formulário javascript

4 respostas
B

acho que é bem básica essa minha pergunta, eu to fazendo um quiz com a mesma estrutura do que está nesse site: http://testeinocente.atspace.com/ mas ele tem um problema, digamos que eu escolha a primeira alternativa na questão 1. mas eu vejo que na verdade é a segunda alternativa, quando eu clico os dois ficam selecionados, e eu não consigo “des-selecionar” a primeira alternativa que eu não quero mais, como eu trato isso? teria que fazer um if pra cada um? ou o que? e como?

outra duvida é que assim que o usuario clicar em resultado eu quero um action que mande um email pra mim com a resposta de cada questão que ele respondeu, como eu faria? eu não entendo muito ainda, só o bem básico :confused:

4 Respostas

A

Nos controles do tipo Radio, coloque o mesmo name.

Assim ele ficará desmarcado automaticamente quando outro controle, de mesmo nome, for selecionado.

B

AbelBueno:
Nos controles do tipo Radio, coloque o mesmo name.

Assim ele ficará desmarcado automaticamente quando outro controle, de mesmo nome, for selecionado.

mas daí vai continuar fazendo o calculo? cada alternativa tem um peso no javascript o name Q1a vale 1 ponto, já o name Q1b vale 2

A

Funciona assim… cada input radio tem uma propriedade value…

No value você identifica o que muda de um pra outro: pode ser um id, ou o próprio peso, se preferir.

B

Olha, aqui ta o exemplo, quero saber o que eu faço pra só pode escolher uma alternativa, e como eu faço pra mandar o resultado de cada questão (value) para o meu email quando o usuario clica em “ver resultado”

<HTML> 
<HEAD> 
   <!-- INSERT PAGE TITLE --> 
   <TITLE>Teste de Gosto por Animais</TITLE> 
</HEAD> 
<BODY TEXT="#000000" BGCOLOR="#87CEFA"> 

<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript"> 
<!-- 

function scorequiz(form) { 

pg1=0
 pg2=0

if(form.Q1a.value!=null && form.Q1a.value=="1") {pg1=1}
 if(form.Q1b.value!=null && form.Q1b.value=="2") {pg1=2}
 if(form.Q1c.value!=null && form.Q1c.value=="3") {pg1=3} 
 if(form.Q2a.value!=null && form.Q2a.value=="1") {pg2=1}
 if(form.Q2b.value!=null && form.Q2b.value=="2") {pg2=2}
 if(form.Q2c.value!=null && form.Q2c.value=="3") {pg2=3}
 if(form.Q2d.value!=null && form.Q2d.value=="4") {pg2=4}

form.SCORE.value =eval(pg1+pg2) 
} 

function clearquiz(form) { 

tally=0 

form.Q1.value="?" 
 form.Q2.value="?" 

form.SCORE.value =eval(tally) 
} 

// --> 
</SCRIPT> 

<form action="http://www.febesky.com/teste/resultado.html" method="POST">

<p align="center">

<B><FONT SIZE=6 face="Cooper Black">Teste de Gosto!</FONT></B><BR> 
<BR>Esse teste vai te mostrar o quanto você gosta de animais</p>
				<P> 
<BR> 
<HR> 

<!-- INSERT YOUR QUIZ QUESTIONS --> 
1. <b>Você gosta de macacos?</b><OL> 

<INPUT TYPE="radio" NAME="Q1a" value="1a" onclick=Q1a.value="1">Sim, muito!<BR>
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q1b" value="1b" onclick=Q1b.value="2">Não. Mas quem sabe? <BR>
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q1c" value="1c" onclick=Q1c.value="3">Talves<BR>
</OL> 

2. <b>Gosta de Lontras?</b><OL> 
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q2a" value="2a" onclick=Q2a.value="1">Eca! São nojentas<BR>
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q2b" value="2b" onclick=Q2b.value="2">ADORO! São tão fofinhas!<BR>
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q2c" value="2c" onclick=Q2c.value="3">Nada contra....<BR>
<INPUT TYPE="radio" NAME="Q2d" value="2d" onclick=Q2d.value="4"> quando elas dão as mãos na agua de barriga pra cima<BR>
</OL> 

<HR> 

<td colspan="2"><INPUT TYPE="submit" VALUE="Veja o resultado" onclick=scorequiz(this.form)> 
<INPUT TYPE="reset" NAME="reset" VALUE="Limpa" onclick=clearquiz(this.form)> 

<P> 
<B>Seu percentual é:<INPUT NAME="SCORE" TYPE="text"></B> 

</form>
</BODY> 
</HTML>
Criado 3 de junho de 2011
Ultima resposta 3 de jun. de 2011
Respostas 4
Participantes 2