Frameworks para JSF2

Galera estava olhando umas arquiteturas e notei que tem muita gente que está utilizando myfaces com ajax4jsf, porém notei que eles dizem que seria pelo fato de usar o ajax sem a necessidade de javascript e pq tbm incorporam as requisições individualmente no managedbean, minha pergunta é o primefaces faz tudo isso sozinho e ainda não precisa de configuração nenhuma, vcs concordam comigo ou estou enganado? Pois trabalho com primefaces a muito tempo e não vejo a necessidade de utilizar o ajax4jsf

JSF 2 já vem com ajax nativo. O primefaces usa o ajax do JSF por debaixo dos panos.

Qual a versão do myfaces que você está utilizando para ter a necessidade do ajax4jsf? E qual versão do jsf que esse myfaces implementa?

Como falei estou analizando umas arquiteturas e não estou implementando nada com myfaces no momento somente com primefaces, minha dúvida era somente nas necessidades do uso do ajax4jsf mesmo, não consigo te dizer a versão do myfaces agora mais o jsf é o 2, mais blz sua resposta foi a mesma que eu me fiz quando observei o projeto, era somente uma curiosidade mesmo.