[quote=Edufa]Apesar da guerra de egos e da baixaria, o tópico em questao tinha bons colocamentos e indagações … filtrando salva-se muita coisa.
Sobre hibernate ser complexo, para algumas pessoas deve ser, questão de treino e conhecimento. Uma saída realmente é montar algo mais simples q satisfaça suas necessidades, contudo hibernate e jpa são o padrão do mercado, qto amis tempo vc os evitar mais difícil será de se acostumar com ele. Dependendo do rumo da sua carreira só está adiando o inevitável podendo se prejudicar, por não ter uma boa proficiencia nele.
Acho então q o melhor rumo seria deixar o hibernate mais simples ao invés de criar algo novo.
Apesar de ser uma atitude louvável criar um framework, ter de tomar decisões sobre arquitetura, patterns, etc, etc.[/quote]
Concordo 100% com o que disse de mercado, quanto a complexidade do Hibernate, temos de concordar que hoje utilizar o Hibernate + Annotations tornou-se uma tarefa muito simples.
Agora fazendo uma reflexão sobre complexidade Vs. simplicidade, vocês acreditam que alguem que não tenha conhecimento técnico suficiente para usar o Hibernate, teria o conhecimento ou experiência suficiente para fazer outro framework ?
Acho que muitos de nós (inclusive eu) ja passou pelo dilema de ter de aprender um framework de um terceiro, ou criar um própio e acabar optando pela segunda opção. Inicialmente ele pode até resolver seus problemas básicos, mas conforme as necessidades de novas features forem surgindo aquilo que era simples muitas vezes acaba ficando mais complexa (acho que isso foi uns dos pontos fracos no MentaBeans), e repensando a respeito acabamos por desistir. Outro ponto em questão e que não poderia ficar de lado é o TEMPO, pois o tempo que você gasta criando um framework, poderia utilizar aprendendo o framework terceiro ja consolidado como no caso do Hibernate.
Acho que o futuro de qualquer framework novo que faça o mesmo que outros ja fazem esta no diferencial, mas no caso do Angra pelo o que nos apresentou não tem nenhum. Se existem por favor seja mais descritivo que tenho certeza que todos lhe daram sugestões.
NOTA: Antes que vire briga gostaria de deixar bem claro que em relação a reflexão que citei, NÃO foi em relação a pessoa do AndrewAguiar pois nem o conheço para julgar seus conhecimentos, mas sim de uma forma genérica.