formulários em jsp

E ae pessoal blz

Estou estudando JSP e Servlets, estou lendo um material que é o seguinte o material ensina a usar o EL ao invés de scripts no JSP, eu estou lendo e não vi muita diferença. Tipo eu envio a informação o servlet executa e manda o resultado em um JSP porém ao invés de eu capturar as informações com scripts java eu uso o EL.

Eu gostaria de saber qual o melhor modo de capturar informações no JSP se é com scripts ou com EL.
Eu gostaria também de pegar umas formas mais avançadas de formulários, por exemplo antes de iniciar em JSP eu já fazia programas para desktop em java ou seja compilado, nos forms em java eu conseguia fazer umas máscaras legal em um campo tipo data ou hora ou seja eu deixava o campo assim: //____
É possível fazer esse tipo de máscara usando jsp?

Com relação em usar EL ou scriptlets(maneira que é chamado scripts em java nas paginas jsp), é muito melhor usar EL, pois deixa o codigo muito mais claro o limpo e tbm é mais performatico.

Mascaras em paginas web vc pode programar via javascript, ou vc pode fazer seus formularios usando frameworks que existem muitos disponiveis.

Prefira EL.

Sim, é possível utilizando Javascript ou algum componente do JSF.

Antes de tudo obrigado a todos pela ajuda.

vocês estão me falando que a solução para as máscaras é usando javascript mas e se eu fizer as máscaras em javascript e o usuário desebilitar o javascript no browser? E uma vez eu vi alguns exemplos do sites em java que até carregava o vm na minha barra de tarefas, por exemplo quando eu acesso o site do bradesco para acessar minha conta ele me joga um teclado virtual em java! e um rapaz deixou um exemplo na net de form com máscaras diz ele que era em java, será que ele fez em java script?

Eo que é JSF? Gostaria de entender! É alguma propriedade em java.

Agradeço a ajuda

Você poderá utilizar uma lógica para tratar esse tipo de problema.

Ele deve ter feito utilizando applets. Como o Banco do Brasil, Bradesco e outros usam.