Boas pessoal, eu tenho um JPanel, e queria lá meter um formulário para preencher informações de utilizador, tipo nome, idade…
A minha questão é que queria que esses elementos, JTextFields e JComboBoxes e JLabels desses componentes, aparecessem centrados e de uma tamanho fixo, pois como eu consegui ate agora, eles esticam consoante a frame estica,e eu não queria isso…
Como tenho agora é como está na imagem, mas quando aumento, akilo fica horrivel, enorme, e eu n queria isso… E estão todos do mmo tamanho e isso tambem fica mal, mas ja tentei o setpreferredsize dos componentes e o setsize e o setmaximumsize e nada… Uma ajudazita!!!
Amigo, sugiro que você utilize o Netbeans 5.0 ou superior para criar formulários. Ele possui uma lib embutida que resolve o seu problema facilmente.
Faça o teste!!!
Bom, mas imagino que seu projeto esteja pronto e seria muito chato ter que recriar tudo. Outra forma de resolver seu problema, seria utilizar Null Layout como layout do seu JPanel.
usando null layout como se posicionariam as coisas no painel ?? Eu coloquei isso e nao aparece nada… tenho de especificar manualmente onde fica cada componente?
Imagino que você esteja criando seu codigo manualmente. Geralmente, ao se criar interfaces gráficas, é recomendado a utilização de alguma IDE como o Netbeans ou o Eclipse, pois o código é gerado automaticamente. Você apenas seleciona e arrasta os componentes que deseja inserir.
Se desejar incluir manualmente, você terá que informar a posição e tamanho.
Como já disse, aconselho a utilização do Netbeans 5.0 ou superior. Faça o teste.
Pois, mas tou mesmo desenhando a unha, mas pronto, para este projecto vai ter de ficar assim, terei de investigar mais tarde, eu bem tentei com meu IDE, eu uso o IntelliJ e também tem um designer, ele cria um *.form, e eu não soube como fazer bind ao código, para aparecer como frame ou assim… Vou ter de explora isso melhor…
Também estava apanhando para montar interfaces na unha, resolvi baixar o NetBeans que facilita muito essa montagem, depois eu importo o projeto no Eclipse e continuo codificando mas será necessário adicionar o jar swing-layout-1.0.jar.