Frames em JSF 2.0? Como recarregar apenas uma parte da página

4 respostas
S

Bom pessoal, estou com a seguinte dúvida:

A página esta dividida em 3 partes, uma nunca muda, a outra exporadicamente, e uma terceira constantemente.

Estou fazendo uso do include, mas a navegação fica indo de uma página para outra, e recarrega tudo novamente.

Agora comecei a usar uma página principal, e ficar ‘renderizando’ alguns componentes, com ajax,
porém fazendo isso o código desta página vai ficar enorme, e ainda (imagino eu) que a página vai ficar pesada devido
aos vários scripts (não tenho certeza quanto a isto).

Tem como eu utilizar frame, e carregar apenas aquele frame em JSF? Não tenho ideia de como fazer.
Assim ficaria muito mais facil para eu desenvolver e posteriormente dar manutenção, atualização, etc…

Grato,
Filipe D.

4 Respostas

dev.rafael

Vc testou p/ ver se a sua página fica pesada? Se vc ainda não testou então teste primeiro ao invés de ficar se preocupando em achar soluções p/ problemas q vc pode nem ter!!

S

É que falta muiita coisa ainda. Estamos apenas começando.

Serão uns 5 frames dos que mudam constantemente, sendo que dois destes teram um applet.
Mas no momento ainda não estou muito preocupado com o desempenho, é mais pela organização para
desenvolvimento e manutenção.

Estou pensando em fazer algo assim

<p:commandButton id="cbR" update="contexto" actionListener="{frameMB.selectedNode}"> 
</p:commandButton>

<h:panelGrid id="contexto" columns="1" >
          <ui:include src="#{frameMB.frameCentral}" />
</h:panelGrid>

mas ainda não testei.
E o src, caminha da página, vai ficar Amarrado ao maneged Bean. :(
Fica para semana que vem.

obrigado.
[]'s,
Filipe D.

andreiribas

Para seu caso, estude a tecnologia Portlets,

em que um portlet é uma pequena aplicação web, que não é montada como um jsp próprio, mas incluída em uma jsp, como exemplo disso pegue o Igoogle,

Com ele você pode colocar várias “mini-aplicações” na sua página, em que um não interfere com o outro.

Flavio_machine

Ow sirfolgado como vc coloca uma tag do primafes e nem fala pro cara que tem que usar ele kkkkkkkk.
Com o richfaces eu uso o
<a4j:region renderRegionOnly=“true” ></a4j:region>

Criado 1 de outubro de 2010
Ultima resposta 1 de out. de 2010
Respostas 4
Participantes 4