Frameworks para construção de agentes móveis

Bom, estava pesquisando alguns frameworks para construção de agentes móveis e acabei encontrando algumas opções:
:arrow: JADE (http://sharon.cselt.it/projects/jade/description-technical.htm);
:arrow: JAF (http://dis.cs.umass.edu/research/jaf/);
:arrow: ABLE (http://www.alphaworks.ibm.com/tech/able);

Alguém já usou algum destes (ou todos eles)? Quais os prós e contras de cada um deles?

Também tem o JATLitle tb.

Eu já usei o JATLite e JADE. Mas trabalhei msm, no desenvolvimento de minha pesquisa científica, com o JADE. Eu o escolhei pois o considero mais simples e por achar a sua documentação bem detalhada e rica em examplos, o que ajuda muito para quem está iniciado. Acho o padrão de desenvolvimento de agentes com JADE mais simples e flexível.

Charles

e as aglets da ibm?

Uhhh, bem lembrado.

As aglets é um pouco diferente do JADE e JATLite pois ñ seguia a maioria dos padrões da FIPA, mas ela tem um potencial bem grande e interessante. A última vez q tinha consultado o site da IBM me parece q eles tinham encostado o projeto. Este foi um dos motivos q investi meu tempo no JADE.

Eu li uma vez que tavam criando um padrão de Web Services para agentes moveis, alguem sabe algo a respeito?

Gostaria desaber se agentes móveis e agentes inteligentes, sao a mesma coisa ou nao, se nao qual a diferença.

bom, a grosso modo
agentes inteligentes fazem algo q envolva técnicas IA, e os móveis são aqueles q pode ser “locomover” de um host para outro. os móvies pode ou ñ ter inteligência, fazer algo q envolva técnicas IA, etc.

como dito, isso a grosso modo!!!

t++
Charles

Voce já implementou agentes móveis usando o JADE?

eu só fiz alguns testes usando aglets, mas como nunca realmente precisei de agentes móveis acabei não entrando muito a fundo no assunto :frowning:

tem um tempo q ñ mexo com nenhum tipo de agente, qdo trabalhei com ele ñ fiz nada com relação aos móveis. pela documentação do JADE parece q ñ é muito difícil.

Na faculdade tive um semestre usando o JADE. Gostei, e pareceu bem simples de se usar.

Se comparado aos outros frameworks o JADE é mamão com açucar msm!!!

Trabalhei com ele e o JESS na Facu mas infelizmente parece q foi um conhecimento adquirido q ñ poderei usar em lugar algum pois vc ñ vê nada sério comercialmente por ai…

E olha q as possibilidades de utilização são grandes e em diversas áres mas as empresas e o governo ainda ñ viram o potencial!!!

[quote=Charles]Se comparado aos outros frameworks o JADE é mamão com açucar msm!!!

Trabalhei com ele e o JESS na Facu mas infelizmente parece q foi um conhecimento adquirido q ñ poderei usar em lugar algum pois vc ñ vê nada sério comercialmente por ai…

E olha q as possibilidades de utilização são grandes e em diversas áres mas as empresas e o governo ainda ñ viram o potencial!!![/quote]
pq tu não tenta mostrar o potencial na empresa que tu estiver trabalhando?

eu realmente não tenho condições de fazer isto em lugar nenhum, té por falta de conhecimento :smiley:

o grande problema q atualmente ñ estou trabalhando na área de TI. se conseguir uma recolocação profissional lhe prometo q na primeira oportunidade de utilização vou tentar aplicar!

hehehehehehehe

Estou com uma dificuldade de imprimir uma mensagem do meu agente, em uma pagina jsp, pois o metodo é (protected void setup()), e pra mim retornar uma mensagem disso, eu tenho que descaracterizar a funcao setup do agente implementado em jade, entao eu nao sei como imprimir na tela as mensagem do agente.

Se alguem entendeu o que eu quis dizer, me ajude.

Não entedi!

Seu agente, q faz algo, é q tipo de agente, em q ambiente ele “vive”? O q vc quer imprimir?

Vc já tentou criar um agente responsável pela impressão ou controle das mensagem; ou simplesmente delegar a função de impressão para uma classe utilitária?

T++
Charles