Frameworks JS, quais os melhores?

11 respostas
F

Oi gente, estou procurando um framework javascript que eu possa trabalhar utilizando Java ou PHP,
ja ouvi falar do ExtJS, mas pelo que vi ele é pago, ai fica dificil, alguem conhece algum que seja gratuito e bom?

11 Respostas

M

Ext JS pode ser usado para Open Source de maneira gratuita. Você só precisa pagar se quiser fazer uma aplicação onde você não disponibilizará o código.

quebrado

Jquery o melhor!!! :smiley:

gilmaslima

ExtJs -> os componentes são muito bons, mas não acho muito produtivo.

Já o JQuery se você conhecer um pouco de CSS dá pra deixar ele com uma cara legal é mais produtivo(javascript mais limpo e amigavel) que o ExtJs.

F

Jquery eu ja conheço e uso um pouco em meus projetos, porem eu meu projeto java eu uso Richfaces e acho muito bom(por causa dos componentes que ele ja tem imbutido), porem pra trabalhar em PHP nao conheço nenhum framework e por isso eu estou procurando um framework JS que ja tenha alguns componentes prontos

Achei interessante o tal de Jquery UI, alguem conhece algum outro tipo ele?

Mas no meu caso eu pretendo utiliza-lo(o ExtJS) em um projeto interno na empresa onde trabalho, e caso eu goste gostaria de futuramente aproveita-lo em um projeto pessoal, mas não quero correr o risco de futuramente criar uma aplicação comercial e ter que pagar pelo ExtJS, pois certamente deve haver outros frameworks que sejam gratuitos, alguém conhece?

L

Eu gosto muito do dojo toolkit http://dojotoolkit.org/. De uma olhada nele e no JQuery

ruivo

Quer dizer que você pode querer ganhar dinheiro desenvolvendo software, mas os outros não podem?

Uso e ExtJS e não conheço nenhum framework JS com foco em componentes que bata ele. Então, se vc quiser algo avançado em termos de JS, vale bastante a pena investir e comprar um licença. A versão 4, principalmente, está excelente, com seu modelo MVC. Sugiro que vc pense bem antes de descartar ele só pelo quesito preço.

@gilmaslima

Eu demorei um pouco pra entender como funcionava o ExtJS, mas hoje acho ele tão produtivo quanto jQuery. Então, essa de ser mais produtivo é meio subjetivo.

Felagund

eu curti o Backbone.js com JQuery :wink:

fabiofalci

Há também o YUI, http://developer.yahoo.com/yui/

marcos1EM

Quer dizer que você pode querer ganhar dinheiro desenvolvendo software, mas os outros não podem?

Uso e ExtJS e não conheço nenhum framework JS com foco em componentes que bata ele. Então, se vc quiser algo avançado em termos de JS, vale bastante a pena investir e comprar um licença. A versão 4, principalmente, está excelente, com seu modelo MVC. Sugiro que vc pense bem antes de descartar ele só pelo quesito preço.

@gilmaslima

Eu demorei um pouco pra entender como funcionava o ExtJS, mas hoje acho ele tão produtivo quanto jQuery. Então, essa de ser mais produtivo é meio subjetivo.

Digo o mesmo.

venomtotal

fabiobh:
Oi gente, estou procurando um framework javascript que eu possa trabalhar utilizando Java ou PHP,
ja ouvi falar do ExtJS, mas pelo que vi ele é pago, ai fica dificil, alguem conhece algum que seja gratuito e bom?

Quanto a licença, o Jquery possui duas, uma opensource a a MIT, que se não me engano você pode usar em qualquer tipo de projeto, desde que deixe um “texto de aviso” no soft.
Detalhes: http://jquery.org/license/

Estou começando a usar o jquery e estou gostando, para minha necessidade, que é o básico(“pegar” elementos html e dá get e set em seus valores, atributos, eventos e etc) ela atende mais que perfeitamente.

Fora que quem precisar de algo a mais que o básico, existe plugins para você não ter que reinventar a roda(eu mesmo estou atrás de um agora).

Quanto as outras bibliotecas, como não as conheço a fundo, nao posso fazer comparativo, o pouquíssimo que sei é que se vc precisa do básico use jquery, se você precisará de coisas muito avançadas em javascript use as outras. Não é que as outras não façam a mesma coisa que o jquery, é por que elas nãos se limitam a apenas isso.

Luiz_Aguiar

EU acho o JQuery (e UI) e ExtJS os mais completos.

[]s

Criado 15 de junho de 2011
Ultima resposta 15 de jun. de 2011
Respostas 11
Participantes 11