formulários em jsp

E ae pessoal blz

Estou estudando JSP e Servlets, estou lendo um material que é o seguinte o material ensina a usar o EL ao invés de scripts no JSP, eu estou lendo e não vi muita diferença. Tipo eu envio a informação o servlet executa e manda o resultado em um JSP porém ao invés de eu capturar as informações com scripts java eu uso o EL.

Eu gostaria de saber qual o melhor modo de capturar informações no JSP se é com scripts ou com EL.
Eu gostaria também de pegar umas formas mais avançadas de formulários, por exemplo antes de iniciar em JSP eu já fazia programas para desktop em java ou seja compilado, nos forms em java eu conseguia fazer umas máscaras legal em um campo tipo data ou hora ou seja eu deixava o campo assim: //____
É possível fazer esse tipo de máscara usando jsp?

Com relação em usar EL ou scriptlets(maneira que é chamado scripts em java nas paginas jsp), é muito melhor usar EL, pois deixa o codigo muito mais claro o limpo e tbm é mais performatico.

Mascaras em paginas web vc pode programar via javascript, ou vc pode fazer seus formularios usando frameworks que existem muitos disponiveis.

Prefira EL.

Sim, é possível utilizando Javascript ou algum componente do JSF.

Antes de tudo obrigado a todos pela ajuda.

vocês estão me falando que a solução para as máscaras é usando javascript mas e se eu fizer as máscaras em javascript e o usuário desebilitar o javascript no browser? E uma vez eu vi alguns exemplos do sites em java que até carregava o vm na minha barra de tarefas, por exemplo quando eu acesso o site do bradesco para acessar minha conta ele me joga um teclado virtual em java! e um rapaz deixou um exemplo na net de form com máscaras diz ele que era em java, será que ele fez em java script?

Eo que é JSF? Gostaria de entender! É alguma propriedade em java.

Agradeço a ajuda

Você poderá utilizar uma lógica para tratar esse tipo de problema.

Ele deve ter feito utilizando applets. Como o Banco do Brasil, Bradesco e outros usam.

Legal cara entebdi. Pelo o que eu estou entendendo esse JSF é melhor em interfaces que o applet. Estou certo?
Qual a diferença entre os dois?
Por exemplo na minha máquin esta instalado o jsdk e o tomcat é nele que estou usando jsp, preciso instalar mais alguma coisa para rodar applet ou JSF?
Se for o caso onde eu acho um bom tutorial para aprender a usar o JSF?
Estou começando a desenvolver em JSP e quero usar um bom modo para fazer forms mais dinâmicos

Bom dia,

Se voce esta interessado em conhecer melhor o JSF, recomendo baixar o Oracle JDeveloper 10g, pois nele, ja vem os componentes para JSF e toda a estrutura visual para quem esta iniciando, a feramenta é gratis, e tem no site da Oracle para baixar.

Quanto a saber se ele é melhor q jsp, só usando para ter uma ideia.
Eu, particularmente prefiro JSF, trabalho com ele a algum tempo, e axo muito bom de trabalhar.

Tenta criar algo nele, e voce pode ter uma ideia melhor .

Não, não é melhor, JSF é uma coisa e applet é outra. JSF são componentes para você fazer suas telas JSPs e tudo mais, já applet é um aplicativo java que irá rodar no seu browser.

Pra rodar applet basta colocar o código na sua página e JSF é só colocar alguns .jars e pronto.

[quote=“alexandremanowar”]Se for o caso onde eu acho um bom tutorial para aprender a usar o JSF?
Estou começando a desenvolver em JSP e quero usar um bom modo para fazer forms mais dinâmicos[/quote]

Bem, tutorial bom mesmo de JSF você encontrará no site da Sun, ou aqui.

Por que você não dá uma olhadinha na nova versão do Struts?

Como IDE você pode usar a nova versão do NetBeans, o uso de JSF está muito mais fácil, só arrastar e puxar.

Certo cara entendi, então vou fazer o seguinte eu vou devagar, vou começar usando applets para os meus forms, depois vou testar o jsf.

Eu gostaria de fazer mais uma pergunta, vc mencionou o uso do netbeans, até agora eu estou usando apenas um editor de textos comuns, vc acha mais produtivo usar o netbeans para o a construção dos meus servlest, jsp e applets?

Com certeza, não só o NetBeans mas como o próprio Eclipse WTP e tbm é com o Carneiro mencionou: “no NetBeans, o uso de JSF está muito mais fácil, só arrastar e puxar”.
E outra: Editor de textos comuns para programar java, na minha opinião, já estão ultrapassados pois hj em dia existem IDE´s q te facilitam muito.

Abs.

Entendi, então vou usar um IDE para desenvolver, gostaria apenas de saber qual é o melhor IDE se é o NetBeans ou o Eclipse? Acredito eu que seja o NetBeans afinal já vem com o jdk mas derrepente estou errado?

As duas IDEs são excelentes. Porém gosto é gosto, tem gente que adora o eclipse e tem gente que ama o NetBeans. eclipse é uma puta de uma IDE, e a nova versão do NetBeans tá show de bola.

Valeu pelas dicas.
Por exemplo como mensionei eu usava editor comum então o tomcat já esta instalado, agora que vou usar o netbeans 5.5 tenho que fazer algum tipo de modificação?
Outro pergunta é a seguinte por exemplo eu crio o projeto e quero testar, basta eu distribuir normalmente como eu fazia antes? Com editor comum eu faço o seguinte eu uso uma estrutura de desenvolvimento aí crio os servlets etc, aí eu compilo as class e jogo na erstrutura de distribuição do tomcat reinicio o tomcat e testo no browser. Usando o Netbeans eu faço dessa mesmo forma ou vai ter diferença?