fórum sobre código limpo

Bem, é só uma idéia para o pessoal da moderação, e é claro, se os usuários apoiarem também, mas acho que seria interessante termos um fórum específico sobre “código limpo”, coisas do tipo, bons nomes de variáveis, o que é uma classe ou método coeso, etc. Basicamente tópicos discutidos em livros como o Clean Code ou o Code Complete, geralmente esse tipo de discussão pega carona em outros tópicos e não pode ser muito explorado para a thread não sair do seu assunto, e aí, qual a opinião da galera ?

To terminando o Clean Code do Tio Bob aqui e com certeza evolui infinitamente lendo esse livro! Um fórum disso seria uma ótima idéia!

Gostaria de saber mais informações sobre este livro, por favor.

Então cara, sobre o livro:

Sensacional! Mostra realmente boas práticas (no nível do código) que fazem toda a diferença. Ele pega alguns códigos reais de projetos open source e mostra alguns pontos que podem melhorar e tal. Na ultima parte do livro tem uma série de estudos de caso práticos de como melhorar a qualidade do código. Muito interessante mesmo.

Depois dele é legal ler o Effective Java do Joshua Bloch e depois dar uma olhada no P of EAA do Fowler. Meio que é uma subida gradual no nível de abstração do desenvolvimento de softwares.

Abraços

[quote=Link_pg]Então cara, sobre o livro:

Sensacional! Mostra realmente boas práticas (no nível do código) que fazem toda a diferença. Ele pega alguns códigos reais de projetos open source e mostra alguns pontos que podem melhorar e tal. Na ultima parte do livro tem uma série de estudos de caso práticos de como melhorar a qualidade do código. Muito interessante mesmo.

Depois dele é legal ler o Effective Java do Joshua Bloch e depois dar uma olhada no P of EAA do Fowler. Meio que é uma subida gradual no nível de abstração do desenvolvimento de softwares.

Abraços[/quote]
Algúem leu a tradução brasileira do Clean Code pela Atlas Books? É Aceitável? Já tive algumas tristes experiências com as traduções dela.

Eu li metade em ingles e to lendo o resto (ou melhor re-lendo) em português. Pagina 200 e até agora normal.

Quer dizer, alguns pequenos erros, mas nada pra começar a chorar e reclamar pra mãe.

Obrigado pela indicação, já está na lista 8)

Ta na minha lista a algum tempo, só não tive um brecha pra compra-lo, mas pretendo ler em ingles mesmo.