Framework sencha

boa tarde, alguem ja ouviu ou ja mecheu com essa :

http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

achei ela na net e achei mto interessante as interfaces, pelo que pude ver a interface dela é bem rica em componentes,
so que tentei fazer um exemplo simples aqui e nao consegui achei o site meio vago para explicar como configura o ambiente,
gostaria de saber se algum sabe se é legal aprender ou perca de tempo?

eu estava pensando em fazer as interfaces e usar o java para persistir os dados do banco.

[quote=DaitonJr]boa tarde, alguem ja ouviu ou ja mecheu com essa :

http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

achei ela na net e achei mto interessante as interfaces, pelo que pude ver a interface dela é bem rica em componentes,
so que tentei fazer um exemplo simples aqui e nao consegui achei o site meio vago para explicar como configura o ambiente,
gostaria de saber se algum sabe se é legal aprender ou perca de tempo?

eu estava pensando em fazer as interfaces e usar o java para persistir os dados do banco.[/quote]

O Sencha é um framework para ser utilizado encima do GWT (Google Web Toolkit). É um framework de componentes para este, mais ou menos como o RichFaces é um framework de componentes que roda encima do JSF.

O GWT é bem legal, eu evangelizava ele direto aqui no fórum :lol: . Com o tempo perdi o interesse, mas vale o estudo.

Monte sua app com o GWT e depois mete o Sencha pros componentes visuais.

http://code.google.com/intl/pt-BR/webtoolkit/

entendi,
tenhu experiencia com JSF, primeface

o GWT me oferece uma interface que nem do sencha ou primeface nativa dele?

[quote=DaitonJr]entendi,
tenhu experiencia com JSF, primeface

o GWT me oferece uma interface que nem do sencha ou primeface nativa dele? [/quote]

Sua pergunta é se o GWT já tem componentes nativos? Se for isso, sim, e são bem legais. Mas os do Sencha são mais foda, hehe. Dê uma olhada nesse link que eu passei aí que tem um link pro showcase do GWT.

Se for estudar essa bagaça, fique ciente que é completamente diferente do desenvolvimento web tradicional. É uma quebra de paradigma bem grande.

ok vou olhar, é pq o sistema que irei fazer uma versao melhor que precisara de graficos, relatorios em tela uma coisa bem diferente msm

Se for usar o Sencha, lembre-se que o framework é PAGO para uso comercial…

EDIT: desculpe, o framework é pago pra uso comercial, ao contrário do que eu tinha dito. Senão ficava dificil né :lol:

sim, ja andei olhando sobre isso

o extGWT é pra isso, já o extJS citado no link pode conversar com qualquer coisa, pois este consome xml, json e etc…

vc pode usá-lo para fazer as interfaces sim, assim como poderia usar jquery e etc. A vantagem é que ele te da componentes prontos, como tree, combos estilizados, paineis e etc

ps: se seu sistema for desenvolvido em jsf, realmente é aconselhavel vc procurar um fw de componentes como rich ou primefaces.

agora com um mvc, action based, o extjs pode ser interessante

abrassss

o extGWT é pra isso, já o extJS citado no link pode conversar com qualquer coisa, pois este consome xml, json e etc…
[/quote]

Mil perdoes, esqueci que a tal Sencha é a dona dos dois frameworks, hehe.