Framework

Galera, estou começando a desenvolver um sistema e estou na dúvida de qual framework usar.
Já Trabalhei em sistemas, usando Struts e JSF.

Agora estou pensando em usar algo um pouco diferente:

• VRaptor
  • Grails

O Vraptor eu já fiz um tela crud básica. Já o Grails nunca escrevi uma linha de código.
Qual devo escolher?
Quais as vantagens e desvatagens?
Será um projeto comercial. Qual seria melhor para um possível crescimento profissional?

Desde já agradeço,

Bom,

Pq nao continuar usando Struts e JSF ? Pelo que sei, os dois estao bem “aquecidos” no mercado.

Em relacao a pergunta, eu iria de VRaptor, pq ? Bom, ultimamente so escuto elogios sobre este framework.

Ps: meu teclado esta desconfigurado, desculpe pelo pessimo portugues. :slight_smile:

Olá cara…

Eu… (na minha opniao)… acho que o que dá mais certo para desenvolvimento web… são frameworks Action-Based…

Isso descarta o JSF…

Na sua duvida entre VRaptor e Grails… (os dois action-based)

Você tem que levar em consideração o seguinte… o caminho com Grails pode ser um pouco mais obscuro que com VRaptor… (isso nao quer dizer que seja mais dificil… apenas que existirão situacoes novas, pelas quais vc nunca passou)

Mas no final das contas, dependendo do seu projeto… esse caminho obscuro que vc tenha que passar no inicio ao utilizar Grails… pode ser compensado ao longo do projeto…

Então é uma dúvida realmente cruel… resta a você fazer os testes… e tente fazer algo diferente de um CRUD também… (ou pelo menos faça um crud sem gerador de código)

Só pra vc ter conhecimento de que existe… dê uma olhada nesse framework…

Tem videos de exemplos no site… então dá pra vc visualizar…

http://www.nextframework.org

Se gostar na revista mundoJ desse mes (no. 42) tem um artigo interessante sobre ele… que dá pra ver muita coisa

Rogel vendendo seu Peixe… hehehehehe

Cara, ainda vou tirar um tempo pra usar o Next e o VRaptor… So ouco elogios de ambos…tem o Menta que eu tambem gostaria de usar…

heheh…

Tem que vender né? heheheh

Mas num é porque fui eu que fiz não… é porque é bom mesmo!! :lol:

Acho que o melhor que você pode fazer antes de decidir é testar todos os seus candidatos. Faça POCs para cada um deles, teste, estresse eles, veja como cada um se comporta, qual você achou mais simples, qual te dá mais produtividade.

É bom ouvir as opiniões de outras pessoas, mas cada um passa por situações diferentes, e tem habilidades diferentes, por isso recomendo você testar e tirar suas próprias conclusões. Assim você decide se o VRaptor é o melhor ou o Grails. De repente, você pode perceber que manter a sua arquitetura atual é a melhor opção, pois seus conhecimentos nela te proporcionam maior agilidade no desenvolvimento!

Flw! :thumbup:

Passa ano, entra ano e a dúvida continua. Qual framework eu uso?

É comum ouvir isso das pessoas, devido a quantidade de opções que o java oferece. Não sei se é bom ou ruim, mas que perdemos um tempo tentando achar a melhor opção, isso com certeza acontece.

Eu tenho algumas preferencias e nelas incluem Struts, JSF, NEXT e Stripes.

Struts e JSF é do povo, todo mundo conhece.

O NEXT nada mais é que o Spring MVC com diversas facilidades. É muito fácil trabalhar com ele, isso deve ao fato de já estár tudo integrado. Spring, Spring MVC e Hibernate. So me incomoda o fato de algumas facilidades como fazer um CRUD ter que extender uma classe. Se usa-se annotations seria fantástico.

O Stripes (www.stripesframework.org) me parece muito interessante, devido a facilidade de integração com o Spring. Alem disso não é necessário um framework como o tiles para criação de templates. Ele já vem com um que lembra muito o facelets utilizado no JSF.

Alem desse existem diversos frameworks MVC. Se estiver interessado acesse http://java-source.net/open-source/web-frameworks.

Sugestão: VRaptor + Scala

[]s

[quote=rogelgarcia]heheh…

Tem que vender né? heheheh

Mas num é porque fui eu que fiz não… é porque é bom mesmo!! :lol: [/quote]

Cara… so ainda nao testei, pq no momento estou investindo no Seam… Digamos que eh um pouco contramao… hehehe

Mas vou usar…

O motivo de não usar Struts ou JSF é porque quero usar novos frameworks, ver como funciona e principalmente ganhar bagagem.

A minha ideia inicial era usar o Vraptor, mas um amigo me sugeriu usar o Grails por sua facilidade em criar as coisas. Mas, eu fico preocupado com esses frameworks que facilitam demais e depois quando o projeto estiver em produção possa acontecer algum problema relacionado ao framework, por problema interno dele ou por eu não ter configurado “corretamente”, e assim ter que ficar POGamando para solucionar as possíveis falhas. Ou até ter que rescrever muitas linhas de código para solucionar as mesmas…

Agradeço a todos pelos comentários,

Agora não olharei o NEXT, mas em um futuro próximo(next =P) prometo olhar para aprender mais…

Estou aguardando por mais comentários que possam me ajudar a escolher entre os dois.

Acredito que optarei pelo Vraptor.

Mais uma vez agradeço a todos…

de primeira eu ia para o Vraptor e outro tem o jboss seam tb.