Framework que substitui Sql em java web

17 respostas
Y

Boa noite galera!
Eu gostaria de vocês me indicassem alguns Frameworks para usar com o JPA no java web, é uma coisa assim.
Me falaram de JPQL, sabem me dizer mais alguns?

Agradeço dês de já!

17 Respostas

Rodrigo_Void

ORM (Object-Relational Mapping): HIBERNATE

darlan_machado

JPQL é parte da especificação JPA que, por sua vez, é uma parte da especificação JEE.
O JPA é um conjunto de normas, assim como o JSF. Por conta disso, você vai encontrar mais de uma implementação.
As mais famosas são Hibernate e EclipseLink, mas, existem outras.
Vai do que você quer.
O Hibernate, além de atender à especificação JPA, possui uma gama própria de ferramentas para abstrair o que há de mais rotineiro na comunicação com banco de dados.

Y

Sim sim entendo!
Mas me falaram um outro nome, não me lembro, não sei nem como chamar isso!
Mas tem a mesma função do JPQL.

Rodrigo_Void

rsrs, mas parece que não entendeu ainda.

darlan_machado

Que faz a mesma coisa que o JPQL é o HQL, que é o hibernate query language.

Y

Isso ai HQL, esse é o nome que não lembrava!
Obrigado.

darlan_machado

O HQL está para o hibernate como a JPQL está para o JPA.
No caso, dependendo de como vc implemente, o hibernate suporta ambas, mas, isoladamente.

Rodrigo_Void

Se for usar Hibernate, use no padrão JPA(com JPQL), hibernate já aderiu ao padrão, não vale a pena usar os recursos antigos como Session, Criteria… engessando tudo a um ORM específico.

Na verdade vale pra qualquer ORM q for usar.

darlan_machado

Duas coisas que nunca entendi quando se fala em ORM:

• Serve para qualquer banco de dados. Isso, ao meu ver, não é vantagem. Quantos projetos você conhece que mudaram de Oracle para SQL Server? Em quase 9 anos de desenvolvimento, nunca vi nada parecido. Ok, sei que existem projetos que são voltados a mais de um SGBD, mas, convenhamos, são projetos muitos específicos.
  • Não se apegar a uma única implementação. Ora, o próprio persistence.xml demanda ser alterado quando você muda do Hibernate para EclipseLink.
    O que não muda são as anotações nas entidades, desde que, sim, sigam o padrão do JPA.

Porém, vejo que os ORMs da vida (todos, sem exceção) se limitam a projetos de médio porte, os mais comuns. Projetos maiores e menores precisam de solução mais específicas, como o JDBC puro ou o JdbcTemplate, do Spring.

Rodrigo_Void

Já trabalhei com um ERP que possibilitava o cliente escolher o banco que queria, pq algumas vezes ele já tinha a licença de SQL Server ou Oracle

Rodrigo_Void

Toda programação em Java é bem regrada a padrões, mas n quer dizer que sempre conseguirá segui-los bem a risca. E o fato de nem sempre conseguir também não quer dizer que seria bom adotar oficialmente a metodologia XGH.

Mike

É uma boa vantagem essa…
Supondo que você desenvolveu um software para varejistas utilizando o banco Oracle, e então você anuncia o seu software num site e também sai visitando as lojas para vende-lo.

Vai chegar uma hora que você vai encontrar um cliente que possui o banco SQL Server ou PostgreSQL e então você terá que reescrever uma boa parte do código…

Se você usa JPA o banco do cliente é indiferente, você só terá que alterar o arquivo persistence.xml

Nesse quesito de trocar de banco, só é vantagem se você vende softwares para empresas… se é para a sua própria empresa então não terá vantagem

Y

Então JPQL é atualmente a mais usada com Hibernate no mercado de trabalho? Utilizando essas tecnologias meu software vai funcionar em qualquer banco de dados?

Rodrigo_Void

Seria arriscado dizer que é o mais usado atualmente, pois hibernate tem uma longa estrada e muitos sistemas legados usando.
Oque acontece é que recentemente migraram para os padrões do JPA e agora o recomendado seria usar nesta especificação mais “genérica”.
Se não estou enganado, foi a partir da versão 5.

Rodrigo_Void

Na documentação oficial tem exemplo de implementação puramente Hibernate e implementação conforme o JPA:
http://docs.jboss.org/hibernate/orm/5.3/quickstart/html_single/

darlan_machado

O hibernate dá suporte a especificação JPA desde a primeira versão lançada após a compilação das regras deste padrão.
As mudanças na versão 5.x, em que foram depreciados métodos da API específica do hibernate é que são recentes. Estas mudanças apontam uma aderência à especificação,

javaflex

Se o objetivo concreto do analista responsável não for usar mais de um banco, realmente vira overhead usar JPA/Hibernate. Ou está fugindo de aprender SQL.

Criado 23 de maio de 2018
Ultima resposta 23 de mai. de 2018
Respostas 17
Participantes 5