Framework para camada visual

Pessoal,
na empresa usamos no nosso sistema o padrão MVC, mas num framework próprio da empresa…
está ocorrendo que não usamos corretamente a camada view(temos vários scriptlets na jsp) o que acaba gerando confusão para implementar algumas coisas nas páginas em diferentes branchs do cvs enquanto a equipe de design trabalha na parte gráfica…
acabamos que nós ou os designers às vezes temos que fazer retrabalho, pois o diff do cvs não adianta muito nesses casos(que foi modificado layout e ‘lógica’ ).
Então estou atrás de algum framework apenas para camada visual… já ouvi falar do velocity… ele seria indicado para isso? ou seria melhor usar jstl “puro”?
Quais outros ‘frameworks’ existem?
Obrigado

OBS: não é viável o uso de frameworks MVC(estou prevendo inúmeras “propagandas” do WebWork :P), queremos apenas framework para a camada visual

Rafael

[quote=Rafael Steil]http://freemarker.sf.net

Rafael[/quote]

freemarker !
Eu estou brincando com freemarker há um tempinho tb… é fácil e rápido igual velocity.
Mas o mais legal é que é possível utilizar qualquer taglib como se fosse jsp… e ainda tem um suporte para formatar números, datas, etc…

Existem algum lugar com comparação entre frameworks de cada visual?
qual as diferenças desse freemaker para o velocity?

[quote=raphaelpaiva]Existem algum lugar com comparação entre frameworks de cada visual?
qual as diferenças desse freemaker para o velocity?[/quote]

http://freemarker.org/fmVsVel.html

O dreamweaver reconhece as tag libs?

raphael, reconhece sim. dreamweaver tem extensao para velocity tambem.

sobre a discussao, quem me conhece sabe que sempre fui o maior defensor das engines de templates em vez do jsp. mas hoje em dia, com a expression language, taglibs e possibilidade de bloquear uso de scriptlet, o jsp vira um candidato forte devido a padronizacao.

Paulo, já que você tem mais experiência nestes casos de camada visual, o que você indicaria?
usar velocity/freemaker ou taglibs ‘puras’/jstl/expression language.

outra duvida: Como bloquear o uso de scriptlet?

Obriogado pela a ajuda de todos

Nao seria o caso de simplesmente desabilitar os scriptlets (caso sua versao suporte)? Curva de aprendizado zero. :smiley:

Marcio Kuchma

oi raphael

eu gosto de sempre mexer com algo diferente que estava mexendo antes. como nao sou ninja em jsp e taglibs, e agora vi que tem coisas bem legais e da pra substituir templates, eu apostaria por ai.

Coloca isso no web.xml… nao sei a partir de que versao funciona - JSP 2.0 eh garantido.

<jsp-property-group> <url-pattern>*.jsp</url-pattern> <scripting-invalid>true</scripting-invalid> </jsp-property-group>

Marcio Kuchma

Pessoalmente não vejo vantagem alguma em usar frameworks para fazer o view na parte Web. HTML + CSS + JavaScript são bem simples depois que você conhece o funcionamento.
O segredo é fazer a sua View o mais “burra” possível. Procure mandar todos os dados a exibir já “mastigados”. Se você não usa MVC não tem importância, crie TagLibs para os trechos repetitivos. Desse modo eu não vejo problemas sequer em usar ScriptLets. Se os dados já vêm pré-processados e seus ScriptLets só executam código de montagem de tabelas, por exemplo, a manutenção das suas páginas não irá sofrer em nada.
O perigo dos ScriptLets é quando o povo começa a meter lógica que envolve Java + HTML + JavaScript.

Opa… assunto bom heim…

Eu uso o Framarker e tenho notado sua execução bem mais rápida que as JSP, isso é real ou estou viajando ? (Lembrando tenho um servlet que gera a saida pra *.ftl )

Obrigado.