Frameworks para desenvolvimento Web Java(JSF) e PHP(CakePHP)

3 respostas
Jacomete

Bom dia.

Estou desenvolvendo um trabalho onde preciso comparar dois frameworks para desenvolvimento web em linguagens diferentes que utilizam MVC. Como já trabalhei com PHP usando CakePHP que é baseado em MVC estou pensando em comparar ele com o JSF que estou usando no momento, e gostando muito heeheheh.

A idéia não eh comparar código e sim recursos, mercado de trabalho, comunidade ativa, documentação e etc…

Queria receber opiniões do que seria interessante comparar entre eles.

abraços…

3 Respostas

Jacomete

alguem?

fabiozoroastro

Jacomete,

Bacana seu trabalho. Você verá que além da diferença de recursos(a mais e a menos), o CakePHP é baseado em ações no estilo RESTFull e o JSF é baseado em componentes no estilo Desktop.
Eu particularmente acho o CakePHP mais produtivo que o JSF. Mas também acho o JSF mais robusto no sentido de segurança de tramitação de informações entre cliente/servidor.

Outro detalhe interessante é que o CakePHP já utiliza o padrão ActiveRecords para a persistência de dados e além disso, com ele, é facílimo você criar suas “entidades de mapeamento”.
Já o JSF não lhe proporciona isso. Nesse caso você deverá definir seu próprio padrão de acesso a dados - Utilizando JPA provavelmente.

O JSF é a especificação da Oracle e possui várias implementações para tornar sua aplicação mais personalizada (RichFaces, MyFaces, IceFaces, etc).
O CakePHP não possui essa gama de bibliotecas. Você usa os componentes dele, alguns códigos prontos na internet e/ou seus e pronto.

JSF possui uma especificação bem estensa.
CakePHP possui uma especificação bem mais simples(E muito boa).

Espero ter contribuído. Abraços.

Jacomete

valeu fabiozoroastro

obrigado pela ajuda, estou juntando bastante informações para começar a fazer as comparações.

obrigado por responder

abraços

Criado 28 de outubro de 2011
Ultima resposta 1 de nov. de 2011
Respostas 3
Participantes 2