causa do dinheiro, entonces no mínimo 50% a mais pq a encheção de saco vai doer se não for isso.

e por ai vai.

PS: pra quem não viu na javasoft tem uma vaga para densevolver em Java de R$3.100 à R$4.000 :shock: como PJ :wink:

A “fórmula mágica” varia caso a caso. Mas dá para deixar ela quase mágica.
O segredo é escolher um período (normalmente 12 meses) e somar o quanto se ganha nesse período. Então soma-se também quanto se trabalha nesse período. E divide um pelo outro. Pode parecer óbvio, mas quando se fala de ganho mensal é fácil esquecer que normalmente o ciclo de ganhos é de 1 ano (por causa de férias e 13º).

Para calcular o salário mensal, estime o quanto um benefício representa em dinheiro. Se é fornecido estacionamento, considere um aumento de salário correpondente à mensalidade de um estacionamento, etc.
Fica mais difícil falar de Fundo de Garantia, pois apesar de ser um valor que o CLT ganha, fica preso e tem um rendimento muito baixo.