Pessoal, estava estudando a autenticação e autorização utilizando o Mentawai e achei muito legal, principalmente pelo grau de abstração e simplicidade com que eles fizeram estas funcionalidade, além tbem de coisas como lista de dados que são carregadas em cache no inicio da aplicação. No entanto, estarei utilizando JSF em novos projetos aqui da empresa dai me perguntei será que eu encontro estas facilidades de autenticação, autorização com taglibs e lista de dados em outro framework que se integre ao JSF, ou o proprio JSF teria recurso para isso tbem?
Sei que isso são coisas de certa forma simples que eu mesmo poderia estar implementando do meu jeito, mas gostei da forma que eles fizeram e não custa perguntar né, será que existe um framework mais dedicado a abstrair essas tarefas mais comuns a toda aplicação web, mas que não interfira no meu framework MVC?
Framework para tarefas mais comuns (autenticação, autorização, lista de dados, ...)?
6 Respostas
Pessoal, estava estudando a autenticação e autorização utilizando o Mentawai e achei muito legal, principalmente pelo grau de abstração e simplicidade com que eles fizeram estas funcionalidade, além tbem de coisas como lista de dados que são carregadas em cache no inicio da aplicação. No entanto, estarei utilizando JSF em novos projetos aqui da empresa dai me perguntei será que eu encontro estas facilidades de autenticação, autorização com taglibs e lista de dados em outro framework que se integre ao JSF, ou o proprio JSF teria recurso para isso tbem?
Sei que isso são coisas de certa forma simples que eu mesmo poderia estar implementando do meu jeito, mas gostei da forma que eles fizeram e não custa perguntar né, será que existe um framework mais dedicado a abstrair essas tarefas mais comuns a toda aplicação web, mas que não interfira no meu framework MVC?
Com tal facilidade talvez não, mas um produto excelente com mecanismo de votação e integrado ao Spring - Acegi Framework.
Atualmente é um dos produtos para o fim mais utilizado no mercado.
Não custa perguntar: Já que vc está satisfeito com o Mentawai, e já que ele te oferece essas abstrações que o JSF não te oferece, tem certeza que vc não consegue convencer o seu chefe a usá-lo ao invés de JSF? Por que?
Opa,
Se você precisa de facilidades pra isso, tem o JBoss Seam, que tem facilidades pra tudo isso que você está precisando no momento e ainda outras coisas, como suporte simples a transações de longa duração, “remoting” via AJAX e na versão 2 que está em beta agora os seus objetos vão poder se exportar até mesmo como web services.
Pra trabalhar com JSF, não tem como você não usar ele 
Olá pessoal, valeu pelas dicas, estive vendo mesmo o JBossSeam mas como meu ingles ainda é pessimo estive com algumas dificuldades em saber exatamente tudo o que ele faz.
Sergio, estive em cima do muro entre o JSF e o Mentawai durante um bom tempo (na realidade eu ainda estou), aliás até implementei alguns pilotos com o Menta aqui para testá-lo e gostei muito. No entanto, agora estou testando na mão o uso do JSF (com Spring), o que vejo é que na parte de automação de tarefas simples e comuns a quase todas as aplicações web, o Menta é pá e bola, mata a pau, mas com relação a interação com o layout (que hoje é o meu gargalo com relação a produtividade) somente as suas taglibs não me bastam (eu sei que posso extender e isso é facil), mas quando vejo que vem surgindo rapidamente bibliotecas de componentes visuais JSF cada vez melhores que me economizam um enorme trabalho, penso que JSF é o melhor caminho, pois a implementação da lógica em si não é o gargalo, a configuração do controler tbem não, a persistencia muito menos, agora ter componentes visuais que me aliviam o stress de integrar a view com o controller pesa muito mais hoje para mim. Além disso, vejo que projetos como o Spring vem evoluindo muito com seus subprojetos, e eles sem duvida me ajudarão e muito em minhas aplicações (integrações com LDAP, fazer Workflow, trabalhar com WebServices, …) E agora estou conhecendo outro projeto que é o JBossSeam que parece dar suporte a outra linha (não MVC), que a primeira vista me ajudará e muito. Enfim, acho que neste momento (depende dos testes que eu fizer com tais frameworks), estou mais propenso a trabalho com o JSF e mais esta galera, não só pelos motivos citados (pois penso que talvez isso tudo chega a deixar complexo o que é simples, é aquela historia de matar uma mosca com um canhão), mas o motivo que mais vem pesando é realmente o futuro, acho que estas framework terão uma evolução muito mais produtiva do que o Mentawai.
É isso ai pessoal, aliás, falando em JBossSeam, alguem tem uma boa documentação sobre ele em português, blogs que falam a respeito e tudo mais.
Valeu mais uma vez ai pessoal. Só tá faltando ao GUJ arrumar a questão do envio de email hein.
Sim! Concordo plenamente com vc. (E com isso estou mostrando que eu aceito uma crítica ao Mentawai construtiva e bem-feita como a sua sem dar aqueles meus famosos e emotivos replies)
A revolução no server-side já ocorreu. Sim, a coisa continua melhorando com novos frameworks e com a evolução/aperfeiçoamente dos antigos, mas a grande onda do momento é o client-side com Ajax. Acredito que os frameworks no momento são JQuery, Prototype, DWR, etc.
E nessa área parece claro que frameworks component-based levam vantagem sobre os frameworks action-based.
O que o projeto Mentawai, assim como outros frameworks MVC, preicsa fazer é dar uma direcionada para o client-side via componentes.
As tags do Mentawai ajudam MUITO. Sempre que uso agradeço ao eterno Alex Fortuna. Que Deus o tenha.
Outras tags vão surgir, como essa aqui que surgiu essa semana e parece bem legal: http://forum.mentaframework.org/posts/list/1342.page
Entretanto essas tags não são extensíveis como um componente. E não é fácil criar essas tags, apesar de que muitas pessoas já criaram.
O que mataria a pau seria criar uma vertente component-based para o Mentawai, ou seja, um arquiteturazinha de fácil integração com as actions do server side e com as “outras coisas” do client-side.
Minha experiencia com frameworks component-based é muito pouca. Além do que meu tempo no momento é bastante limitado para me dedicar e me aprofundar nesse tópico a fim de acumular os skills necessários para fazer isso.
Seria muito bom se alguém mais corajoso desse um passo a frente e falasse assim: “Eu vou assumir essa vertente do Mentawai! Eu vou ser o líder da vertente component-based do Mentawai, ou seja, eu vou arquitetar e implementar o suporte a componentes do Mentawai”.
Se alguém se interessar por esse desafio, por favor entre em contato para um bate-papo. Plantando hoje, vamos colher amanhã.
Talvez alguns componentes base ao estilo do jMaki, assim poderá prover plugins nas IDEs, Ajax e um approach mais moderno de componentização.