Muitos usuarios do GUJ, inclusive novos, sentem falta da boa e velha discussão, que só se encaixa bem nesse forum aqui.
Infelizmente, ele está com visual datado, não responsivo e as features já não condizem mais com o tempo. A ideia é migrá-lo para um visual como a do GUJ Respostas (https://github.com/caelum/mamute), adaptando o Respostas para aceitar também discussões. De início seria algo básico para teste: uma pergunta seria um tópico, e dessa vez as respostas seriam ordenadas cronologicamente. O sistema de votação já ajuda a moderar possíveis flamewars. Há várias dúvidas: manteríamos os comentários dentro de cada resposta? Paginação ou scroll infinito? Como separar em subforuns, ja que temos apenas tags?
O que você acha?
lembrete: obviamente não chegaremos a um consenso. o objetivo é garimpar melhorias, ideias e a melhor forma de migrar com o tempo as questões.
Eu particularmente gosto muito deste formato de fórum, afinal, é algo que faz parte da minha vida já fazem alguns anos. Parece que ainda estou em 2005, 2006 quanto estou em locais como Guj, Clube do Hardware e outros. Mas é fato que um dia as coisas precisam mudar.
Eu acho o formato do Guj Respostas e do StackOverflow muito bons quando precisamos de algo fluído, como uma dúvida corriqueira, mas não sei se eles se adaptam num formato de fórum como o Guj.
Meus dois centavos são: basear-se num fórum semelhante ao MSDN, já que ele consegue misturar um pouco desse estilo “pergunta x discussão”. Ou então, basear-se num formato semelhante ao do Kusaba X. Está certo que o Kusaba é para imageboards e acredito que a maioria aqui não queira algo do tipo no Guj, mas se mantiverem um design minimalista, semelhante ao Kusaba ficaria ótimo.
Sei que talvez não seja a resposta que espera, mas gostaria de deixar minha opinião: Há alguma maneira de manter esse aqui da maneira que é? Ou adicionar algumas poucas melhorias, gosto muito desse formato!
[quote=Júlio Murta]Eu particularmente gosto muito deste formato de fórum, afinal, é algo que faz parte da minha vida já fazem alguns anos. Parece que ainda estou em 2005, 2006 quanto estou em locais como Guj, Clube do Hardware e outros. Mas é fato que um dia as coisas precisam mudar.
Eu acho o formato do Guj Respostas e do StackOverflow muito bons quando precisamos de algo fluído, como uma dúvida corriqueira, mas não sei se eles se adaptam num formato de fórum como o Guj.
Meus dois centavos são: basear-se num fórum semelhante ao MSDN, já que ele consegue misturar um pouco desse estilo “pergunta x discussão”. Ou então, basear-se num formato semelhante ao do Kusaba X. Está certo que o Kusaba é para imageboards e acredito que a maioria aqui não queira algo do tipo no Guj, mas se mantiverem um design minimalista, semelhante ao Kusaba ficaria ótimo.
[/quote]
1
Na minha opinião tem que manter o que dá certo, do jeito que é aqui. Modernizar sem radicalizar. Não matem o GUJ de vez.
MSDN (como o colega falou) e HTForum são bons exemplos que passaram por modernizações e novas features sem serem radicais contra a cultura de forum:
Aí vai minha contribuição e espero que ajude em algo =)
[quote=Paulo Silveira]manteríamos os comentários dentro de cada resposta?
[/quote]
Eu acredito que não, pois sem comentários em respostas, a discussão iria fluir melhor. Além disso, se os comentários forem deixados em respostas, acredito que u usuário pode ficar em dúvida se faz um novo “post” pra responder um outro usuário, ou se realmente adiciona o comentário propriamente dito. Acredito que seria difícil manter um padrão. Temos também o problema de um simples post receber uma quantidade gigantesca de comentários, que também prejudicaria o fluxo da conversa.
Acredito que paginação seria mais interessante, pois imaginem um tópico como o EVGD: Códigos Toscos: http://www.guj.com.br/java/30384-evgd-codigos-toscos que tem 66 páginas hoje, aí eu abro o fórum pra mostrar pra um amigo e sei que o conteúdo que desejo está na página 63… imagine o tanto de scroll que eu teria que usar até chegar lá?
Talvez separar as tags mais populares e torná-las também “tags de fórum”, por meio de votação ou algo do tipo. Edit: Agora que fui entender a pergunta ~.~
Uma combinação de tags? Por exemplo, um tópico com as tags “java” e “java-ee” seria localizado no fórum “Java” e no subforum “Java EE”, o restante das tags (desde que não influenciem na localização do tópico) seriam ignoradas. Não sei se é muita viagem isso que falei.
Eu particularmente gosto muito do modelo de fórum que conhecemos e me sinto bem “em casa” usando o GUJ, então na minha humilde opinião, quanto mais fiel ao modelo atual for esse novo visual, acredito que seria o ideal =)
Como eu sou velho e saudosista… Eu amo coisas com cara de anos 2000 e é isso que me faz vir ao GUJ todo dia pelo menos 1 vez. Não queria que o Orkut tivesse acabado (entrei em 2 comunidades que tinham lá até o último dia), etc.
Mas você está certo, não dá pra excluir da discussão a galera que quer acessar de outros devices. Eu mesmo já fiquei curioso sobre o andamento de uma discussão enquanto estava no ônibus, mas nem tentei abrir do Smart.
Acho Paulo que deve ser como é aqui. Abre-se a discussão e as respostas dadas (sem comentários, pois poderiam sujar a sequencia) vão sendo mantidas em ordem cronológica e paginadas.
Se possível criar uma marcação de flame nos comentários, mas fugir ao máximo de pontuação. Pontuação NÃO SERVE DE JEITO NENHUM para nosso Off. Podia rolar uma marcação de Flame nos tópicos que as pessoas marcassem a fim de avisar os moderadores.
Só me explicando, o que teria de pontuação negativa só por conta de opinião em contrário…
Creio que isso manteria o formato e a migração seria menos dolorosa…
Acredito que paginação seria mais interessante, pois imaginem um tópico como o EVGD: Códigos Toscos: http://www.guj.com.br/java/30384-evgd-codigos-toscos que tem 66 páginas hoje, aí eu abro o fórum pra mostrar pra um amigo e sei que o conteúdo que desejo está na página 63… imagine o tanto de scroll que eu teria que usar até chegar lá?
[/quote]
Ótimo ponto! Talvez até daria pra misturar os dois, ou seja, utilizar o scroll infinito, mas com indicadores de páginas. Assim daria pra carregar a partir da página 63 (claro que sem carregar as anteriores junto) e usar o scroll infinito pra acompanhar até a página 66.
Olá Paulo, pessoal, o GUJ é o maior fórum sobre Java e programação do Brasil, e já virou tradição faz tempo, todos desenvolvedores que conheço acessam o GUJ, é uma referência muito forte.
Acho que adicionar novas features é legal, mas claro mantendo a essência do fórum, deixando o fórum melhor do que já é, e manter claro todo o histórico, afinal são vários anos de muita informação importante que resolve diversos problemas.
Talvez manter resposta em baixo de resposta, o que acham?
Acho interessante separar por subfóruns e manter as tags.
Bom isso é claramente uma junção do sistema de votação de respostas com o fórum tradicional do GUJ, acho que ficaria muito bom.
Mesmo no GUJ Respostas vejo o pessoal se confundido muito com quando usar um comentário ou criar uma nova resposta.
Para discussões, acredito que só manter respostas é suficiente (e uma maneira de citar prévias respostas)
Eu reparo aqui que muitas discussões se aplicariam a mais de um fórum ao mesmo tempo. Muita gente até posta múltiplas vezes o mesmo tópico por isso. E a gente reclama pra não fazer isso.
Acho que poderíamos usar as tags como se fossem subforuns. E um jeito de navegar através delas.
[quote=misterzire]Legal usar o que o pessoal gosta do forum de discussão para melhorar o guj respostas mas a princípio não acho válido acabar com esse forum.
[/quote]
Pois é, mas está difícil considerarem o que a maioria dos usuários desejam, manter o formato de funcionamento, só evoluindo o layout e acrescentando características usadas em fóruns mais avançados, como MSDN. E não ficar forçando a barra pra adaptar o formato do stack overflow em fórum. Não precisa inventar moda, é só observar os fóruns de discussão mais atuais.
Função de Negativar em discussões não faz o menor sentido, seria grotesco. Teria que ter apenas “relatar abuso”.
[quote]Pois é, mas está difícil considerarem o que a maioria dos usuários desejam, manter o formato de funcionamento, só evoluindo o layout e acrescentando características usadas em fóruns mais avançados, como MSDN. E não ficar forçando a barra pra adaptar o formato do stack overflow em fórum. Não precisa inventar moda, é só observar os fóruns de discussão mais atuais.
Função de Negativar em discussões não faz o menor sentido, seria grotesco. Teria que ter apenas “relatar abuso”.[/quote]
Concordo com numero gênero e grau.
E melhor da apenas um tapa nessa layout deixar ele responsivo e mais algumas funcionalidades.
Também concordo que seria horrível um forum de discussão com pontuação.
Esse também é um ponto sério. Serviria apenas para atrair trolls e pessoas sem vida fora da internet que passam o dia todo criando fakes para se auto pontuar, assim como fazem no yahoo respostas
a) Ações em massa para moderadores (é difícil ter que apagar uma a uma mensagem de spammers);
b) Mais AJAX e menos postback. Sem a necessidade de trocar de página para responder a uma dúvida ou editar o tópico (esse já permite a edição do tópico com 2 cliques, um dos recursos que mais uso - mesmo hoje sendo tão limitado).
c) Um tapa no design - deixando o fórum mais clean;
e) Um botãozinho para marcar o tópico como resolvido / encerrado - similar ao que já tem no respostas.
f) Funcionar nos dispositivos móveis, incluindo celulares.
Outras coisas desejáveis, mas ao meu ver, não imprescindíveis:
a) Um editor mais amigável para as questões - WYSIWYG;
b) Permitir responder os tópicos dando reply no e-mail enviado pelo fórum (nesse caso, o e-mail também deveria enviar o texto do último comentário - estilo facebook);
c) Permitir ver o histórico de edições de uma determinada resposta.
Acredito que uma coisa que deve ser feita para deixar bem claro a diferença entre uma Discussão de forum e uma pergunta que deve ser feita no guj respostas… até por que teoricamente antes você podia fazer a mesma pergunta no Guj e no stackoverflow e dependendo do assunto.
Mas como um forum com gamification é bem zoado vejo varias vezes alguém tomando “negative” por postar no lugar errado ou pelo tipo de pergunta feita, ja que atualmente o GUJ esta praticamente escondido no link “Discussões” e ja não quer mais dizer “grupo de usuários java”
Gostaria de parabenizar a iniciativa de tirar o GUJ do buraco espero que de certo =), poxa era tão da hora aqui antes o pessoal tava sempre participando diariamente, hoje em dia tu ve como ta miado que tem forums sem post a mais de uma semana, nem os famosos até engraçados flamewars tem mais ;(.
[quote=ViniGodoy]
a) Um editor mais amigável para as questões - WYSIWYG;[/quote]
Isso faria tanta diferença na usabilidade do fórum que eu arrisco dizer que é imprescindível até!