Formulário de questões

6 respostas
P

Olá, quero fazer o seguinte: em um formulário vai ter 5 questões e quero que apareça uma por uma. Tipo vai ter a questão 1 depois com um botão avançar vai aparecer a questão dois e assim por diante. Além do botão avançar quero o botão retroceder. Alguém sabe fazer isso?

O programa que estou usando é o NetBeans.

6 Respostas

Ruttmann

Se for fazer em Swing: Cria um JPanel pra cada questão, e vai trabalhando o setVisible() de cada panel. Assim você vai navegando pelas perguntas.

P

Só que quero criar apenas um JPanel e ir mudando as questões, não quero mudar de janela…

Ruttmann

Só que quero criar apenas um JPanel e ir mudando as questões, não quero mudar de janela…

Opa opa, peraí!

JPanel não é janela. JPanel é um painel que fica dentro de um JFrame, e esse sim é uma janela.

Você também pode criar um único JPanel e ir escondendo e mostrando os componentes de cada pergunta, mas vai ser uma bagunça do cão. Seu código vai ficar mais feio que cair um tombo com as mãos nos bolsos… :stuck_out_tongue:

P

Sou novato, não tenho ideia de como fazer.

Ruttmann

Você primeiro tem que entender como funcionam os componentes do Swing (se é o Swing mesmo que você quer usar).

Vou te deixar esse link pra você dar uma estudada e entender como funciona. Lendo até o capítulo “Using Swing components” já vais ter a noção de como os componentes Swing trabalham, e para que serve cada um.

:wink:

Marky.Vasconcelos

Talvez você nem precise de um JPanel para cada, se todas as questões tem o mesmo formato (ex: um anunciado e um campo para solução).

Nesse caso no botão avançar você só troca os valores dos campos da tela.

Criado 27 de agosto de 2015
Ultima resposta 27 de ago. de 2015
Respostas 6
Participantes 3