O Problema:
Eu preciso criar formulários JSF dinamicamente. Basicamente, eu não posso criar um formulário em meu .jsp/.xhtml, seja lá qual for o idioma, desta forma abaixo porque o layout dos meu formulários são definidos/parametrizados em banco de dados (longa história):
<f:view>
<h:form>
UserID: <h:inputText value="#{mgr.userID}"/>
<br/>Password: <h:inputText value="#{mgr.password}"/>
<br/><h:commandButton value="Login" action="#{mgr.loginAction}"/>
</h:form>
</f:view>
Quando eu digo que o layout dos meus forms vem do banco de dados, me refiro a regra de negócio que indicará, entre outras, por exemplo, que um campo “input” tem tamanho X, é posicionado no local X, etc. Então eu terei um “motor/builder” que irá processar tais regras e, consequentemente, mostrar/apresentar/renderizar isso num browser (resumidasso).
A Solução:
NÃO SEI AINDA porque não sei como criar formulários usando JSF/Richfaces/Facelets dinamicamente.
Eu não uso puro-e-simplesmente um servlet porque o core do MVC de minha app o é JSF e, portanto, não gostaria de perder suas validações, conversões, entre outros recursos.
Sei que é bem possível manipular a UIComponent base do JSF, mas como não sou tão hard-user do JSF tenho alguns medos, anseios, etc.
Pois é amigos, eu sinto cheiro de “gamba” a vista. Mas antes recorro a vós para uma última opinião.
Um forte abraço,
Daniel