formulários em servlet e jsp

E ae galera blz

Eu estou estudando JSP e Servlets, e estou iniciando com forms, e gostaria que alguém me explique o seguinte.

Eu criei um forma da seguinte forma:

1)Um form html onde o cliente envia os dados
2)Um XML que define qual servlet será aberto
3)o servlet processa a informação e joga para um JSP trazer o resultado

Esse tipo de form eu já consegui fazer e ficou legal.
Agora eu gotaria de fazer um trabalho diferente. Tipo assim:
O form seria de uma empresa de contabilidade que funcionaria de seguinte forma:
1)o usuário digita o nome e o valor do salário do funcionário em um form
2)Quando ele clicar em “calcular” o servlet avalia o valor da porcentagem que será tirada de inss e retorna na tela o valor do inss.
Só que eu queria fazer isso mais dinâmico tipo não trocar de página, quando eu clicar no “calcular”, o sistema já imprime (na mesma págima) o nome eo valor do salário e embaixo já mostre o valor do inss sem ter que trocar de página ou algo assim.
Eu andei lendo sobre listener e acho que é possível, tipo crio um listener no XML e ele carrega um servlet que já cria as bases de calculos, aí só deixa o valor na página de resposta que é a mesma que o usuário preencheu o form, dessa forma o resulta é mais dinâmico.
Acredito que dessa forma o resultado fica tipo em tempo real.
O XML ficaria + ou - isso:

....
<servlet>
 <servlet-name>ListenerCalculo</servlet>
 <servlet-class>com.example</servlet>
</servlet>

<servlet-mapping>
 <servlet-name>ListenerCalculo</servlet>
 <servlet-pattern>Calculo.do</servlet>
</servlet-mapping>

<listener>
 <listener-class>
   com.example.CalculoInss
 </listener-class>
</listener>
...

Alguém poderia me explicar como fazer isso, eu gostaria de aprender? É possível fazer isso com o java? Exibir resultados em tempo real? Ou eu tenho que enviar para o servlet e gerar o JSP de resultados.