Bom dia.
Estou desenvolvendo um trabalho onde preciso comparar dois frameworks para desenvolvimento web em linguagens diferentes que utilizam MVC. Como já trabalhei com PHP usando CakePHP que é baseado em MVC estou pensando em comparar ele com o JSF que estou usando no momento, e gostando muito heeheheh.
A idéia não eh comparar código e sim recursos, mercado de trabalho, comunidade ativa, documentação e etc…
Queria receber opiniões do que seria interessante comparar entre eles.
abraços…
Jacomete,
Bacana seu trabalho. Você verá que além da diferença de recursos(a mais e a menos), o CakePHP é baseado em ações no estilo RESTFull e o JSF é baseado em componentes no estilo Desktop.
Eu particularmente acho o CakePHP mais produtivo que o JSF. Mas também acho o JSF mais robusto no sentido de segurança de tramitação de informações entre cliente/servidor.
Outro detalhe interessante é que o CakePHP já utiliza o padrão ActiveRecords para a persistência de dados e além disso, com ele, é facílimo você criar suas “entidades de mapeamento”.
Já o JSF não lhe proporciona isso. Nesse caso você deverá definir seu próprio padrão de acesso a dados - Utilizando JPA provavelmente.
O JSF é a especificação da Oracle e possui várias implementações para tornar sua aplicação mais personalizada (RichFaces, MyFaces, IceFaces, etc).
O CakePHP não possui essa gama de bibliotecas. Você usa os componentes dele, alguns códigos prontos na internet e/ou seus e pronto.
JSF possui uma especificação bem estensa.
CakePHP possui uma especificação bem mais simples(E muito boa).
Espero ter contribuído. Abraços.
valeu fabiozoroastro
obrigado pela ajuda, estou juntando bastante informações para começar a fazer as comparações.
obrigado por responder
abraços