Fórum de idéias e projetos

Oi pessoal!

Acredito que como eu, muitos de vocês tem diversas ideias de projetos, sistemas, frameworks no seu dia-a-dia enquanto estão lendo algo, no meio de alguma aula ou qualquer tempo vago. Ai você chega em casa a noite, abre o Eclipse e manda bala!
Em certo ponto do seu projeto você percebe que precisa criar um modulo em C, ou uma interface mais sofisticada do que aquele tutorial do android ensinou. Nesse ponto podem ocorrem duas coisas: você desiste por que não tem conhecimento necessario; ou você começa a aprender a tal técnologia, percebe que vai ter que aprender muito para chegar onde quer e desiste por que não tem tempo disponivel para tal.

O ponto que quero chegar é o seguinte: todos temos ideias e vontade de torna-las realidade. Alguns nem tanto, mas querem fazer parte de algum projeto legal. Por não juntar o util ao agradavel?

A ideia inicial é de, com a ajuda da administração do GUJ, criar um forum destinado a expor nossas ideias e recrutar pessoas, membros da comunidade, para nos ajudar a executa-las! Assim a comunidade se torna mais unida, pessoas envolvidas em projetos vão se cohecer, tornar-se amigos, contatos profissionais, o jovem estudante vai ter oportunidade de se juntar a um projeto aprender algo novo, sem falar no numero de bons projetos que podem aparecer por ai.

Bem, fica ai minha visão e aguardo um feedback.

Já vi diversas pessoas falarem aqui: estou com a idéia x. Alguém aí topa?

E várias pessoas toparem ou não.

Poste a sua aqui pro c v.

Não sei c vão criar, mas também não vejo essa necessidade. [=

É, eu particularmente fico sempre com um pé atrás.

As idéias que eu tenho, tem fins lucrativos e é difícil achar alguém confiante para tocar o projeto junto.
1º: Tem que saber se o cara tem o conhecimento necessário mesmo, ou se ele só tá acreditando na idéia e querendo participar pra ganhar um dinheirinho extra em cima da idéia
2º: Saber se mesmo que o cara ajuda, ele não vai dar um jeito de ‘sumir’ com o projeto (Pegar a idéia, construir sozinho e pegar todos os créditos)
3º: Saber se o cara que vai ajudar, vai se empenhar mesmo.

já é dificil achar alguem que conheco pessoalmente, imagina pela internet, rs

ps: Eu nao queria postar nada pra ver oq vai dar, pois nem todos são igual a mim, e sei que tem mta gente ai que pode colaborar sim, mas também é certo eu expor minha opinião

[quote=igor_ks]É, eu particularmente fico sempre com um pé atrás.

As idéias que eu tenho, tem fins lucrativos e é difícil achar alguém confiante para tocar o projeto junto.
1º: Tem que saber se o cara tem o conhecimento necessário mesmo, ou se ele só tá acreditando na idéia e querendo participar pra ganhar um dinheirinho extra em cima da idéia
2º: Saber se mesmo que o cara ajuda, ele não vai dar um jeito de ‘sumir’ com o projeto (Pegar a idéia, construir sozinho e pegar todos os créditos)
3º: Saber se o cara que vai ajudar, vai se empenhar mesmo.

já é dificil achar alguem que conheco pessoalmente, imagina pela internet, rs[/quote]Pois é. Eu penso o mesmo.
Se for para algo open source eu vejo que é mais fácil de ver idéias e conseguir parceiros.
O problema são os parceiros que falam que vão querer ajudar e depois de 1 semana já correm. ^^

O pontos que vocês levantaram fazem sentido.

De fato que projetos com fins lucrativos devem ser levados com cuidado na divulgação e na composição do time mas projetos abertos torna isso mais flexivel permitindo que varias pessoas colaborem e aprendam com ele.

É sempre dificil lidar com pessoas, ainda mais desconhecidos. Contudo, não podemos excluir a possibilidade de isso acontecer. Da mesma maneira que trabalhamos com “pessoas que não prestam”, também temos ótimos companheiros de equipe e como fazemos parte de uma comunidade, nossa reputação é dilvulgada internamente de certa forma.

Sobre divulgação de projetos no fórum, faz tempo que não vejo. Quando aparece algo, costuma ser algo “pronto” que um desenvolvedor fez sozinho, o que normalmente não potencializa a ideia inicial pois você não tem um contraponto para dizer o que esta ruim ou errado.

[quote=Mikhas]O pontos que vocês levantaram fazem sentido.

De fato que projetos com fins lucrativos devem ser levados com cuidado na divulgação e na composição do time mas projetos abertos torna isso mais flexivel permitindo que varias pessoas colaborem e aprendam com ele.

É sempre dificil lidar com pessoas, ainda mais desconhecidos. Contudo, não podemos excluir a possibilidade de isso acontecer. Da mesma maneira que trabalhamos com “pessoas que não prestam”, também temos ótimos companheiros de equipe e como fazemos parte de uma comunidade, nossa reputação é dilvulgada internamente de certa forma.

Sobre divulgação de projetos no fórum, faz tempo que não vejo. Quando aparece algo, costuma ser algo “pronto” que um desenvolvedor fez sozinho, o que normalmente não potencializa a ideia inicial pois você não tem um contraponto para dizer o que esta ruim ou errado.[/quote]Eu vejo o seguinte.
Se você tem uma idéia e quer compartilhar vem aqui e posta, mas c já teve dificuldade com isso é mais fácil começar e terminar sozinho.
Se a pessoa quer participar de algo, é mais fácil criar um post assim: “to afim de entrar em algum projeto. tem alguem aí afim?” ou algo do tipo.

Realmente é algo que eu não vejo como prática aqui no guj. Mas por que não começar de algum modo, né?

Caras, eu apoio a criação de uma comunidade baseada no cooperação mútua.

Tomo como exemplo o Fórum UOL Jogos. Frequento ele todo dia, e é incrível ver como o pessoal tem uma comunidade gamer boa!

Já negociei com alguns usuários de lá que sequer faço idéia de quem sejam. Eles criaram um sistema de recomendações muito bom, listando os users confiáveis para negociar.

Acho que isso poderia ser adaptado para a realidade em questão.

Considero ser uma boa idéia!

1 curtida