Oi gente, estou procurando um framework javascript que eu possa trabalhar utilizando Java ou PHP,
ja ouvi falar do ExtJS, mas pelo que vi ele é pago, ai fica dificil, alguem conhece algum que seja gratuito e bom?
Frameworks JS, quais os melhores?
11 Respostas
Ext JS pode ser usado para Open Source de maneira gratuita. Você só precisa pagar se quiser fazer uma aplicação onde você não disponibilizará o código.
Jquery o melhor!!! 
ExtJs -> os componentes são muito bons, mas não acho muito produtivo.
Já o JQuery se você conhecer um pouco de CSS dá pra deixar ele com uma cara legal é mais produtivo(javascript mais limpo e amigavel) que o ExtJs.
Jquery eu ja conheço e uso um pouco em meus projetos, porem eu meu projeto java eu uso Richfaces e acho muito bom(por causa dos componentes que ele ja tem imbutido), porem pra trabalhar em PHP nao conheço nenhum framework e por isso eu estou procurando um framework JS que ja tenha alguns componentes prontos
Achei interessante o tal de Jquery UI, alguem conhece algum outro tipo ele?
Mas no meu caso eu pretendo utiliza-lo(o ExtJS) em um projeto interno na empresa onde trabalho, e caso eu goste gostaria de futuramente aproveita-lo em um projeto pessoal, mas não quero correr o risco de futuramente criar uma aplicação comercial e ter que pagar pelo ExtJS, pois certamente deve haver outros frameworks que sejam gratuitos, alguém conhece?
Eu gosto muito do dojo toolkit http://dojotoolkit.org/. De uma olhada nele e no JQuery
Quer dizer que você pode querer ganhar dinheiro desenvolvendo software, mas os outros não podem?
Uso e ExtJS e não conheço nenhum framework JS com foco em componentes que bata ele. Então, se vc quiser algo avançado em termos de JS, vale bastante a pena investir e comprar um licença. A versão 4, principalmente, está excelente, com seu modelo MVC. Sugiro que vc pense bem antes de descartar ele só pelo quesito preço.
Eu demorei um pouco pra entender como funcionava o ExtJS, mas hoje acho ele tão produtivo quanto jQuery. Então, essa de ser mais produtivo é meio subjetivo.
eu curti o Backbone.js com JQuery 
Há também o YUI, http://developer.yahoo.com/yui/
Quer dizer que você pode querer ganhar dinheiro desenvolvendo software, mas os outros não podem?
Uso e ExtJS e não conheço nenhum framework JS com foco em componentes que bata ele. Então, se vc quiser algo avançado em termos de JS, vale bastante a pena investir e comprar um licença. A versão 4, principalmente, está excelente, com seu modelo MVC. Sugiro que vc pense bem antes de descartar ele só pelo quesito preço.
Eu demorei um pouco pra entender como funcionava o ExtJS, mas hoje acho ele tão produtivo quanto jQuery. Então, essa de ser mais produtivo é meio subjetivo.
Digo o mesmo.
Oi gente, estou procurando um framework javascript que eu possa trabalhar utilizando Java ou PHP,
ja ouvi falar do ExtJS, mas pelo que vi ele é pago, ai fica dificil, alguem conhece algum que seja gratuito e bom?
Quanto a licença, o Jquery possui duas, uma opensource a a MIT, que se não me engano você pode usar em qualquer tipo de projeto, desde que deixe um “texto de aviso” no soft.
Detalhes: http://jquery.org/license/
Estou começando a usar o jquery e estou gostando, para minha necessidade, que é o básico(“pegar” elementos html e dá get e set em seus valores, atributos, eventos e etc) ela atende mais que perfeitamente.
Fora que quem precisar de algo a mais que o básico, existe plugins para você não ter que reinventar a roda(eu mesmo estou atrás de um agora).
Quanto as outras bibliotecas, como não as conheço a fundo, nao posso fazer comparativo, o pouquíssimo que sei é que se vc precisa do básico use jquery, se você precisará de coisas muito avançadas em javascript use as outras. Não é que as outras não façam a mesma coisa que o jquery, é por que elas nãos se limitam a apenas isso.
EU acho o JQuery (e UI) e ExtJS os mais completos.
[]s