Estou iniciando um projeto web, não tenho muito conhecimento sobre os frameworks e por isso recorro a experiência de que já os utiliza. Pelas minhas pesquisas:
JSF: Está em grande evolução no mundo
Struts 2: Não é a continuação do Struts 1
Webworks: É muito bom mas há pouca documentação.
Quero utilizar com hibernate. O que você me dizem?
bom todos que me conhecem sabem minha paixão/aversão ao JSF
sendo que muitos dos que eu conheço após acreditar nas promessas do JSF e usar durante um tempo acabam se “apaixonando” como eu pelo o JSF…
quanto ao Struts 2, digamos que ele não é bem a nova versão do Struts 1, pois a base/nucleo dele atualmente foi baseado no webwork…
ao meu ver e opinião pessoal prefiro e gosto muito mais do Struts 2, do que o JSF… mais facil, agradavel, expansivel, menos traumático…
mas mesmo não gostando do JSF tenho que reconhecer que graças ao emprego do AJAX nos novos componentes do JSF isso é um ponto favoravel do JSF, mas só isso também…
quanto ao hibernate independente do framework MVC web que escolha tem como utilizar ele em conjunto…
[]'s
G
Guilherme_MelloPJ
Certamente o Struts2 não é uma continuação do Struts1.x. Como já foi bastante discutido, o Webwork foi descontinuado e passou a ser chamado de Struts2. Todas as features que existiam no Webwork e que a comunidade de usuários Struts1.x gostariam de ter, agora são possíveis através dessa nova versão.
O Struts2 evoluiu bastante nos últimos tempos, eu acompanho a lista de dev e posso lhe assegurar que em 2008 muitas novidades vão surgir. incluindo um melhor suporte a REST, melhorias na utilização de Ajax, etc.
Hoje há muitos frameworks web bem interessantes que batem de frente com o Struts2, como por exemplo o VRaptor, que é um excelente framework que foi criado por brasileiros.
Eu recomendo a utilização do Struts2, tenho usado em diversos projetos de grande porte. Fiz inclusive muitas migrações de sistemas que utilização Struts1.x para Struts2.
B
bermarkPJ
Muito bem…
Acho que agora pude observar um momento de consenso.
Se o Struts 2 é o mais recomendado, tenho duas perguntas:
Como não confundí-lo com o Struts 1.x ?
Como iniciar o aprendizado juntamente com hibernate? Recomendam alguma bibliografia ou tutorial ?