Framework Dinâmico de Relatórios Estáticos WEB

Ola a todos…

Estou em busca de algo meio dificil em Java: uma ferramenta que possibilite ao usuario final web criar seus proprios relatorios estáticos, dinamicamente. Ou seja, eu crio a base de dados com as informacoes que necessitam, e o usuario, por uma ferramente GUI, escolhe campos, localizacao e etc, mostrando em pdf ou excel.

Pois bem. Achei uma: Pentaho Report Wizard, que usa internamente JFree. No entanto, essa ferramente eh básica. Possibilita a escolha e localização dos campos, mas preciso também da entrada do usuário. Tem-se que entrar com a data inicial e final, por exemplo. Mas, Pentaho Report Wizard não me dá a opção de criar entradas e parâmetros. Sei que posso fazer isso na mão, programando a xaction e escolhendo um xsl. Mas no back-end do usuario final, onde ele mesmo criando relatorios estáticos, não há.

Taí uma questão: existe tal ferramente em Java, que possibilita ao usuario final criar seus proprios relatorios de uma base de dados qualquer, incluisive inserindo entradas? Ou Java ainda tá “queixo duro”?

Abraços

Joao Paulo
jopss :stuck_out_tongue:

Framework dinâmico para relatório estático? Ou seria relatório dinâmico? hehehehe…

Bom, pode também usar o iReport, ai o usuário faz o upload do arquivo de relatório para ser executado. É uma opção.

Acredito que o JasperReport seja a solução ideal para você. O iReport é uma solução que irá ajudar a criar o relatório. Pelo que pude entender você precisa que o usuário crie o seu próprio relatório. Você já deve ter um banco de dados pronto e necessita que os usuários criem o relatórios apenas com os campos que lhe interessam. Se for isso, o JasperReport irá lhe quebar um arvore.

abs

Henrique Takahashi

Jasper
http://jasperforge.org/sf/projects/jasperreports

IReports
http://sourceforge.net/projects/ireport/

:wink:

Bom, pelo que entendi, não seria o iReport. Se a pessoa que for fazer o relatório não entender nem de Groovy, vai ser complicado.
Felizmente existe uma solução, que se chama DynamicJasper:

http://dynamicjasper.sourceforge.net/docs/getting_started.html

Abraços

danieldestro… hehe… seria isso mesmo… o relatorio eh estático, mas com uma ferramenta que possibilite ao usuario criar facilmente.

conheço jasper+iReport… mas… pra usuario final nao funfa… seria algo bem “next --> next --> finish”… mts programadores trava com o iReport, imagina usuario!!

djemacao… vi o link mas nao tendi mt, parece que tem mais codigo do que o iReport!! rsrs… meus usuarios finais nao sao analistas… teria que ser algo sem nenhuma codificacao…

Se fosse pra usar o iReport, eu usaria o Pentaho Report Design que faz a mesma coisa… o problema eh q teria que mexer em sql e mesmo que nao tivesse, softs do estilo “Corel Draw” (arrastar componentes visuais) nem todo mundo entende de imediato. Teria que ser algo extremamente simplista e ao mesmo tempo trazendo opcoes de relatorios e entrada de dados.

Por acaso existe algo assim?? Já procurei e nao achei… estou pensando até em começar a fazer um framework open-souce neste sentido em Java… oq acham?? Dicas??

jopss

Uma vez que o relatório é gerado, então ele nunca mais muda??? Ou seja, mesmo que os dados do BD mudem, ele continua inerte?

Daniel, bom ai depende do framework… se ele grava a sql pra carregar o relatorio, entao a mudança no banco refleteria no relatorio… caso grave os dados dae teria que criar outro com os dados atuais…

Claro que a primeira opcao eh mais trivial, mas qq coisa pra mim tah valendo!!

Repito: o importante eh a opcao do usuario final criar seus proprios relatorios facilmente, sem a ajuda de qualquer analista, de um banco de dados previamente selecionado (totalmente transparente para ele)… existe??

No link passado por djemacao, vi o DynamicJasper Playground… seria por ai mesmo, mas ele jah me dah um exemplo completo e sem mais delongas, com dados estáticos… no caso os dados, tipos de colunas e quantidade depende da escolha do usuario…

abraços
jopss :stuck_out_tongue:

Então não é relatório estático… hehehehehe…
Abraços

que seja… hehe… como disse ai depende da ferramenta… mas nao tem nada a ver som BI ou OLAP, que estes eu tenho com mondrian e jpivot… sao relatorios “fixos”, com a possibilidade de criar o que quiser, quantos e quais campos quiser … mas uma vez criado vc nao pode mais mexer neles… se os valores serao atualizados depende da ferramente que criou, mas os campos nao!! Nao se pode mais mexer, inserir ou retirar campos.

Por isso falei que sao estáticos… e mesmo que sejam, o que precisa mesmo eh saber cria-lo dinamicamente…

alguma opcao?

jopss

Já deram algumas opções ai em cima. Não servem pra você?

pois eh… iReport nem pensar… e o DynamicJasper Playground está amarrado no exemplo e mais nada… minha duvida eh se já existe algo pronto neste sentido ou terei que criar ou modificar algum que já existe, pq caso seja nacessario modificar, vale a pena dah uma conferida e começar um do zero open souce pra quem quiser usar depois…

Vejo que relatorios faceis e rapidos para o usuario em java nao existe.

jopss

Acho que não entendeu o link que te passei. Ele faz o que quer, mas você vai desenvolver a interface. Você tem que criar os parâmetros que poderão ser selecionados, o banco e as colunas que o usuário poderá selecionar e etc. Depois de transmitido todos os parâmetros, ele gera o relatório. Mas nada está pronto, você tem que desenvolver esta parte.
Aqui na empresa estamos desenvolvendo algo similar, em um sistema. Cada parâmetro, tabelas e colunas podem ser selecionadas. Mas a aparência do aplicativo é por nossa conta. No final, será um grande assistente flexível que terá que ser preenchido por seleção para gerar o relatório. Sem programação nenhuma.
Mas se quer algo como o Access, você pode estender o iReport, adicionando mais assistentes a ele.
O Pentaho é ótimo, e melhor para quem quer fazer relatórios BI. Mas se tem que fugir de certas características, num vejo como usar.

putz… q noia… :shock: … agora que entendi… eh, parece que serve mesmo…

Mas como vou saber os parametros, quais sao e nomes?? nao vi na especificacao… tah eu desenvolvo a GUI e passo os parametros… e dae?
Cara se tu tive um exemplinho ae pra passa seria uma mao na roda…

vlwss

jopss :roll:

[quote=jopss]putz… q noia… :shock: … agora que entendi… eh, parece que serve mesmo…

Mas como vou saber os parametros, quais sao e nomes?? nao vi na especificacao… tah eu desenvolvo a GUI e passo os parametros… e dae?
Cara se tu tive um exemplinho ae pra passa seria uma mao na roda…

vlwss

jopss :roll: [/quote]

Exemplo simples eu não tenho. O que nós fizemos foi baixar os vários exemplos que eles disponibilizam no site, junto aos PDFs. Então começamos a estudar a estrutura e fazer o sistema. Olha lá que tem vários PDFs e eles te ajudam muito.

Abraços

opa… ok… jah to vendo… dah pra fuça… vlwss ae…

:twisted:

jopss

Pessoal, tópico antigo, mas estou precisando de ajuda, preciso de alguma forma de disponibilizar uma interface gráfica para customização de relatórios por parte do usuário do sistema. Vi que com iReport isso não é possível, neste tópico fala do pentaho, procurei na net porem nao encontrei nenhum tutorial,

como eu faço (se é possível) para integrar o pentaho na minha aplicação web, de forma que ela forneça uma interface gráfica na qual o usuario possa criar o layout do relatório em tempo de execução?

Obrigado

Nunca usei Pentaho.
Mas veja se isso ajuda: http://www.mastertheboss.com/web-interfaces/253-develop-advanced-reports-on-jboss-with-pentaho.html

Nao é bem isso, eu ja tinha visto este link.

Na verdade o que eu preciso mesmo é uma forma de permitir ao proprio usuario final criar a interface do report para ser impresso.

Tipo, imagina um ireport web, uma GUI com drag n drop para componentes do report. Na qual o usuário pode montar cabeçalhos, subreport, etc.

É isso que eu preciso. Uma interface onde o usuário cria o layout do relatório, salva e manda imprimir o relatório, que fica com o visual que ele montou!

Vi neste tópico mesmo que o autor sabe como usar, mas não achei nenhum tutorial na internet para isso! Não faço a menor idéia de como utilizar

Eu quero isso aqui!

http://sandbox.pentaho.com/pentaho-ad-hoc-reporting/

Mas gostaria de tutoriais, de preferencia com integração apenas do framework de relatórios, sem a necessidade de baixar todo projeto de BI da pentaho.