Frameworks Desktop para facil migração para Web

2 respostas
M

Pessoal, seguinte:

Estou para iniciar a codificação de uma aplicação de tamanho médio (o MER prevê umas 100 tabelas), e a plataforma escolhida é Java.

Em princípio, será uma aplicação Desktop para ser utilizada em uma rede Local com aproximadamente 30 acessos simultâneos. Em um futuro bem próximo, terei que desenvolver algumas ferramentas Web de consulta para acesso pelo Site da empresa. Futuramente talvez migraremos 90% da aplicação para Web, restando apenas algumas funções específicas de integração com automação para terefas desktop.

Estou em dúvidas sobre o que usar. Arquitetura, Fremeworks, etc. Não tenho experiência com projetos Java, estudei Java Core, JSP e Servlets a uns oito anos e hoje fiz algumas aplicações com Swing/JDBC.

Uma coisa é certa: Swing e JDBC puros são inviáveis pela questão de produtividade muito baixa.

Então, definimos que vamos usar Hibernate para abstrair o acesso ao banco de dados.

Mas também preciso de componentes gráficos mais elaborados, facilidades para ligação destes com a persistência sem muito esforço de programação. Coisas de produtividade.

Me falaram de dois produtos diferentes: Genesis (que estou estudando) e OpenSwing.

Não sei se a proposta dos dois são realmente conflitantes. Gostaria se alguém soubesse me dizer onde entra cada um destes, que tipo de concorrência um faz ao outro e os prós e contra do uso de cada um…

Ademais, o que é mais viável:?

1-) Swing direto no Hibernate;

2-) Swing + Genesis + Hibernate;

3-) Swing + Genesis + JBoss + Hibernate;

Onde entraria o OpenSwing? E Spring? Onde entraria aí, se é que tem alguma função??

E futuramente, seria só tirar o Swing e colocar um Tomcat e taria tudo certo ? Reaproveitaria o código?

ahhhhhhhh… quanta coisa pra pensar…

2 Respostas

Anime

Oi MWAdriano,