Framework ideal para startup

5 respostas
D

Pessoal,

Atualmente estou lendo o livro Groovy in action e Grails in action, tendo a pretenção de desenvolver meu próximo app nessa plataforma.

Indo no forum Grails Brasil, fiquei bem chateado, pois a maior parte do pessoal falava que o Grails é um framework mais lento…

Como groovy é uma linguagem dinamicamente tipada ja esperava que isso arrebentaria a performace, mas facilitaria o desenvolvimento.

Meu app vai envolver a search engine Lucene e um sistema CRUD simples para criar, ler, atualizar e deletar meus usuários… no máximo 5 páginas

O que me da muito medo é o desempenho…

Ter que reescrever a aplicação em outra lingua, ou com base em outro framework

Qual a melhor opção para performace?

5 Respostas

david.cs20

Pq não o vraptor ?!

renanreismartins

otimização prematura master detected!

ja que a app é sua, sugiro usar fw que vc eh mais familiarizado ou mais gosta

abrasss

ruivo

Cara, em suma: Não existe framework ideal. Ponto.

O ideal vai ser aquele que atende as suas necessidades. E só. Consegue fazer sua app com Ruby on Rails? Então RoR é a ideal. Em RoR não consegue, mas consegue em Django? Então Python é a ideal.

Como o outro colega mencionou: Não se preocupe com otimização prematura. Se, por algum motivo, a sua aplicação apresentar gargalos, faça um profile, descubra o gargalo e otimize ali.

johnny_quest

Esses dois livros sao massa. Achei demais quando cheguei na parte no livro onde fala sobre a integração que o grails faz com o hibernate e o spring. Realmente por ser uma linguagem com tipagem dinâmica, groovy perde um pouco de desempenho em relação à uma linguagem com tipagem estática. Mas esse diferença de desempenho é imperceptivel em projetos pequenos ou médios, e para uma startup isso não teria impacto.

Mas se você deseja ter o melhor do groovy e com desempenho de tipagem estática, a melhor escolha é Scala. A curva de aprendizado é muito maior do que em groovy, mas ela te possibilita uma performance superior ao groovy, python, ruby.
Isso sem contar que se pode simular um pouco o mundo dinâmico usando o operador implicit em scala. Por essas e outras razões parei de estudar groovy e grails e comecei a estudar mais scala e play framework.

D

Vou continuar com o Grails então.

Os livros são otimos e o framework muito bom, estou me divertindo e me surprendendo cada vez mais.

Mas muito obrigado pelas dicas pessoal.

Criado 21 de junho de 2012
Ultima resposta 21 de jun. de 2012
Respostas 5
Participantes 5