Fortran

14 respostas
H

Alguém ai já programou em fortran?
Tenho q aprender isso ate 26-06-2005…
Preciso de ajuda!
[]´s.

14 Respostas

Luca

Olá

Tempo de sobra! Comece logo que em uma semana no máximo estará multiplicando matrizes, resolvendo simplex, descobrindo eingenvalues, etc. e tal. Mas me diga para matar minha curiosidade qual Fortran vai usar.

[]s
Luca (Programei Fortran por mais de 10 anos a partir de um cursinho de 7,5 horas)

H

Fortran 90 se naum me engano…
eh pro trabalho da faculdade.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

H

Olhando melhor a especificação do trabalho,devo falar de todas as versões do fortran,ressaltando suas diferenças por meio de codigos.

Luca

Olá

O 90m é bem mais complexo do que aqueles que eu usava. E ond vai rodar? Linux? E qual fortran vai usar? Comercial ou Free?

[]s
Luca

H

kra,eu queria usar free…
mas naum sei onde arrumar compilador e outras coisas.
Gostaria de testar no linux e no windows.

Luca

Olá

Procure saber na Facul., existem alguns Fortrans free. Aqui comigo não tenho a lista. Boas googladas a vista.

[]s
Luca

H

valeu pela atençao!
[]´s.

fmeyer

se vc usar um linux slackware full :stuck_out_tongue: … existe um compilador instalado por default
o g77 … eu particularmente não gosto de fortran … aquelas regras de colunas são uma frescura q só … :stuck_out_tongue: … mas antes q alguem me critique … eu sei pra q serve … hehehe

T

No meu tempo o mainframe da faculdade tinha o Fortran 77 (ou 80), não lembro mais qual era a versão que a IBM tinha instalado lá.

Eu até ia lhe dar um conselho, muito idiota por sinal, de pedir para alguém lhe arranjar uma conta de mainframe que tivesse acesso ao compilador Fortran.

Problemas com esse conselho:

• Que faculdades ainda têm mainframes?
  • Que faculdades têm esse compilador Fortran 77 (ou 80)?
    Isso era no tempo em que uma fita de computador enorme continha 10 MB, e se usavam disquetes de 8 polegadas.
  • Quem é louco suficiente de usar essas velharias?

Acho que tenho de revisar meus conhecimentos de Fortran… O ambiente mudou completamente. Ainda bem que pelo menos não tenho cartões perfurados em casa.

chaos

Dá uma olhada no fórum do Giboia Linux que na área de Programação tem um truta meu que faz Doutorado na USP usando Fortran.
O cara pode te ajudar bastante até nessas diferenças entre versões.

Faloha

Luca

Olá

Manta, você saberia o nick neste fórum de Linux do seu truta?

Seu post foi bem pouco esclarecedor.

[]s
Luca

chaos

Bom, era só postar lá que ele mesmo ia aparecer pra responder…

Mas procura pelo SGhost.

Faloha!

Operador_Nabla

Não sei se ajuda, mas aqui vai um link para a especificação da linguagem FORTRAN 77 (dá pra aprender com ela numa boa, como se estivesse lendo um livro sobre a linguagem).

http://www.fortran.com/fortran/F77_std/rjcnf.htm

Sobre compiladores free, talvez o mais popular seja o G77 (parte integrante do GCC 3.x), que suporta a linguagem 77 com algumas extensões da 90. O GCC 4.0 já traz um compilador FORTRAN 90/95, mas ainda não recomendo usar (se você quiser um compilador FORTRAN 95, recomendo dar uma olhada no compilador da Intel, embora não saiba se seja free).

Concordo. O formato “fixed form” do FORTRAN 77 é chato. Se não fosse o Emacs arrumar isso tudo direitinho pra mim, eu ficaria louco…

Ainda bem que FORTRAN 90/95 já é “free form”.

H

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Criado 19 de maio de 2005
Ultima resposta 25 de mai. de 2005
Respostas 14
Participantes 6