Frameworks mais utilizados

Ola pessoas,

Vejo que muitas consultorias pedem tudo qto eh framework…
Para a galera que já trabalha com Java ha algum tempo, quais seriam os principais para aprender primeiro?
Sei q alguns devem ser indispensaveis, mas geralmente, quais sao os mais requisitados pelas empresas ?

• JUnit
  • Maven
  • Spring
  • Apache Ant
  • Hibernate
  • JSON
  • Struts 2.x

Obrigado!

Nesse pouco tempo que eu comecei a programar,já vi que dois indispensaveis são o spring para camada de controle e hibernate para persistencia ao banco …
também estou curioso para saber outros inportantes :smiley:

[quote=renatumb]- JUnit

• Maven
  • Spring
  • Apache Ant
  • Hibernate
  • JSON
  • Struts 2.x

Obrigado![/quote]

Apesar destes citados não serem necessariamente frameworks. Se aprender todas estas “tecnologias” de início está ótimo. Só faltou o JSF que é muito requisitado também.

[quote=Slow17]Nesse pouco tempo que eu comecei a programar,já vi que dois indispensaveis são o spring para camada de controle e hibernate para persistencia ao banco …
também estou curioso para saber outros inportantes :D[/quote]
Vamos com calma.
Todos os frameworks e utilitários que podem automatizar seu trabalho são dispensáveis, afinal, eles nasceram depois do java.
Algumas pessoas criam dependência deste ou daqueles, por que só conhecem estes ou por que não querem aprender algo novo ou por que se sentem confortáveis apenas com eles ou por que são obrigados a usá-los.
Qualquer framework web pode ser plenamente substituído por servlet e jsp, qualquer framework ORM pode ser substituído por JDBC e assim por diante. Fica mais complexo? Sim, mas eles não são indispensáveis.

[quote=drsmachado][quote=Slow17]Nesse pouco tempo que eu comecei a programar,já vi que dois indispensaveis são o spring para camada de controle e hibernate para persistencia ao banco …
Vamos com calma.
Todos os frameworks e utilitários que podem automatizar seu trabalho são dispensáveis, afinal, eles nasceram depois do java.
Algumas pessoas criam dependência deste ou daqueles, por que só conhecem estes ou por que não querem aprender algo novo ou por que se sentem confortáveis apenas com eles ou por que são obrigados a usá-los.
Qualquer framework web pode ser plenamente substituído por servlet e jsp, qualquer framework ORM pode ser substituído por JDBC e assim por diante. Fica mais complexo? Sim, mas eles não são indispensáveis.[/quote]

O ideal é termos uma visão geral dos frameworks, nos aprofundarmos naqueles que mais nos convém e saber usar outros frameworks ou ferramentas quando a situação for oportuna.

[quote=rafadelnero][quote=drsmachado][quote=Slow17]Nesse pouco tempo que eu comecei a programar,já vi que dois indispensaveis são o spring para camada de controle e hibernate para persistencia ao banco …
Vamos com calma.
Qualquer framework web pode ser plenamente substituído por servlet e jsp, qualquer framework ORM pode ser substituído por JDBC e assim por diante. Fica mais complexo? Sim, mas eles não são indispensáveis.[/quote]

O ideal é termos uma visão geral dos frameworks, nos aprofundarmos naqueles que mais nos convém e saber usar outros frameworks ou ferramentas quando a situação for oportuna.[/quote]
De fato, mas saber usar apenas o que a linguagem fornece é fundamental. Isso permite entender o que este ou aquele framework faz e evitar surpresas desagradáveis.

[quote=renatumb]Ola pessoas,
Vejo que muitas consultorias pedem tudo qto eh framework… [/quote]
Fuja de consultorias/fábricas. Procure ir para empresa onde a atividade fim não seja TI, trabalhando diretamente com o Negócio. Desse jeito geralmente os sistemas atuais usam um mesmo conjunto de tecnologia, não na empresa toda, mas pelo menos no setor ou equipe que for trabalhar.

Você já desenvolve web? Senão antes de tudo, caia dentro em HTML, javascript, jquery, HTTP, servlet/JSP, conceitos de MVC. Depois disso estará com mente mais formatada para considerar frameworks. Minha sugestão básica de frameworks é Spring MVC e Hibernate.