Ora, se tivermos vários frameworks web brasileiros, vamos poder fazer a seleção brasileira de frameworks web em Java e concorrer a Copa do Mundo de Frameworks Web em Java, é um campeonato extremamente concorrido :lol:
Bem, definir nacionalidade de projeto open source é algo meio complicado né?
Enfim, existem alguns projetos criados e mantidos por brasileiros, eu conheço o Mentawai (óbvio :P), VRaptor e JBanana (se não me engano virou JSenna).
É bem possível que os projetos open source por aí possuam alguns commiters brasileiros.
Os frameworks JBanana, Jolt e Venus foram integrados ao projeto JSenna. Os criadores Kemmel Scopim e Sandro Bihaiko são colunista da Mundo Java.
Até onde eu conheço, o JBanana tinha algumas vantagens sobre o struts… acho que se eles tivessem doado o projeto para a fundação apache, talvez viesse a se tornar o mais importante framework web da atualidade.
Não conheço outros frameworks brasileiros (natos).
Conheço ótimos programas freeware/opensource, mas framework apenas os citados.
Talvez o carinha só queria saber por curiosidade, ou para fazer um levantamento para um artigo sobre soluções escritas por brasileiros, sei lá.
Aliás, vou até mais longe, seria legal ter um site opensourcebrasil, com algumas soluções catalogadas lá. É só uma forma de união, um projeto dar visibilidade à outro menos conhecido, reunir talvez os criadores para complemento / ajuda em questões e por aí vai.
[quote=Kenobi]Caramba, como o povo está Saraiva !!
Talvez o carinha só queria saber por curiosidade, ou para fazer um levantamento para um artigo sobre soluções escritas por brasileiros, sei lá.
Aliás, vou até mais longe, seria legal ter um site opensourcebrasil, com algumas soluções catalogadas lá. É só uma forma de união, um projeto dar visibilidade à outro menos conhecido, reunir talvez os criadores para complemento / ajuda em questões e por aí vai.
Patriotismo não é mau, bairrismo sim !! [/quote]
Existe o CodigoLivre. Mas não sei de frameworks hospedados lá…
Frameworks tem varias caracteristicas, mas nacionalidade nao eh uma delas - os desenvolvedores podem ser brasileiros, mas duvido que um framework tenha passaporte :mrgreen: