Frameworks javascript

8 respostas
Diabo_Loiro

Encontro bastante gente que é apegado a diferentes frameworks… porém gostaria de saber quais as principais diferenças entre os principais pelo menos.

Jquery,moltools,sciptalus,prototype e ext js

Se puderem comentar sobre o assunto por exemplo a finalidade especifica que eles atacam melhor.

8 Respostas

lucasmurata

Hoje são mutios frameworks Javascript, é uma linguagem maravilhosa que está crescendo muito.

Eu particularmente vejo assim:

jQuery: Ideal para manipulação de DOM e requisição de Ajax, é rápido, dinâmico e leve. jQuery para criação de UI ainda não está no nivel legal ainda, embora seja interessante. Tem uma comunidade muito grande, muitos plugins. Acho que ele prevalece no mundo web.

EXtJS: Para construção de GUI é imbatível. É muito rico. Tem muitos componentes. Mas acho que peca um pouco na manipulação de DOM. Voce pode usa-lo juntamente com jQuery. Lembrando que ele é pago. “Fake-Opensource”

YUI: Ótima opção para construção de GUI Rica, assim como EXTJs. Ele é interessante pois voce pode cirar telas apartir de um markup ja existente.

Mustache.js: Ideal para fazer Template Engine com JS

Node.js: Javascript no Server-Side. Roda na VM v8.

Penso que seja uma linguagem que realmente vale a pena aprender, juntamente com seus frameworks. Penso que o ideal é aprender profundamente, nao ficar somente nos exemplos da web. Aprender JS OOP, Closures, etc.

Diabo_Loiro

sim to pegando a linguagem mais qual a vantagem de usar Node.js no server?

no cliente são evidentes as vantagens agora no server pra que? acho que seria util para alguém que so saber javascript e nao um java ou php certo?

para construir GUI pesadas como um jogo… qual seria mais indicado… ouvi falar que moltools é bom nessa parte.

tem alguma opinião?

lucasmurata

Diabo Loiro:
sim to pegando a linguagem mais qual a vantagem de usar Node.js no server?

no cliente são evidentes as vantagens agora no server pra que? acho que seria util para alguém que so saber javascript e nao um java ou php certo?

para construir GUI pesadas como um jogo… qual seria mais indicado… ouvi falar que moltools é bom nessa parte.

tem alguma opinião?

Diabo Loiro,

uma das vantagens do JS no server, além de utilizar uma linguagem script, está na sua performance. Ela roda na VM (v8) http://code.google.com/p/v8/
Ela chega a ser mais rápido que outras linguagens de Script na web como php, ruby e python.

O node.js consegue lidar muito bem em situação de alta concorrencia, além de facilicar a comunicação Server X Client, atraves de JSON.

Para GUI, o ExtJS, no entanto, é pago e eu acho meio pesado (gera uns codigos malucos). YUI é maravilhoso tb.

Nos sistemas aqui, eu escolhe HTML+CSS+jQuery para GUI. Dá mais trabalho, mas fica leve e voce tem total controle.

Diabo_Loiro

Então disse com relação a usar node.js no lugar de um servidor de aplicação java.

alguma vantage? sendo que essas questões de concorrencia,transação, bal bla bla são resolvidas pelos containers normalmente?

e tem com relação a performace por exemplo um servidor para jogos, que podemos usar “apache mina”… que é especifico para performace etc…

qual seria a vantagem de usar node.js para alguém que ja é familiarizado com jee em geral?

R

Ola sou novo no forum nao sei aonde devo postar pra procurar um programador freelancer de java pra web qro um sistema simples basico e barato, quem se interessa???
Entre em contato pra maiores detalhes
[E-MAIL REMOVIDO PELA MODERAÇÃO]

Obrigado!!!

lucasmurata

Diabo Loiro:
Então disse com relação a usar node.js no lugar de um servidor de aplicação java.

alguma vantage? sendo que essas questões de concorrencia,transação, bal bla bla são resolvidas pelos containers normalmente?

e tem com relação a performace por exemplo um servidor para jogos, que podemos usar “apache mina”… que é especifico para performace etc…

qual seria a vantagem de usar node.js para alguém que ja é familiarizado com jee em geral?

Com certeza vai do Sistema. Difícil comprar Plataforma JEE (que é uma potencia) com Node.js.

No entanto, em algumas aplicações Web, o Node pode sim substituir Java.

No blog do Amix (http://amix.dk/blog/post/19577#Is-node-js-best-for-Comet) tem um exemplo onde ele fez uma aplicação em Python, C, Java e Node.js para receber milhares de requisições (sei que é abstrato dizer isso). O consumo de memoria e processador com Node, foi quase 10 vezes inferior a Java.

Mas teve suas desvantagens depoisd e 8 mes de uso, que os Container Java resolveria (GC, Concorrencia, etc)

Vale a pena estudar Node? Vale. Vale usar ele? Sim. Mas nem sempre. Vai da situação. Assim como, por exemplo, embora seja muito bom, nem sempre se pode usar o CouchDB (só um exemplo)

Quanto à sua questão de mooltools, prototype e jquery, ficaria com jQuery: http://mootools.net/slickspeed/

Aqui na minha máquina, jQuery ganhou mesmo com versão antiga (a nova é muito rápido!)

ViniGodoy

rfasantos, por favor, não pegue carona em tópicos e nem ressuscite tópicos muito antigos para algo que não tem nada a ver com o assunto original.

Poste seu pedido no fórum de assuntos gerais:
http://www.guj.com.br/forums/show/2.java

Basta clicar em “Novo tópico”.

Diabo_Loiro

vlw muito interessante o link.

Criado 22 de julho de 2011
Ultima resposta 22 de jul. de 2011
Respostas 8
Participantes 4