Frameworks para usar em aplicações Desktop

7 respostas
T

Bom é meio noob eu vim perguntar aqui, já que tem MUITA COISA sobre frameworks na internet, mas eu nunca entendi muito bem, até agora eu programo no braço, criar todas as telas de cadastro, listagem, criar uma classe DAO pra cada objeto, colocar todas as sqls lá, pra cara consulta, cada insert uma função, usar isso até uns anos atras era normal eu acho, mas agora estou tentando ganhar mais tempo e vi que tem MUITOS frameworks, para ajudar vi um pouco sobre hibernate, Jboss, essas coisas, mas nada ficou muito claro ainda.

Certa vez me meti em programar em Delphi e vi q ele tem umas funções legais, tipo voce conecta com o banco de cados, e pede pra ele gerar uma tela de cadastro com base naqueles campos e ele gera uma padrão, depois se você quiser editar dá, mas ja vem tudo configurado, MUITO mas MUITO UTIL, e faz com que o tempo de criação de sistema fique MUITO menor.

entao gostaria q alguém fosse um pouco compreensível pq muitos vao postar SFW, algo assim, mas é q é tudo muito abstrato, muita informação pra ler e a gnt acaba se perdendo.

RESUMO: Gostaria que alguém me apontasse uma framework que me auxiliaria na criação das telas, persistência, e DAO.
MUITISSIMO GRATO a todos.

7 Respostas

A

Um pouco por falta de tempo e também por cabeça dura até hoje não investi no aprendizado de nenhum framework de persistência, e recentemente li umas coisas sobre problemas de desempenho das aplicações, consumo excessivo de recursos que rola por trás disso e meio que desanimei. Embora seja padrão do mercado usar essas coisas, tenho investido numa outra abordagem… geração automatizada de código. Tenho lá a tabela no banco de dados e por jdbc eu leio a estrutura dela e crio minhas classes VO e DAO. Ainda não tenho algo 100%, mas já me quebra um galhão pra escrever essas operações de CRUD. E mais pra frente se eu quisesse aplicar isso com web acho que funcionaria…

Fexx

thaffa:
Bom é meio noob eu vim perguntar aqui, já que tem MUITA COISA sobre frameworks na internet, mas eu nunca entendi muito bem, até agora eu programo no braço, criar todas as telas de cadastro, listagem, criar uma classe DAO pra cada objeto, colocar todas as sqls lá, pra cara consulta, cada insert uma função, usar isso até uns anos atras era normal eu acho, mas agora estou tentando ganhar mais tempo e vi que tem MUITOS frameworks, para ajudar vi um pouco sobre hibernate, Jboss, essas coisas, mas nada ficou muito claro ainda.

Certa vez me meti em programar em Delphi e vi q ele tem umas funções legais, tipo voce conecta com o banco de cados, e pede pra ele gerar uma tela de cadastro com base naqueles campos e ele gera uma padrão, depois se você quiser editar dá, mas ja vem tudo configurado, MUITO mas MUITO UTIL, e faz com que o tempo de criação de sistema fique MUITO menor.

entao gostaria q alguém fosse um pouco compreensível pq muitos vao postar SFW, algo assim, mas é q é tudo muito abstrato, muita informação pra ler e a gnt acaba se perdendo.

RESUMO: Gostaria que alguém me apontasse uma framework que me auxiliaria na criação das telas, persistência, e DAO.
MUITISSIMO GRATO a todos.

Se eu não me engano com o NetBeans vc consegue gerar uma telinha com os dados do banco parecido com o do delphi, pesquise sobre isso, ou se quiser depois vejo isso pra vc, pois não uso Netbeans e sim eclipse.

Abraços.

Fica com DEUS.

T

hum… como voce faz pra criar essas clases com o jdbc?
eu uso o netbeans e conecto o banco via jdbc no meu banco
mas nao sei como usar os recursos …

Fexx:

Se eu não me engano com o NetBeans vc consegue gerar uma telinha com os dados do banco parecido com o do delphi, pesquise sobre isso, ou se quiser depois vejo isso pra vc, pois não uso Netbeans e sim eclipse.

Abraços.

Fica com DEUS.

Seu souber pelo menos como uso ja esta otimo, eu conecto o banco como falei acima, ao banco via jdbc
agora queria pegar esse banco e gerar os campos numa Jframe, ia facilitar muito, o delphi ele ainda cria
4 botoes, salvar, editar, deletar, sair. e ele ja gera os codigos todos, nossa é formidável.
mas nao gosto do delphi, prefiro o java.

d34d_d3v1l

pra gerar código, (q nada mais é do q um arquivo)…

utilizem o velocity do apache…

eu fiz no braço com StrnigBuilder e dps criando um arquivo
com OutputStream…

abraz

A

hum… como voce faz pra criar essas clases com o jdbc?
eu uso o netbeans e conecto o banco via jdbc no meu banco
mas nao sei como usar os recursos …

Tô fazendo na unha, usando DatabaseMetadata

Dá uma olhada na página do netbeans tem uns tutoriais que ensinam a fazer isso que a galera tá dizendo, mas na boa… acho que isso serve pra aplicativos pequenos… coisa de maior porte eu acho que fica “pouco profissional”

T

ADEMILTON:

Tô fazendo na unha, usando DatabaseMetadata

Dá uma olhada na página do netbeans tem uns tutoriais que ensinam a fazer isso que a galera tá dizendo, mas na boa… acho que isso serve pra aplicativos pequenos… coisa de maior porte eu acho que fica “pouco profissional”

ba cara to com um codigo fonte aki q to construindo um projeto de gerenciamento de ordens de serviço pra uma amigo meu
tem brincando 2k de linhas, logico q tem linhas q é copy/paste muda, recursos da ide, mas só tem cadastro/edicao/busca de produtos e clientes, mas acho MUITA coisa pra ficar fazendo na unha, tava vendo uns videos de hibernate, a transação
é so da um save.(objeto) e deu. nao é como eu queria e tudo mais, mas ja é altos tempo ganho.

A

O importante é ser feliz e fazer os outros felizes… Há pouco tempo vi um aplicativo montado no netbeans usando justamente esses recursos facilitadores e o desempenho era apenas uma lástima… demorava uma data só pra abrir uma telinha de cadastro mesmo.

Mas bora lá, boa sorte aí!!

Criado 10 de maio de 2012
Ultima resposta 11 de mai. de 2012
Respostas 7
Participantes 4