Formulário + Banco de dados

Olá, estou aprendendo Java Web a partir das apostilas da Caelum.

Poderiam me dizer um algoritmo para criar uma FORM em uma página HTML e a partir do submit, mapear e inserir esses dados em um banco de dados?
Dicas de como fazer, frameworks para usar, etc… Tudo que possa ajudar quem está começando.

Obrigado,
Tiago

Tudo isso que você falou tem na própria apostila da caelum :?

Sim, mas é ensinado de várias formas, com várias técnicas, gostaria de saber de que jeito é melhor para eu aprender!

Com a apostila fj-21 vc aprende sobre Servlets, jsp e Struts, com a fj-26 JSF e Hibernate, com a fj-28 VRaptor… são ferramentas diferentes, não há necessariamente a melhor. Eu gosto do VRaptor, mas acho importante ter o conhecimento sobre Servlets, para lidar com as demais ferramentas, assim como é importante conhecer jdbc antes de aprender hibernate.

Um ponto alto dessas apostilas é que elas te incentivam a usar boas práticas, mas não é o foco delas, então você terá que procurar em outros livros, por exemplo, sobre designe patterns, como o Use a cabeça! Design Patterns

Segue a ordem numérica das apostilas que você vai adquirir bons conhecimentos! Flw! :thumbup: