Framework's - explicação

Pessoal, gostaria de algumas difinições de vc’s, tanto do que É como p/ que SERVE e como posso INSTALAR.

    • Ant
    • XDoclet - Pelo que vi gera códigos.
    • Maven

Tenho instalado em minha máquina o jsdk e o pacote j2ee

como instalo estes framework’s? Há como integrar no JBuilder 9 ?

sei q tem um artigo sobre Ant na edição 2, acho da Javamagazine + eu nao tenho ela.

Um abraço a todos, sei q eh coisa simples, + eh isso ai

novamente, um abraço

Ricardo

oi,

vamos por partes:

a definicao de framework eh generica mas eh clara: “ferramenta para reutilizacao de projetos”. Em suma um framework eh uma solucao para todo um dominio de problemas, como por exemplo o hibernate e o struts.
Um fw basicamente encapsula uma logica generica complexa de um dominio de problemas e delega a solucao especifica para o usuario.

  • O Ant eh uma ferramenta para automacao do ciclo de desenvolvimento
  • XDoclet eh uma ferramenta para geracao de codigo integrada ao ANt

Para o usuario final estas ferramentas nao sao frameworks. Sao um gerador de codigo baseado em atributos e uma ferramenta de build

Para instalar o Ant, basta descompacta-lo em um diretorio… setar a variavel de ambiente ANT_HOME para este diretorio e incluir o diretorio $ANT_HOMEin na variavel PATH. O XDoclet basta descompacta-lo em um diretorio. na propria documentacao dele ha uma explicacao de como integra-lo com o Ant (basta apontar o diretorio)

A IDE mais fortemente integrada ao ANt creio q seja o eclipse.

O Maven eh uma ferramenta para gerenciamento de projetos, infelizmente nao tenho conhecimento a fundo sobre ela.

certu…

  • não to entendendo isso

[list]

  • O Ant eh uma ferramenta para automacao do ciclo de desenvolvimento[/list]

em q ele pode me ser útil, pq posso querer ele, em q posso usa-lo?

O XDoclet pelo q ví parece muito bom, a geração de códigos EJB parece atrativo.

Eh um utilitario “a la” make, para automatizar tarefas.

Exemplo: ao termino do desenvolvimento voce gera um JAR e joga em um determinado diretorio para fazer deploy, certo? Entao, voce pode criar uma tarefa no Ant para fazer isso. Entao ao inves de fazer tudo manualmente, voce rodaria:

ant deploy

Usei o nome “deploy” como exemplo (eh o nome da tarefa que voce atribui).

Eh isso. Tem varios usos: compilar, fazer debug, deploy, rodar testes, gerar relatorios, etc…

Quando utilizar? Se em determinado momento voce pensar “puxa, que tarefa repetitiva e tosca… bem que poderia ter uma maneira de automatizar isso” - entao lembre-se do Ant. :smiley:

Marcio Kuchma

[quote]Eh isso. Tem varios usos: compilar, fazer debug, deploy, rodar testes, gerar relatorios, etc…
[/quote]

Ele já “é” uma ferramenta de testes tb ou necessita de outro utilitário como o JNunit p.ex.

Os relatórios q vc menciona são relatórios do código, documentação em sim, ou relatórios mesmo, tipo relatórios de listagens… geração de relatórios p/ aplicação?

um abraço.

[quote=“rfpsatin”]Ele já “é” uma ferramenta de testes tb ou necessita de outro utilitário como o JNunit p.ex.

Os relatórios q vc menciona são relatórios do código, documentação em sim, ou relatórios mesmo, tipo relatórios de listagens… geração de relatórios p/ aplicação?[/quote]

Nao, o Ant eh soh a ferramenta de automatizacao de tarefas - podemos encarar o Ant como um motor. Entao, criamos um arquivo (build.xml) onde estao as instrucoes de cada tarefa.

Para testes p.ex., existem maneiras de integrar o JUnit com ele. Ao inves de rodar os testes manualmente e tal, voce executa um (digamos)

ant teste_all

e ele roda os testes e gera os relatorios de erros e tal. A ideia eh essa: automatizar. Voce o “ensina” colocando as instrucoes de cada tarefa no build.xml e depois chama “ant tarefa” - ele segue as instrucoes e executa a tarefa para voce.

Marcio Kuchma

Certo, as coisas ficaram + claras agora.

abraço.

rfpsatin,leia aqui uma boa definição de framework(em port):
http://www.dsc.ufpb.br/~jacques/cursos/map/html/frame/oque.htm

[quote=“Ironlynx”]rfpsatin,leia aqui uma boa definição de framework(em port):
http://www.dsc.ufpb.br/~jacques/cursos/map/html/frame/oque.htm[/quote]
Salve jovem, a dúvida não é qto ao conceito de Framework e sim qto ao eram aqueles e benefícios da utilização.

abraço