Caros,
Estou com uma duvida cruel!!!
Para estar acompanhando o andamento do mercado, gostaria de saber qual é o framework MVC e de Persistência mais usado atualmente e uma biblioteca para trabalhar com AJAX
Atenciosamente,
Rodox
Caros,
Estou com uma duvida cruel!!!
Para estar acompanhando o andamento do mercado, gostaria de saber qual é o framework MVC e de Persistência mais usado atualmente e uma biblioteca para trabalhar com AJAX
Atenciosamente,
Rodox
Eu to trabalhando bastante com jsf(mvc) com richfaces(ajax) e hibernate(persistencia) são ótimos e tem me servido bem no que eu precisei até agora, fica ai a minha dica!
Abraço!
De acordo com uma pesquisa aqui no GUJ:
http://www.guj.com.br/posts/list/15/122768.java#666369
http://www.guj.com.br/posts/list/122767.java#664169
JSF MVC
HIBERNATE Persistencia
Facelets + Richfaces
Eu usaria:
VRaptor MVC
Hibernate + Spring Persistencia
Prototype ou JQuery Ajax
O que mais vejo no mercado de java web é
struts
hibernate/jpa
jsf (richfaces/facelets/ajax)
spring
fora os webservice que a procura aumenta cada vez mais…
Rodox, conforme o Pedrosa já mostrou, há vários tópicos relacionados a sua dúvida. Bom feriado.
Dificil encontrar uma explicacao racional para nao usar o Mentawai. Vou tentar algumas nao muito racionais, mas compreensiveis.
:arrow: Meu chefe quer que eu use JSF porque eh uma especificacao da Sun.
:arrow: Meu “mestre” sugeriu XXXXX e ele eh muito foda, entao ele deve saber o que estah falando, mesmo que ele nao seja lah muito isento para sugerir isso. E eu tb estou doido para ser aceito no grupinho dele.
:arrow: Eu prefiro component-based over action-based, porque eu posso reutilizar os componentes, mesmo que eu nao saiba o que eh um componente e mesmo que eu soh vah usar um ou dois componentes tolos na minha aplicacao ou porque eu vim do VisualBasic e do Delphi e eu prefiro trabalhar com uma aplicacao web pensando como eu fazia numa aplicacao desktop.
:arrow: Eu prefiro usar JRuby on Rails porque todo mundo fala de Ruby on Rails e eu quero tirar onda com os meus amigos.
:arrow: O Mentawai foi feito pelo Sergio, e eu nao gosto muito do Sergio, entao eu preciso nao gostar do Mentawai tb, mesmo que eu nao consiga encontrar um bom motivo para nao gostar do Mentawai.
Explicacoes racionais para usar o Mentawai:
Nao tem qualquer XML ou Annotation. (leia o site do Mentawai para entender porque isso tem varias vantagens)
Eh verdadeiramente full-stack, ou seja, todos os problemas de uma aplicacao web jah foram resolvidos pra vc e nao apenas o controlador.
Possui tags poderosas, essenciais e extremamente uteis para qualquer projeto web. (Ex: paginator tag, conditional tags, form tags, etc.)
Estah ai desde 2005, com documentacao em portugues e ingles.
Possui forum e comunidade bastante ativo.
Enfrentou a elite do GUJ e sobreviveu, com centenas de casos de sucesso e usuarios satisfeitos, tanto no nivel empresarial quanto particular.
Dificil encontrar alguma coisa que ele nao faz ou algum problema de uma aplicacao web que ele nao resolve.
Feito desde do inicio para ser simples, agil, produtivo e facil de aprender e usar. Projetos prontos e no ar em pouco tempo.
Se vc tem personalidade e independencia de raciocinio e deseja conhecer o Mentawai, pode comecar por aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/0/2125.page
Olha o Merchan do Mentawai feita pelo Sergio ai em cima. rs !
Bom rodox vou dar minha opnião. Existem diversos frameworks ai cada um com suas caracteristicas e defeitos. Como você perguntou qual o framework MVC e de Persistência mais usado atualmente e uma biblioteca para trabalhar com AJAX vou responder a essas perguntas.
Como framework MVC, atualmente muitas empresas possuem em seu portifólio aplicações desenvolvidas com struts, logo se você deseja fazer manutenções é bom conhecer o struts. Em novas aplicações algumas empresas usam Spring e JSF, EJB 3 e Struts 2.
Para bibliotecas Ajax, temos as jQuery, dojo, prototype e ExtJS(Essa é uma lib javascript para criação de interfaces Ricas. Que eu saiba é pouco usado, mas pode ser um diferencial se você conhecer um pouco).
Não podemos esquecer do DWR também.
Agora existem uns frameworks que mercem atenção como o flex, GWT e o GWT-EXT(GWT + Extjs).
Espero ter ajudado.
Abraços.
Bom… na minha OPINIAO… seja boa ou ruim ai vai ela.
Se pensarmos em Vraptor e Mentawai é como o Sérgio diz, isso é fato, que o GUJ (entenda como quizer) adora o VRaptor isso é um fato, agora se o Vraptor é outra história, o Vraptor parece que ta sendo feito do zero, isso é um bom sinal ? Nao sei… depende… quem sabe…
O Vraptor tem por traz uma empresa e amigos que tem “nome” dentro do GUJ e que eu sempre vi uma certa perseguição com relação ao Sérgio, seja o Sérgio errado ou não.
Eu uso mentawai, mas sempre que me perguntam qual usar sempre cito veja sobre Mentawai e Vraptor (basta ler todos os meus posts sobre o assunto), o motivo é sou verdadeiro e luto pelos projetos nacionais, e participo tbm hoje estou em 3 projetos gosto de estar presente sempre em cada um…
O jogo sujo que rola aki, é revoltante, é pura sacanagem, mas a vida segue o Sergio vai continuar com as opniões dele e vice-versa…
Um ponto bacana é que o cara teve coragem de criar algo e bancar sua ideia… sua historia ta feita… a verdade é que os outros vaum passar e nao vaum deixar nada… sucesso ou insucesso… vai pra debaixo da terra e pronto, ninguem lembra.
Existem varios casos de sucesso opensource e todos chegaram a isso pelo apoio e adoção de comunidades, no Brasil é complicado o povo só quer os finalmente meter o dedelho nao tem coragem…
Lembra até quando eu jogava games online… brincava num server nacional e as vezes em servers americano, a grande diferença era a mentalidade, o objetivo, a visão de cooperação que aqui não tem, não adianta é chover no molhado.
Sérgio na boa, cara esquece… quando tiver que falar chega e fala das ideias do mentawai o que é para que serve e &¨#*$( bixo… tu vai ficar chovendo no molhado…
Faça sempre isso…
e ponto nao adianta.
Lembro-me da noticia que eu mandei para o GUJ que vc pediu o que houve com ela ? Boicote, simplesmente não postaram é ISSO AI…
Essa é a “COMUNIDADE GUJ” ou o Grupo de Usuario de ALGUNS fica melhor o nome.
Calma Borel ? Qual a razão de toda essa revolta.
Apesar de eu achar que você foi um pouco rude, eu concordo com você em relação aos projetos nacionais.
Gosto do Mentawai e acho que as empresas brasileiras deveria usá-lo. Mas se pensarmos em mercado, não sejamos hipócritas. Grandes empresas preferem os frameworks mais utilizados e neles se encaixam Strus e JSF.
1 razão para não usar VRaptor ou Mentawai: integração com o mundo. porque? Simples, fora do Brasil, não é tão conhecido. Podem postar 100 casos de sucesso, vai, até 1000, se pegar o JSF, achamos milhares.
Sérgio, na boa, talvez você não esteja vendo o lado correto do seu “negócio”. Eu, particularmente, nunca usei, nem mesmo o vi em produção. Talvez falte um livro que dê espaço para mostrar o que o framework faz, mas pro mundo.
Qualquer framework recém lançado tem livro. Rails nem se firmou direito no mercado e já tinhamos livro. Django a mesma coisa. Olha o Fit, ninguém quase conhece, mas foi a linguagem Scala aparecer no Twitter que já tem gente falando lá fora (tem livro que está por vir ai também). Então Sérgio, não seria a hora de, como criador e principal interessado, escrever um livro sobre o tal framework?
E mais, se você ligar para o que as pessoas lhe dizem, elas continuarão dizendo.
Olha o GUJ, fez uma PUTA propaganda do JRuby, que isso e aquilo, e até agora a Home, uma simples página, não havia sido implementada. A menos que agora a extensão .logic, característica do…VRaptor, tenha mudado para JRuby. Razão para não rolar essa mudança podem ser muitas, mas não deixe isso lhe abater.
Quando comecei com Java, conheci esse fórum e haviam uns caras aqui que eram idolatrados, páginas de blogs citadas como RAZÃO das coisas serem ASSIM. Ao começar a esmiuçar o negócio, percebi erros e mais erros, bati de frente e, advinha? Nada mudou. Então, o que talvez sempre faltará é informação e cabe a você, maior interessado, expô-las em um livro, correr atrás de fazê-lo para que o mundo saiba que você e seu framework existem e para o que.
Sabe que já critiquei diversas vezes o que já disse, mas não pelo mal. Acho você um cara muito inteligente, mas está se fazendo de vítima em vez de canalizar esse potencial na construção de um bem maior. Se quer que alguém adote esse framework, mostre do que ele é capaz, mas não num fórum, que é um péssimo lugar de divulgação, mas sim em um meio maior.
Muita paz e sorte cara.
E ai djemacao, beleza?
Só esclarecendo uma coisa. O assunto aqui não é se o Mentawai é bom ou ruim e onde ele deve ser divulgado. Mas como você tocou no assunto, o Mentawai tem sim diversos casos de sucesso inclusive se eu não me engano dentro da própria Sun, o mesmo já foi citado em diversas matérias.
Sobre o livro isso eu concordo e assino em baixo. Acho que o Mentawai deveria ter um livro sim, tipo um Mentawai em ação. Acho que seria muito valido para apresentar o framework aos desenvolvedores, principalmente para pessoas que estão começando agora que por razões que desconheço, começam aprendendo struts.
Pela amor de Deus, escrevam o livro Mentawai em ação.
Eu uso JSF, Hibernate, RichFaces, acho q estão entre as mais usadas do mercado.
Mas se vc tem tempo, teste várias.
Caros,
Muito obrigado pelas sugestões.
Fiz esta pergunta, pois preciso estar atualizado e obter o máximo de conhecimento.
Agora que eu tenho uma média de quais são o frameworks mais usados, começarei a fazer um projeto baseado nos que vocês me falaram.
Anteciosamente,
Rodox
Não sou muito de dar replica em forum discursivos mas vamos lá… só para esclarecer… e morre aki.
Revolta?
Sim. Para quem vê de fora é fácil falar de projetos open source. Vc participa de um projeto opensource? Mas agora meter o dedelho, seja colaborativa ou de qualquer outra forma, ai é outra história… Eu participo de três… não é um não dois, são três projetos opensource e quero mais… o que eu disse sobre o GUJ / ETC é uma realidade vai ver quem quer, que não quer é isso ai… basta ver que está por trás.
Questão livro.
Até onde sei, um E-book, podemos chamar assim, grátis livre, opa… e colaborativo. Tava ficando muito bom por sinal varias pessoas ajudando e nem todas são colaboradores ou desenvolvedores oficiais… opa… colaboração, mas até onde sei se esbarrou num dos principal problemas de projetos open source que é o tempo de quem participa.
Como disse o MauNunes.
A questão não de RUIM ou BOM, e sim de “coloque o texto aki vc” mesmo. Existe um boicote por parte de uns… não é questão de USAR ou NÃO, é de liberdade de expressão mesmo.
Na boa… postar uma NOTICIA no GUJ e ela simplemente não ser LIBERADA pq trata-se de Mentawai + Ruby é “coloque o texto aki vc” mesmo.
Hoje meus softwares são do tipo SaaS e trouxe essa devido a minha experiência com opensource.
Já falaram sobre vários frameworks, portanto não vou indicar nenhum, porém a minha dica é: Estude principalmente os conceitos, design patterns e etc, pois com esse conceito, mudar de um framework para outro será bem mais simples.
E ai galera,
Estou trabalhando com hibernate e quando passa para o hibernate o objeto para que ele fassa uma consulta, mas ele nao me traz nenhum erro e tb nao traz nenhuma resultado.
Os metodos são:
public Object get(int type, Object obj){
switch (type) {
case Constantes.NUMERO:
PedidoMaterialBusiness pedidoBO = new PedidoMaterialBusiness();
return pedidoBO.get(obj);
/********************************************************************************/
public PedidoMaterial get(Object obj) {
try {
PedidoMaterial numero = dao.get(obj);
return numero;
} catch (DAOException e) {
return null;
}
}
/********************************************************************************/
public PedidoMaterial get(Object obj) throws DAOException {
List<SearchCriteria> parameters = new Vector<SearchCriteria>();
parameters.add(new SearchCriteria(PedidoMaterialFactory.SEARCH_BY_NUMERO, obj));
return factory.get(parameters);
}