Aqui na empresa onde trabalho, existe a equipe de analistas de suporte, que realizam a inclusao de novos usuarios nos sistemas internos, assim como alterações, exclusões e resets de senha.
Como eles trabalham com chamados, a maioria das pessoas já abrem requisições de inclusao, por exemplo, para vários logins(na maioria das vezes 50 de uma vez)…
E realizar um por um via front end cliente de cada aplicação, acaba sendo muito demorado e trabalhoso.
Na área ja existe um sistema web, que facilita a vida deles, realizando essas operaçõs direto no banco de cada aplicação. Porém esse sistema(desenvolvido por um programador que ja nao faz mais parte da empresa) esta extremamente “sujo” em termos de código, esta todo estruturado em POG(Programação Orientada a Gambiarras)…
E como eu fiquei designado a realizar manutenções nesse “trash”, acabo levando horas para entender onde esta o problema pro causa da bagunça.
Portanto decidi desenvolver um novo sistema para a realização dessas operações, simplificando minha vida de programador e também a dos analistas(pq o sistema atual é bem lento).
Quero separar todas as operações ligadas a inclusao/exclusao/alteração/reset de senha dos logins, numa biblioteca externa e utilizar num back end(também em java) que pode conversar com vários front ends(independendo da lingagem) que conversam entre si via xml.
Portanto ficaria algo assim:
Framework(Java) <------> Back End(Java) <----XML—> Front End(Web ou Desktop, Qualquer linguagem)
ou
Framework(Java) <------> Aplicação Desktop(Java)
Assim, outros programadores pode utilizar ou o back End para realizar operações, ou utilizar diretamente o Framework e criar aplicações diferentes.
Gostaria da opinião do pessoal do GUJ, em relação a esta “estrutura” que planejei, e se há algo que possa ser melhorado.