Para quem nao conhece ai vai uma dica de framework que me parece bem completa com muitos componentes prontos e com muitas funcionalidades desenvolvidas.
Estamos atraz de uma framework mais completa, a ideia principal era conseguir uma biblioteca de componentes, de preferencia free, a opção que encontramos e que foi testada mais a fundo por parecer possuir essas caracteristicas foi a OpenSwing, é um projeto de framework que nao foi focado apenas nos componentes de tela, a ideia dos caras foi um pouco alem disso, eles possuem algumas camadas a mais que completam a sua framework.
O projeto tem apenas 2 anos, foi lancado em 2007 e vem sofrendo constantes melhorias, so em 2008 foram mais de 40 releases, segue abaixo algumas outras informacoes para quem for testar essa nova framework.
O OpenSwing, ainda esta em fase de desenvolvimento então para funcionar no NetBeans ou no Eclipse ele precisa de um plugin extra, nos testamos as alternativas e a que foi melhor até agora foi NetBeans + Matisse + OpenSwing, dentro do Matisse voce importa o arquivo BeanInfo.jar conforme esta descrito na documentacao de instalação, esta opção foi a melhor do que as alternativas no eclipse que deixaram um pouco a desejar quanto a usabilidade, testamos tambem a versao do MyEclipse 7.1 porque o MyEclipse possui o Matisse internamente, mas a importação dos componentes teve que ser feita componente a componente e isso ocasionou em alguns problemas na hora de utilizar os componentes, ou seja, incompatibilidade! a MyEclipse comecou a trabalha agora na versao 7.5 e estao prometendo uma melhor adocao do swing, vamos ver como que vai ser nesta nova versao, ate la nos optamos a usar o netbeans para as aplicações Swing.
Fica o convite de postar aqui quem testou e quem pretende utilizar esta framework, nas próximas semanas aqui na nossa empresa iremos testar mais afundo a solução OpenSwing, quando tiver mais informacao sobre o assunto vou tentar manter este post atualizado.
Vou começar a utilizar o framework, comprei um curso da t2ti. Então, contem comigo para colaborar e espero que o projeto cresça, pois parece bem mais agradável a utilização do OpenSwing em projetos mais produtivos.
Depois de alguns meses concluimos um sistema utilizando alguns componentes do OpenSwing, ele ajudou muito, a Grid que ele oferece ja vale o estudo. Atualmente estamos estudando mais a fundo a documentação, até porque sabiamos que nao estavamos usando todos recursos que ele possui. Em breve se for possivel (autorizado pela empresa) pretendo disponibilizar um pouco mais do estudo que foi realizado, o que posso dizer agora é que usando toda framework voce consegue fazer telas bem rapido e com pouca codificação.
Vou começar a utilizar o framework, comprei um curso da t2ti. Então, contem comigo para colaborar e espero que o projeto cresça, pois parece bem mais agradável a utilização do OpenSwing em projetos mais produtivos.[/quote]
Fala meu querido, como está com o curso de openSwing, tá legal? to querendo fazer um projetinho com ele, pois parece bem fácil, só que não sei qual IDE usar, vc tem algum tutorial de como preparar o ambiente?
Fala meu querido, como está com o curso de openSwing, tá legal? to querendo fazer um projetinho com ele, pois parece bem fácil, só que não sei qual IDE usar, vc tem algum tutorial de como preparar o ambiente?
Apesar de eu não ter problema algum com o swing puro(sim eu gosto dele), tava dando uma olhada no site e parece bem interessante, vou dar uma estudada.
Alguem mais ja mexeu com o OpenSwing e pode acrescentar algo mais??
Apesar do tempo, fica a dica de estudo do Completo ERP JallInOne disponivel sob a licença LGPL, umas das obras mais fantasticas feito totalmente com OpenSwing.
[quote=fredferrao]Apesar de eu não ter problema algum com o swing puro(sim eu gosto dele), tava dando uma olhada no site e parece bem interessante, vou dar uma estudada.
Alguem mais ja mexeu com o OpenSwing e pode acrescentar algo mais??[/quote]