formulários em servlet e jsp

E ae galera blz

Eu estou estudando JSP e Servlets, e estou iniciando com forms, e gostaria que alguém me explique o seguinte.

Eu criei um forma da seguinte forma:

1)Um form html onde o cliente envia os dados
2)Um XML que define qual servlet será aberto
3)o servlet processa a informação e joga para um JSP trazer o resultado

Esse tipo de form eu já consegui fazer e ficou legal.
Agora eu gotaria de fazer um trabalho diferente. Tipo assim:
O form seria de uma empresa de contabilidade que funcionaria de seguinte forma:
1)o usuário digita o nome e o valor do salário do funcionário em um form
2)Quando ele clicar em “calcular” o servlet avalia o valor da porcentagem que será tirada de inss e retorna na tela o valor do inss.
Só que eu queria fazer isso mais dinâmico tipo não trocar de página, quando eu clicar no “calcular”, o sistema já imprime (na mesma págima) o nome eo valor do salário e embaixo já mostre o valor do inss sem ter que trocar de página ou algo assim.
Eu andei lendo sobre listener e acho que é possível, tipo crio um listener no XML e ele carrega um servlet que já cria as bases de calculos, aí só deixa o valor na página de resposta que é a mesma que o usuário preencheu o form, dessa forma o resulta é mais dinâmico.
Acredito que dessa forma o resultado fica tipo em tempo real.
O XML ficaria + ou - isso:

....
<servlet>
 <servlet-name>ListenerCalculo</servlet>
 <servlet-class>com.example</servlet>
</servlet>

<servlet-mapping>
 <servlet-name>ListenerCalculo</servlet>
 <servlet-pattern>Calculo.do</servlet>
</servlet-mapping>

<listener>
 <listener-class>
   com.example.CalculoInss
 </listener-class>
</listener>
...

Alguém poderia me explicar como fazer isso, eu gostaria de aprender? É possível fazer isso com o java? Exibir resultados em tempo real? Ou eu tenho que enviar para o servlet e gerar o JSP de resultados.
Porque penso assim, se meu form já esta dentro de um jsp e o listener carrega o servlet então o resultado pode ser exibido no jsp que já esta aberto com o form. Certo? Ou estou enganado?

pra vc coneguir fazer um acesso ao servidor e mostrar o resultado se fazer o refresh da pagina, vc vai ter q estudar um pouco de XHTML, ou o bom e velho AJAX, existe muito material aqui no proprio forum sobre isso…da uma pesquisada…

flw!

Certo então no caso o os servlets e jsp servem apenas para criar páginas estáticas mesmo? Se eu quiser algo mais dinâmico preciso usar um ajax ou javascript certo?

as paginas JSP são dinâmicas, pq elas em sua maioria, são “montadas” com dados que foram manipulados pela aplicação, ou seja, em cada momento q forem carregadas, elas podem ter um conteudo diferente ou não…

a treta nesse seu caso, eh o refresh…pq requisições simples entre JSP e Servlets, são feitas sob o protocolo http atraves de request (pedido) e response (retorno)…

uma das coisas q o AJAX faz, na verdade não eh o AJAX mas isso eh outra discussão, é conseguir fazer essa requisição e “tratar” o retorno, sem precisar fazer o refresh completo da pagina…vc faz a requisição atraves de uma função javascript e essa função pega o retorno, e consegue inserir esse retorno em algum local especifico da pagina, num div por exemplo…

espero mais uma vez ter ajudado…

flw

Valeu mesmo! Você ajudou a clarear uma dúvida grande

Valeu mesmo
at+